Algoritmos de controle PID preditivo: síntese em CLP e simulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Álvaro Suarez, Camilo Andrés
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132751
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2014.
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spelling Algoritmos de controle PID preditivo: síntese em CLP e simulaçãoEngenharia de sistemasControle preditivoControladores PIDControladores programáveisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2014.Nesta dissertação são abordados projetos de hibridização de controladores PID com algoritmos de controle preditivo GPC, que procuram resgatar as propriedades desejadas para o controle de processos complexos onde atraso de transporte dominante, instabilidade e fase não-mínima estão presentes. Descreve-se o procedimento de síntese das leis de controle PID preditivas a partir de modelos de primeira e segunda ordem com atraso de transporte, e demonstra-se com estudos de caso que o comportamento destes controladores assim derivados é equivalente ao comportamento do GPC, quando aplica-se um tipo particular de sintonia. Depois avalia-se em simulações numéricas o seu desempenho com relação ao seguimento de referência e rejeição de perturbações, comparando-se com o desempenho do PID clássico sintonizado com a metodologia SIMC, considerada de desempenho satisfatório pela literatura de controle. Finalmente, dado que existe certa complexidade matemática para o cálculo dos parâmetros e síntese da lei de controle PID preditiva, que pode inviabilizá-la em aplicações embarcadas, são propostos métodos de sintonia baseados em aproximações da lei de controle GPC denominados pseudo preditivos. Demonstra-se com estudos de caso e implementação no PLC300, desenvolvido pela WEG Automação, que estes métodos resultam viáveis de embarcar em equipamentos de controle industriais e são eficientes para acelerar o tempo de resposta em processos com atraso de transporte dominante.Coelho, Antonio Augusto RodriguesKnihs, Valter LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaÁlvaro Suarez, Camilo Andrés2015-05-12T04:07:25Z2015-05-12T04:07:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis115 p.| il., grafs., tabs.application/pdf333313https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132751porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-12T04:07:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/132751Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-12T04:07:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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