Relevância do uso de tecnologias e simuladores na educação médica: uma revisão de literatura e experiência com acadêmicos de medicina em um simulador de realidade virtual
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248901 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Medicina. |
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Relevância do uso de tecnologias e simuladores na educação médica: uma revisão de literatura e experiência com acadêmicos de medicina em um simulador de realidade virtualmedicinasimuladorrealidade virtualendoscopia digestivaeducação médicaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Medicina.Introdução: a proficiência técnica é exigida para um bom desempenho na área prática médica. Em virtude de uma busca por melhores resultados e menores riscos aos doentes, os simuladores de realidade virtual (RV) têm se mostrado uma alternativa que preserva o paciente e, ao mesmo tempo, desafia residentes e acadêmicos de medicina em cenários que os preparam, previamente, para o campo prático real. Entretanto, sua aplicação curricular ainda carece de embasamentos científicos. Objetivo: compreender a relevância do uso de tecnologias e simuladores na educação médica, bem como, aplicar um simulador de RV em endoscopia digestiva (ED) para quantificar e compreender o aprendizado e a retenção de conhecimento em acadêmicos de medicina que não possuem qualquer experiência com tais simulações. Métodos: uma revisão de literatura na base PubMed foi realizada, tendo sido encontrados 603 artigos, dos quais, restaram 26 para serem analisados. Como forma de embasar a revisão de literatura proposta, um estudo prospectivo, intervencionista, não-cego e de braço único, realizado através de um treinamento em simulador de RV em ED foi promovido com acadêmicos de medicina. Resultados: A maioria dos artigos encontrados através da revisão de literatura eram dos EUA (11 dos 26) e apenas 1 do Brasil. As principais desvantagens descritas foram alto custo e diminuição da relação médico-paciente, ao passo em que os benefícios concentraram-se no aprendizado proporcionado por feedbacks sensoriais e o estímulo à memória implícita. Todos os voluntários do treinamento aprimoraram suas habilidades técnicas e psicomotoras após as práticas simuladas. Da mesma forma, demonstraram desejo por novas exposições práticas no mesmo estilo. Conclusão: Concluiu-se que tais tecnologias colocam-se como eficazes adjuvantes na educação médica, contribuindo para retenção de conhecimento e aprendizado, embora sua aplicação curricular em escolas médicas careça de estudos mais robustos garantindo sua real custo-efetividade e aplicação clínica. É necessário que tais simulações sejam ofertadas gradualmente, adaptando sua complexidade e fidelidade aos níveis de proficiência específicos de cada grupo de alunos. O treinamento no simulador de RV ED mostrou-se como uma forma eficiente de treinamento e ensino de habilidades.Araranguá, SC.Scherer, CintiaGuedes, Hugo GonçaloUniversidade Federal de Santa Catarina.Ramos, Luiza Lemos2023-07-14T12:58:15Z2023-07-14T12:58:15Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248901Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-14T12:58:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248901Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-14T12:58:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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