PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131358 |
Resumo: | A proposta deste artigo é identificar as contradições existentes na prática de gestão participativa no âmbito de uma instituição pública federal de ensino superior, localizada na região sudeste do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e o método utilizado é o estudo de caso. Trata-se de um estudo que retoma as reflexões realizadas por Faria (2009a), o qual ressalta a busca pelas contradições existentes na expansão da gestão participativa enquanto prática organizacional. A questão norteadora é: como a prática da gestão participativa é percebida pelos servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior? Foram entrevistados sete servidores. Foi possível revelar que a Gestão Participativa nesta organização encontra-se no estágio consultivo e é norteada por uma cultura organizacional individualista, na qual a participação configura uma via para a conquista de interesses pessoais ou de um grupo e não como processo coletivo de construção democrática da realidade. Isso mostra que a participação em organizações precisa ser pensada enquanto processo contínuo de aprendizagem e crescimento democrático. Além disso, revela a importância de estudos na perspectiva crítica sobre o tema como apoio para a descoberta dos processos que mantêm ou modificam um modelo de vida organizacional. |
id |
UFSC_c0767f515ba6d4d8fba0547ee7890478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131358 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVAAdministração Pública. Ensino Superior. Gestão Participativa. Participação.A proposta deste artigo é identificar as contradições existentes na prática de gestão participativa no âmbito de uma instituição pública federal de ensino superior, localizada na região sudeste do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e o método utilizado é o estudo de caso. Trata-se de um estudo que retoma as reflexões realizadas por Faria (2009a), o qual ressalta a busca pelas contradições existentes na expansão da gestão participativa enquanto prática organizacional. A questão norteadora é: como a prática da gestão participativa é percebida pelos servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior? Foram entrevistados sete servidores. Foi possível revelar que a Gestão Participativa nesta organização encontra-se no estágio consultivo e é norteada por uma cultura organizacional individualista, na qual a participação configura uma via para a conquista de interesses pessoais ou de um grupo e não como processo coletivo de construção democrática da realidade. Isso mostra que a participação em organizações precisa ser pensada enquanto processo contínuo de aprendizagem e crescimento democrático. Além disso, revela a importância de estudos na perspectiva crítica sobre o tema como apoio para a descoberta dos processos que mantêm ou modificam um modelo de vida organizacional.INPEAU2015-04-01T13:49:07Z2015-04-01T13:49:07Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131358Costa, Betânia de LaiaCastro, Eglalciane de Lyrio TongoBehr, Ricardo Robertoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-01T13:49:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131358Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-01T13:49:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA |
title |
PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA |
spellingShingle |
PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA Costa, Betânia de Laia Administração Pública. Ensino Superior. Gestão Participativa. Participação. |
title_short |
PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA |
title_full |
PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA |
title_fullStr |
PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA |
title_full_unstemmed |
PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA |
title_sort |
PARTICIPAR PRA QUÊ, SE EU TENHO MUITO O QUE FAZER: PERCEPÇÕES DOS TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR SOBRE A GESTÃO PARTICIPATIVA |
author |
Costa, Betânia de Laia |
author_facet |
Costa, Betânia de Laia Castro, Eglalciane de Lyrio Tongo Behr, Ricardo Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Eglalciane de Lyrio Tongo Behr, Ricardo Roberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Betânia de Laia Castro, Eglalciane de Lyrio Tongo Behr, Ricardo Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Pública. Ensino Superior. Gestão Participativa. Participação. |
topic |
Administração Pública. Ensino Superior. Gestão Participativa. Participação. |
description |
A proposta deste artigo é identificar as contradições existentes na prática de gestão participativa no âmbito de uma instituição pública federal de ensino superior, localizada na região sudeste do Brasil. A pesquisa possui caráter qualitativo e o método utilizado é o estudo de caso. Trata-se de um estudo que retoma as reflexões realizadas por Faria (2009a), o qual ressalta a busca pelas contradições existentes na expansão da gestão participativa enquanto prática organizacional. A questão norteadora é: como a prática da gestão participativa é percebida pelos servidores técnico-administrativos de uma instituição pública de ensino superior? Foram entrevistados sete servidores. Foi possível revelar que a Gestão Participativa nesta organização encontra-se no estágio consultivo e é norteada por uma cultura organizacional individualista, na qual a participação configura uma via para a conquista de interesses pessoais ou de um grupo e não como processo coletivo de construção democrática da realidade. Isso mostra que a participação em organizações precisa ser pensada enquanto processo contínuo de aprendizagem e crescimento democrático. Além disso, revela a importância de estudos na perspectiva crítica sobre o tema como apoio para a descoberta dos processos que mantêm ou modificam um modelo de vida organizacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-05 2015-04-01T13:49:07Z 2015-04-01T13:49:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-00-4 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131358 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-00-4 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131358 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652140474793984 |