Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rosana de Fátima
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84931
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_c0c23b62df06516ffb71d2cc79e372fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84931
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de softwareEngenharia de produçãoInovações educacionaisAvaliaçãoSoftwares educacionaisAvaliaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Este estudo teve como proposta estruturar uma metodologia para avaliação de produtos de software geradores de ambientes virtuais de aprendizagem. A metodologia gerada foi orientada pelas normas de software, especificamente a ISO/IEC 14598 e NBR 13596. A fundamentação teórica foi trabalhada no primeiro momento através da contextualização do produto de software em relação a padrões de qualidade. Em seguida foi feita abordagem específica do software educacional voltado para geração de ambientes virtuais de aprendizagem quando foram apontados conceitos e características deste tipo de produto. Para a elaboração do processo de avaliação foi utilizada a norma ISO/IEC 14598 através de suas diversas etapas, adaptadas para o contexto do tipo de software trabalhado. A norma NBR 13596 foi utilizada na construção do modelo de levantamento de características do produto. Para definição dos requisitos a serem avaliados foram definidas métricas e critérios relacionados aos produtos de software voltados para a geração de ambientes virtuais de aprendizagem. As métricas foram associadas às características funcionais e não funcionais do produto e tratadas sob quatro dimensões identificadas como pedagógicas, ergonômicas, funcionais e tecnológicas. Para facilitar o processo metodológico os parâmetros trabalhados foram sistematizados através de modelos específicos. A metodologia proposta foi verificada através da avaliação do software TelEduc . Após a verificação foi possível concluir que a utilização da metodologia sugerida, associada às técnicas e métodos propostos apresentou um resultado positivo proporcionando maior agilidade e precisão na condução do trabalho realizado. This study it had as proposal to structuralize a methodology for evaluation of generating software of virtual learning environments. The generated methodology was guided by the software norms, specifically the ISO/IEC 14598 and NBR 13596. The theoretical recital was worked at the first moment through the context of the software in relation the quality standards. After was made specific reference to the educational software directed toward generation of virtual learning environments when had been pointed the characteristic and concepts of this type of product . For the elaboration of the evaluation process was used the norm ISO/IEC 14598 through its diverse stages, adapted for the context of the type of worked software. For definition of the requirements to be evaluated had been defined metrics and criterias related to the type of software studied. The metric ones had been associates to the functional and not functional characteristics of the product and treated under four dimensions identified as pedagogical, ergonomic, functional and technological.Norm NBR 13596 was used in the construction of the model of survey of characteristics of the product. To facilitate to the methological process the worked parameters they had been systemize through specific models. The methodology proposal was verified through the evaluation of the TelEduc software. After the verification was possible to conclude that the use of the suggested methodology, associated to the techniques and considered methods presented a positive result providing to bigger agility and precision in the conduction of the carried through work.Florianópolis, SCRados, Gregorio Jean VarvakisUniversidade Federal de Santa CatarinaDias, Rosana de Fátima2012-10-20T13:49:16Z2012-10-20T13:49:16Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis137 f.| il., tabs.application/pdf224826http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84931porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T22:23:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/84931Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T22:23:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software
title Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software
spellingShingle Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software
Dias, Rosana de Fátima
Engenharia de produção
Inovações educacionais
Avaliação
Softwares educacionais
Avaliação
title_short Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software
title_full Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software
title_fullStr Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software
title_full_unstemmed Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software
title_sort Ambientes virtuais de aprendizagem: uma metodologia para avaliação de software
author Dias, Rosana de Fátima
author_facet Dias, Rosana de Fátima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rados, Gregorio Jean Varvakis
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rosana de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Inovações educacionais
Avaliação
Softwares educacionais
Avaliação
topic Engenharia de produção
Inovações educacionais
Avaliação
Softwares educacionais
Avaliação
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T13:49:16Z
2012-10-20T13:49:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 224826
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84931
identifier_str_mv 224826
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 137 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652014070005760