Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Karine dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103395
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2012
id UFSC_c14eef9b54142e880c33378b68a3b126
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103395
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa CatarinaEducação científica e tecnológicaProfessores de cienciaSanta CatarinaEducação de adultosSanta CatarinaCienciasEstudo e ensinoSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2012O presente estudo tem como propósito investigar e analisar os saberes docentes dos professores de Ciências do PROEJA que atuam no IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina). Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa dentro de uma perspectiva analítico-descritiva. Os sujeitos foram seis professores do referido curso e a coleta de dados desenvolveu-se por meio de entrevistas semiestruturadas. Empregou-se a análise textual discursiva, cujos resultados obtidos revelam que os professores não são meros executores dos diferentes discursos que circulam no contexto escolar. Eles movimentam e constroem saberes que são emergentes dos processos formativos e da experiência docente; o currículo integrado ainda não é realidade no curso; o Projeto Político-Pedagógico (PPP) está ausente na construção dos planejamentos de ensino, o que pode descaracterizar a identidade do curso; práticas de ensino com ênfase na ciência, tecnologia e sociedade (CTS) ainda são tímidas, bem como o ensino pautado pela pesquisa. Por outro lado, os docentes manifestam preocupação em atender as especificidades do curso, aproximando os conteúdos de ensino das vivências dos alunos.<br>Abstract : This research aims to investigate and analyze the knowledge of science teachers who work in the PROEJA course at IFSC (Federal Institute of Education, Science and Technology of Santa Catarina). It is a qualitative research within an analytical-descriptive perspective. The participants were six teachers of that course, and the data were collected by means of semi-structured interviews. The discursive textual analysis was applied, and its results showed that the teachers are not mere executors of different discourses in the school context. They build up and pass on the knowledge, which is a result of training processes and teaching experience. This knowledge allows to identify the need for the development of an integrated curriculum with more investment on the part of the faculty of the teachers. There is a lack of the Political Pedagogical Project in the construction of the teaching planning. Thereby, it is possible to lose the warranty of this course, because teaching practices from the perspective of science, technology and society (STS) are still weak as well as the teaching through research. On the other hand, the teachers are concerned to attend the specificities of the course bringing together the teaching contents and the students' experiences.Silva, Rejane Maria GhisolfiEichler, Marcelo LeandroUniversidade Federal de Santa CatarinaCoelho, Karine dos Santos2013-07-16T04:28:36Z2013-07-16T04:28:36Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis147 p.| tabs.application/pdf314951http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103395porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T04:28:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103395Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T04:28:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina
title Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina
spellingShingle Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina
Coelho, Karine dos Santos
Educação científica e tecnológica
Professores de ciencia
Santa Catarina
Educação de adultos
Santa Catarina
Ciencias
Estudo e ensino
Santa Catarina
title_short Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina
title_full Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina
title_fullStr Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina
title_full_unstemmed Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina
title_sort Saberes docentes dos professores de ciências que atuam no PROEJA de Santa Catarina
author Coelho, Karine dos Santos
author_facet Coelho, Karine dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rejane Maria Ghisolfi
Eichler, Marcelo Leandro
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Karine dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Professores de ciencia
Santa Catarina
Educação de adultos
Santa Catarina
Ciencias
Estudo e ensino
Santa Catarina
topic Educação científica e tecnológica
Professores de ciencia
Santa Catarina
Educação de adultos
Santa Catarina
Ciencias
Estudo e ensino
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012
2013-07-16T04:28:36Z
2013-07-16T04:28:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 314951
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103395
identifier_str_mv 314951
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 147 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651944363819008