O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Juliana Chiarini Balbino
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189237
Resumo: Fernandes, Juliana Chiarini Balbino. O ensino de primário ano primário em tempos de escola ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros / Juliana Chiarini Balbino Fernandes. Pouso Alegre: 2015, 160. f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí, 2015. Orientador: Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. 1. Estudo Histórico-comparativo. 2. Programas de Ensino. 3. Saberes Elementares Geométricos. 4. Ensino Primário. 5. Movimento da Escola Ativa
id UFSC_bffd866df1ac6851934cfe41ede068c1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189237
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileirosEstudo histórico-comparativoProgramas de ensinoEnsino primárioSaberes elementares geométricosMovimento da escola ativaFernandes, Juliana Chiarini Balbino. O ensino de primário ano primário em tempos de escola ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros / Juliana Chiarini Balbino Fernandes. Pouso Alegre: 2015, 160. f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí, 2015. Orientador: Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. 1. Estudo Histórico-comparativo. 2. Programas de Ensino. 3. Saberes Elementares Geométricos. 4. Ensino Primário. 5. Movimento da Escola AtivaEste estudo histórico comparativo teve por objetivo analisar a conformação das prescrições oficiais para o ensino dos saberes elementares geométricos no primeiro ano do curso primário em tempos da pedagogia da Escola Ativa. Como objetivos específicos, pretendeu-se analisar os conteúdos de ensino e orientações pedagógicas prescritos para o ensino dos conceitos geométricos nos programas do primeiro ano primário em diferentes estados brasileiros. A delimitação temporal deste estudo é entre a década de 1920 e 1940, período em que estava vigente o Movimento da Escola Ativa, que propunha renovações educacionais e um modelo de ensino em que o aluno deveria ser o centro do processo educativo. Para tanto, o trabalho fundamentou-se nas ideias de Detienne (2004), Valente (2015), Chervel (1990), Chartier (1991), Goodson (1997), dentre outros. Esta investigação permite afirmar que esses programas, embora publicados em diferentes estados brasileiros, com diferenças regionais, prescreveram os conceitos geométricos e apresentaram sugestões de metodologias de ensino semelhantes para o primeiro ano da escola primária. Outro ponto a ser destacado é que esta investigação mostra que os saberes elementares geométricos participaram de diferentes matérias de ensino e deveriam ser ensinados de forma intuitiva e relacionados com o cotidiano das crianças. Como sugeridas, as metodologias utilizadas dar-lhes-ia a liberdade para pensar, manipular, observar e agir espontaneamente, para somente depois terem contato com os conceitos. Essas metodologias envolveriam situações reais voltadas para uma ação educativa de ordem social e cultural, características presentes nas propostas da Escola Ativa.Borges, Rosimeire Aparecida SoaresFernandes, Juliana Chiarini Balbino2018-08-22T02:32:03Z2018-08-22T02:32:03Z2015-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, Juliana Chiarini Balbino. O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros. 2015. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, Porto Alegre, 2015.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189237porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-22T03:17:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189237Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-22T03:17:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros
title O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros
spellingShingle O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros
Fernandes, Juliana Chiarini Balbino
Estudo histórico-comparativo
Programas de ensino
Ensino primário
Saberes elementares geométricos
Movimento da escola ativa
title_short O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros
title_full O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros
title_fullStr O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros
title_full_unstemmed O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros
title_sort O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros
author Fernandes, Juliana Chiarini Balbino
author_facet Fernandes, Juliana Chiarini Balbino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Rosimeire Aparecida Soares
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Juliana Chiarini Balbino
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo histórico-comparativo
Programas de ensino
Ensino primário
Saberes elementares geométricos
Movimento da escola ativa
topic Estudo histórico-comparativo
Programas de ensino
Ensino primário
Saberes elementares geométricos
Movimento da escola ativa
description Fernandes, Juliana Chiarini Balbino. O ensino de primário ano primário em tempos de escola ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros / Juliana Chiarini Balbino Fernandes. Pouso Alegre: 2015, 160. f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Vale do Sapucaí, 2015. Orientador: Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges. 1. Estudo Histórico-comparativo. 2. Programas de Ensino. 3. Saberes Elementares Geométricos. 4. Ensino Primário. 5. Movimento da Escola Ativa
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
2018-08-22T02:32:03Z
2018-08-22T02:32:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino. O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros. 2015. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, Porto Alegre, 2015.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189237
identifier_str_mv FERNANDES, Juliana Chiarini Balbino. O ensino de primeiro ano primário em tempos de Escola Ativa: os saberes elementares geométricos nos programas brasileiros. 2015. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, Porto Alegre, 2015.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652157576019968