O papel formativo do projeto de divulgação científica Sporum (PET-Biologia-UFSC) para seus integrantes
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182050 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
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O papel formativo do projeto de divulgação científica Sporum (PET-Biologia-UFSC) para seus integrantesDivulgação CientíficaProjeto SporumAtuais e ex-integrantesPapel formativoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Ainda que o estudo sobre divulgação científica esteja se ampliando na área de Educação em Ciências, aponta-se a falta de pesquisas que enfoquem discutir o papel que graduandos e egressos do ensino superior atribuem às suas participações em projetos de divulgação científica para suas formações pessoais, acadêmicas e profissionais. Assim, após perceber o projeto Sporum (PET-Bio-UFSC), com seu objetivo de trabalhar com divulgação científica e criação de audiovisuais, como um possível e interessante espaço formativo para seus atuais e ex-integrantes (graduandos e egressos dos cursos de Ciências Biológicas da UFSC), surgiu este trabalho com o objetivo de identificar e analisar o papel do projeto para suas formações, através da utilização de questionários. Dentre as contribuições do projeto descritas pelos dezesseis respondentes, esses aludiram a uma melhora nas suas comunicações, fazendo-os repensar a forma de transformar e transmitir um conhecimento científico para o público leigo, aprimorando suas comunicações orais e escritas. Também aludiram a uma ampliação das suas fronteiras do conhecimento dentro da biologia ou em outras áreas, contudo, foi mencionado que o projeto poderia comunicar-se de maneira mais efetiva com outros projetos e áreas acadêmicas. Foi descrito o desenvolvimento: de um olhar mais crítico sobre materiais de divulgação, o pensar na realidade dos sujeitos com que os respondentes dialogavam e a forma de lidar com os colegas do projeto, através do trabalho em equipe, por exemplo, e que seria bem-vindo um maior comprometimento nas atividades já estabelecidas. Os respondentes mostraram diferentes percepções sobre o que é divulgação científica: se apenas uma transmissão de conhecimentos científicos, se ainda uma transmissão de conhecimentos mas já detentora de uma linguagem mais bem construída, ou se abrangeria a veiculação de aspectos relativos à natureza da ciência. Nesse sentido, os respondentes mencionaram que o projeto poderia melhorar se houvessem maiores discussões sobre as formas de popularização científica realizadas na UFSC, ou mesmo, se fosse gerada uma maior articulação da produção de audiovisuais com o ensino básico. Foi considerado a divulgação científica como possível prática pedagógica e detentora de um objetivo educacional, sendo estabelecida uma ponte entre o papel do divulgador e do professor. Sobre a importância da divulgação científica, os respondentes a atrelaram: ao fornecimento de um acesso a informações, ou se além de fornecer esse acesso também suscitaria curiosidades, ou graças à sua contribuição para autonomia e criticidade do ser humano.Florianópolis, SC.Mohr, AdrianaUniversidade Federal de Santa CatarinaCustódio, Otávio da Silva2017-12-11T19:33:22Z2017-12-11T19:33:22Z2017-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182050porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-11T19:33:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182050Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-12-11T19:33:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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