Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belino, Aniéli
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242442
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina.
id UFSC_c048b16e00893320027c0bf09f6c6003
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242442
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervençãoCogniçãoApoio SocialAtenção Integral ao IdosoIdosoExercício FísicoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina.Objetivo: Descrever os resultados de um programa de intervenção em relação à função cognitiva e apoio social de adultos e idosos, no contexto da pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo de intervenção não controlado, com abordagem quantiqualitativa e de caráter descritivo. Participaram do estudo 16 idosos e 1 adulto (57 anos) do programa "ExperiMente: mova o corpo e a mente", ocorrido entre março e outubro de 2021, no formato online. A intervenção consistiu em sessões semanais remotas por meio de telefonemas ou videochamadas, com o intuito de: a) estimular cognitivamente os participantes; b) realizar exercícios físicos e; c) promover interação social. Foram realizados dois ciclos de atividades, com participantes diferentes em cada ciclo e aplicado um questionário pré e pós intervenção. Resultados: No primeiro grupo observou-se, descritivamente, médias semelhantes pré e pós intervenção na escala de apoio social MOS-SSS (55,2 pré; 50,6 pós), mas maior mediana após a intervenção (Med=64). No segundo grupo, observaram-se médias iguais (58,8) da escala MOS-SSS. Com relação ao teste cognitivo T-MoCA, em ambos os grupos observou-se aumento das médias dos escores dos grupos após a intervenção. Nos relatos qualitativos, constatou-se melhorias em diversas funções, incluindo socialização e memória. Conclusão: Este programa evidenciou benefícios para a memória e apoio social de adultos e idosos, principalmente por meio dos aspectos qualitativos.Florianópolis, SC.d´Orsi, EleonoraHillesheim, DanúbiaUniversidade Federal de Santa Catarina.Belino, Aniéli2022-12-07T12:36:48Z2022-12-07T12:36:48Z2022-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article61 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242442Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-07T12:36:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242442Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-07T12:36:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervenção
title Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervenção
spellingShingle Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervenção
Belino, Aniéli
Cognição
Apoio Social
Atenção Integral ao Idoso
Idoso
Exercício Físico
title_short Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervenção
title_full Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervenção
title_fullStr Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervenção
title_full_unstemmed Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervenção
title_sort Função cognitiva e apoio social de adultos e idosos no contexto da pandemia de covid-19: um programa de intervenção
author Belino, Aniéli
author_facet Belino, Aniéli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv d´Orsi, Eleonora
Hillesheim, Danúbia
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Belino, Aniéli
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Apoio Social
Atenção Integral ao Idoso
Idoso
Exercício Físico
topic Cognição
Apoio Social
Atenção Integral ao Idoso
Idoso
Exercício Físico
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Medicina.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-07T12:36:48Z
2022-12-07T12:36:48Z
2022-09-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242442
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652099464986624