Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Solange Aparecida da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91134
Resumo: Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_bff85565e4bd07cf3d3e3a9b5b22de6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91134
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRosa, Solange Aparecida daSerrão, Maria Isabel Batista2012-10-23T19:04:06Z2012-10-23T19:04:06Z20082008259884http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91134Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoNeste final de século XX e início do século XXI, a ciência moderna e o conhecimento por ela produzido passaram a ser alvo de intensas críticas, movimento que também tem afetado a escola e o conhecimento escolar. A complexa e dilemática realidade em que se encontra a escola e o conhecimento científico, principal substrato do conhecimento escolar na modernidade, instigou a realização desta pesquisa. Principalmente por se compreender que os pesquisadores da área de Educação têm contribuído, direta ou indiretamente, tanto para a formação dos profissionais responsáveis pelos processos educativos formais no Brasil quanto para fundamentar e indicar diretrizes para a elaboração de políticas públicas de educação. A presente pesquisa buscou ter como referência os aportes do materialismo histórico dialético e as contribuições da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Este estudo, caracterizado como uma "monografia de base", teve por objetivo analisar as categorias "escola", "ensino", "conhecimento escolar" e "formação escolar" em artigos produzidos a partir de pesquisas realizadas junto aos programas de pós-graduação em educação, com ênfase nas relações entre educação escolar e formação humana. Artigos estes apresentados nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), especificamente nos grupos de trabalho "Educação Fundamental" (GT 13) e "Psicologia da Educação" (GT 20), no período entre 2000 e 2005. Ainda que inicialmente não fosse objetivo desta pesquisa, no decorrer do processo surgiu a necessidade de se discutir as relações entre Educação e Psicologia. Discussão realizada a partir das contribuições do GT "Psicologia da Educação" e dos resultados das análises realizadas. A análise dos dados indicou que as categorias "escola", "ensino", "conhecimento escolar" e "formação escolar" são abordadas pelos pesquisadores vinculados aos dois grupos de trabalho segundo perspectivas teórico-metodológicas distintas. No entanto, há uma tendência de naturalização na análise dos elementos constitutivos das referidas categorias, apesar de uma pequena, mas consistente, contribuição crítica, do ponto de vista político e teórico. Os resultados das análises evidenciaram também, ao contrário do entendimento corrente, que não há, de fato, "valorização da aprendizagem". As crianças continuam não aprendendo. Há uma tendência em se polarizar a discussão sobre a escola em torno do aspecto ideológico-reprodutor desta e em se desconsiderar as contribuições necessárias dos processos de escolarização para a formação humana. O que decorre, em partes, do menosprezo em relação às contribuições de determinados conhecimentos produzidos pela psicologia como fundamentos da Educação. Ainda que o acesso e a permanência na escola e a diplomação estejam sendo garantidos, o acesso ao conhecimento científico e ao método de pensamento a este associado é impossibilitado por meio de diversas formas de interdição. O saber que está sendo possibilitado pela escola não tem por finalidade possibilitar ao estudante transformar seu pensamento elevando-o acima do pensamento empírico. A formação escolar vigente tem se pautado por uma lógica de segmentação e diversificação, assim, ainda que as políticas educacionais atuais pareçam democráticas, têm contribuído para produzir profundas desigualdades entre as pessoas em termos de formação/desenvolvimento psicológico. Ainda assim, ao se compreender a escola em sua historicidade e dialeticidade, sabe-se que se o fracasso escolar é necessário à reprodução da sociabilidade capitalista, atuar politicamente visando à superação deste faz parte do processo para criar as condições necessárias à emancipação humana.245 f.| grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEducaçãoPsicologiaEscolasEnsinoFracasso escolarEscola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL259884.pdfapplication/pdf1485253https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91134/1/259884.pdf8e266e5302f2c760ac0c61717100e3e9MD51TEXT259884.pdf.txt259884.pdf.txtExtracted Texttext/plain684706https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91134/2/259884.pdf.txt57b182453f2fc3f39915abb2a691d560MD52THUMBNAIL259884.pdf.jpg259884.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1166https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91134/3/259884.pdf.jpge1bc27e2a568dc68ede3ecfddcf284d2MD53123456789/911342013-05-05 12:19:07.026oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T15:19:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)
title Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)
spellingShingle Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)
Rosa, Solange Aparecida da
Educação
Psicologia
Escolas
Ensino
Fracasso escolar
title_short Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)
title_full Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)
title_fullStr Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)
title_full_unstemmed Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)
title_sort Escola, ensino, conhecimento escolar e formação escolar: estudo introdutório a partir da produção dos grupos de trabalho Educação Fundamental e Psicologia da Educação da ANPED (2000 a 2005)
author Rosa, Solange Aparecida da
author_facet Rosa, Solange Aparecida da
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Solange Aparecida da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Serrão, Maria Isabel Batista
contributor_str_mv Serrão, Maria Isabel Batista
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Psicologia
Escolas
Ensino
Fracasso escolar
topic Educação
Psicologia
Escolas
Ensino
Fracasso escolar
description Dissertação (mestrado) -Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 2008
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23T19:04:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23T19:04:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91134
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 259884
identifier_str_mv 259884
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 245 f.| grafs., tabs.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91134/1/259884.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91134/2/259884.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91134/3/259884.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e266e5302f2c760ac0c61717100e3e9
57b182453f2fc3f39915abb2a691d560
e1bc27e2a568dc68ede3ecfddcf284d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805475582541824