O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Fabiolla Falconi
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177345
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2016.
id UFSC_c06c64db92f295be8533a11345343d73
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/177345
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de históriaHistóriaEstudo e ensinoSambaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2016.Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de Ensino de História refletindo sobre o uso de dois sambas-enredo, sendo um da escola Os Protegidos da Princesa, que retrata os cem anos da Guerra do Contestado em Santa Catarina, e outro da Escola de Samba Embaixada Copa Lord, que aborda aspectos históricos da rua Felipe Schmidt e sua relação com o centro da cidade de Florianópolis. Nesse sentido, trabalha-se na perspectiva do uso de fontes históricas no Ensino de História, como meio de problematizar as questões pertinentes a produção e difusão de discursos históricos presentes em nossa sociedade, e construir, junto aos alunos, narrativas históricas elaboradas, por meio da pesquisa histórica. A metodologia de ensino apresentada traz uma sequência didática elaborada a partir da reflexão e da proposta de análise de um conjunto de fontes históricas - fontes escritas, fontes orais, fontes iconográficas, fontes musicais - e da inter-relação entre elas. Assim, apresentam-se neste trabalho as discussões teórico-metodológicas acerca da construção dessa metodologia e o material didático produzido a partir dela. Esse material contém um Guia do Professor, que apresenta as sequências didáticas elaboradas a partir da análise dos sambas. Como apêndice, encontra-se um CD contendo todas as fontes históricas escolhidas para serem trabalhadas nas sequências didáticas e o Diário de Experimentações, criado para ser utilizado pelos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem.<br>Abstract : This essay introduces a methodological proposal of Teaching of History reflecting on the use of two sambas-enredo, one being from the Escola de Samba Os Protegidos da Princesa, that celebrates 100 years of the Guerra do Contestado in Santa Catarina; and the other being from the Escola de Samba Copa Lord, that addresses the historical aspects of Felipe Schmidt Street and its relation to the city center of Florianópolis. Thus, we work on the perspective of use of two historical sources in the Teaching of History as means to problematize issues related to the production and diffusion of historical speeches found in our society, and to build, together with the students, historical narratives formulated through historical research. The teaching methodology introduced brings a didactic sequence elaborated from the reflection and the proposal of analysis of a set of historical sources - written, oral, iconographic, and musical - and the interrelation between them. Therefore, we present in this essay the theoretical-methodological discussions concerning the draft of this methodology and the courseware produced from them. This courseware contains a Professor Guide, which introduces the didactic sequences formulated from the analysis of the sambas. As appendix, there is a CD containing all the chosen historical sources to be used in the didactic sequences, and the Journal of Experimentations, that was created so the students could use it throughout the teaching-learning process.Habkost, Nestor ManoelSilva, Mônica Martins daUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Fabiolla Falconi2017-07-11T04:22:30Z2017-07-11T04:22:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis124 p.| il.application/pdf346214https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177345porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-11T04:22:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/177345Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-07-11T04:22:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de história
title O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de história
spellingShingle O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de história
Vieira, Fabiolla Falconi
História
Estudo e ensino
Samba
title_short O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de história
title_full O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de história
title_fullStr O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de história
title_full_unstemmed O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de história
title_sort O samba pede passagem: o uso dos sambas-enredo no ensino de história
author Vieira, Fabiolla Falconi
author_facet Vieira, Fabiolla Falconi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Habkost, Nestor Manoel
Silva, Mônica Martins da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Fabiolla Falconi
dc.subject.por.fl_str_mv História
Estudo e ensino
Samba
topic História
Estudo e ensino
Samba
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-07-11T04:22:30Z
2017-07-11T04:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 346214
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177345
identifier_str_mv 346214
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177345
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652177243111424