Percepções sócio-ambientais em unidades de conservação: o Jardim de Lillith?
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102026 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológco. Programa de Pos-Graduação em Engenharia Ambiental. |
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Percepções sócio-ambientais em unidades de conservação: o Jardim de Lillith?Engenharia ambientalEducação ambientalMeio ambientePlanejamentoHomem -Influencia do meio ambienteHomem -Influencia sobre a naturezaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológco. Programa de Pos-Graduação em Engenharia Ambiental.Este estudo teve como objetivo pesquisar, através das percepções dos atores, as questões sócio-ambientais relacionadas às comunidades do entorno da Reserva Biológica da Serra Geral, fomentando os estudos sobre as relações Ser Humano na Natureza como ferramenta da Educação Ambiental e Planejamento Ambiental de Unidades de Conservação. Para tanto foi usada a abordagem multi-métodos com os atores (Moradores; Professores; Alunos; Entidades da Sociedade Civil; Funcionários da Reserva; Instituições Governamentais) envolvidos com a Reserva Biológica da Serra Geral/SEMA, baseando-se nos métodos qualitativos de obtenção de dados e análise dos dados através da interpretação do discurso. As percepções dos atores foram analisadas em 6 categorias de análise (Morada, Vizinhança, Jardim Aberto, Jardim Fechado, Cerca, Tempo e Vento...) consideradas parte de uma Paisagem Complexa. Obtivemos dessa forma, as percepções dos atores quanto suas relações com o ambiente local, suas opiniões sobre a Reserva e seus comportamentos como ser humano na natureza na relação contemporânea de moradores de entorno de uma Unidade de Conservação entre outras questões sócio-ambientais. Observamos que a partir do referencial teórico e das falas que a funcionalidade das UC#s está sendo questionada, desde os paradigmas científicos, os seus objetivos, suas utilidades, seus poderes e sua eficiência. Assim como tem sido questionadas a identidade humana e suas relações de vida a partir da história construída com suas naturezas interiores e exteriores. Vemos que a partir destas reflexões realizada neste estudo de caso existe a necessidade de transformar estes espaços em mais do que ilhas de natureza intocada transformá-las em Unidades Sócio-Ambientais na qual a herança natural e cultural dos seres vivos é preservada para a integridade do Planeta.Florianópolis, SCCastilhos Junior, Armando Borges deKuhnen, ArianeUniversidade Federal de Santa CatarinaSammarco, Yanina Micaela2013-07-15T23:50:31Z2013-07-15T23:50:31Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis210 f.| il.application/pdf221520http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102026porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-15T23:50:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102026Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-15T23:50:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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