Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, e a vida masoquista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135504 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2015. |
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Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, e a vida masoquistaLiteraturaSadismoMasoquismoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2015.Esta dissertação de mestrado tem como objeto principal três livros do escritor Antonio Vicente Seraphim Pietroforte, publicados entre 2007 e 2011. A partir da leitura de Amsterdã SM (2007), Irmão noite, irmã lua (2008) e Sara sob céu escuro (2011), o que se pretende é demonstrar o quanto, na obra de Pietroforte, a escrita de um erotismo voltado para práticas não convencionais da sexualidade, particularmente o sadomasoquismo, abrem-se para uma leitura da obra em que figuram temas como a referencialidade, o erotismo enquanto prática ritual e, mais importante, a ascensão de um conceito de vida masoquista. A partir da análise que Gilles Deleuze realiza em seu livro Sacher-Masoch: o frio e o cruel, lendo o universo da escrita do escritor austríaco ao mesmo tempo em que afasta sua literatura da de Sade, a quem por muito tempo serviu de complemento, surge uma ideia de que as práticas do masoquismo, muito mais do que reguladas pela instância do contrato, são parte de um processo de ritualização da sexualidade e, em última análise, da própria vida do escritor, que viveu muito daquilo que ecoa em sua escrita. Na obra de Pietroforte, igualmente, o relato das experiências ligadas ao masoquismo imiscui-se na literatura, e o próprio texto coloca-se a serviço da eroticidade do ato de escrever, uma vez que esconde mais que revela, forçando o leitor a penetrar o texto de forma a conseguir extrair dele as referências que a todo o momento apontam para a rede de leituras costurada pelo autor em seus livros. O texto de Pietroforte se abre para uma leitura do conceito de vida masoquista na cultura brasileira, e de suas implicações na formação de uma noção de entre-lugar na literatura nacional. O tema do masoquismo é frequente em nossas letras, desde o século XIX; está dado em autores como José de Alencar, Machado de Assis, Adolfo Caminha, e de igual maneira em Dalton Trevisan e Glauco Mattoso, apenas para firmar alguns exemplos.<br>Abstract : This Master?s Thesis has as main object three books from the writer Antonio Vicente Serphim Pietroforte, published between 2007 and 2011. From the reading of Amsterdã SM (2007), Irmão noite, irmã lua (2008) and Sara sob céu escuro (2011), what is sought to demonstrate is how much, in Pietroforte?s work, the writing of an eroticism turned to non-conventional practices of sexuality, particularly sadomasochism, opens itself up to a reading of the work in which such themes as referentiality, eroticism as a ritual practice and, more importantly, the rise of a concept of masochistic life figure. From the analysis that Gilles Deleuze performs in his book Coldness and Cruelty, in which he reads the written universe of the Austrian author at the same time trying to fend his literature from that of Sade, to which he Sacher-Masoch had for a long time served as a mere complement, an idea is born that the practices of masochism, much more than regulated by the contract instance, are part of a process of ritualization of sexuality and lastly of the author?s own life, who lived much of that which echoes in his writings. In Pietroforte?s work, similarly, the narrative of sadomasochism-related experiences merges itself with his literature and the text puts itself in service of the eroticity of the writing act, once it hides more than reveals, thus forcing the reader to penetrate the text in order to extract from it the references that the whole time point to the reading net sewed by the author in his books. Pietroforte?s text opens itself up to a reading of the concept of masochistic life in Brazilian culture and of its implications in the formation of a notion of a national in-between. The subject of masochism is frequent in Brazilian literature, ever since the 19th century: it is given in authors such as José de Alencar, Machado de Assis and Adolfo Caminha, as well as in Dalton Trevisan and Glauco Mattoso, only to firm up some examples.Wolff, Jorge H.Universidade Federal de Santa CatarinaMoreira, Diego2015-10-13T04:08:31Z2015-10-13T04:08:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf334833https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135504porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T19:01:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135504Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T19:01:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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