Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Eliane Regina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95071
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011
id UFSC_c14f8ff3c1a9f771f2c93f1c7125f8d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95071
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendizPsicologiaArtePsicologiaEstéticaCircoAprendizagemCriatividadeTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011O objetivo deste estudo foi investigar de que forma a arte circense, compreendida como atividade criadora e experiência estética, mediadas pela afetividade, aumenta a potência de ação do sujeito e amplia as possibilidades de "ser aprendiz". Para realização da pesquisa, contatamos os quatro educadores do Circo Escola Beto Carrero e doze aprendizes. Por meio de entrevistas, observações e videogravação das aulas produzimos informações a respeito de como o sujeito define a atividade circense; como significa essa atividade em seu cotidiano; como se dá o processo de ensinar e aprender; e que relações são estabelecidas com a arte circense, com o público, com os colegas de circo e com a escola regular. A partir de uma orientação históricodialética, apresentamos os sujeitos da pesquisa e assinalamos as relações educadores-aprendizes como mediando à constituição dos sujeitos, os quais são compreendidos como inacabados e em constante devir. Discutimos como o acabamento provisório ofertado pelo contemplador transcende a personagem circense e alcança o sujeito-aprendiz, ampliando suas possibilidades de ser. Os resultados da pesquisa apontam que a atividade circense proporciona um aprender que se faz mediado pelo corpo, pois é com o corpo que o sujeito experimenta o encontro com o outro e tem aumentada sua potência de agir, sua possibilidade de se fazer um sujeito que aprende. É possível ainda hipotetizar que a arte pode ampliar as possibilidades de aprender em contextos formais de educação, já que a linguagem artística pode produzir uma nova forma de reflexão, gerando uma racionalidade outra que possibilita outros processos psicológicos complexos mediados pelo afeto. Por meio da apropriação da arte circense se processou uma nova forma de sentir e assim, necessariamente, uma nova forma de pensar e agir. Concluímos que o processo de ensinar e aprender que ocorreu nas relações destes sujeitos na arte circense se iniciou no corpo, mas se constituiu na ampliação de novos processos cognitivos e afetivos, podendo ampliar outros processos psicológicos complexos, mediados pela experiência estética.This study aimed to research the manner in which the circus art, understood here as a creation activity and aesthetical experience, mediated by the affectivity, increase the potential for action of the subjects and expand the possibilities of being an apprentice. For the development of the research, it was spoken to four circus trainers of Beto Carrero´s School and twelve apprentices. By using interviews and video recording of the classes and observing the circus performances, it was possible to produce information about how the subjects defined the circus activity; how they signify this activity in their everyday life, how happened the teaching and learning process, and which relation has been established to the circus art, to the circus public, to their circus colleagues and to their regular school. By using an historical-dialectic approach, we present the subjects of the research and emphasize the relation between trainers-apprentices as mediation for their subject constitution, in which it is understood as incomplete and constantly becoming. We discuss how this unfinished offered by the observe transcends the circus character and reaches the pprentice-subject, expanding their possibilities of being. The results of this research pointed out that the circus activity provides a life-learning by the body`s mediation, because it is with the body itself that the subject experiments a meeting to the others and has his power to act, his possibility to be a subject that learn. It is possible also to hypothesis that the art can expand the learn possibilities in formal education contexts, especially because the artistic language can produce a new mode of reflection, creating another rationality in which it produces other complex psychological process by the mediating influence of affection. Through the appropriation of the circus art was possible process a new mode of feeling and then, necessarily, a new mode of thinking and acting. We conclude that the teaching and learning process that happened in the relations of these subjects in the circus art has a beginning through the body, however it was the expansion of new cognitive and affective processes and it may increase another complex psychological process, by the aesthetic experience mediated.Florianópolis, SCMaheirie, KatiaUniversidade Federal de Santa CatarinaPereira, Eliane Regina2012-10-25T20:18:08Z2012-10-25T20:18:08Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis172 p.| il.application/pdf294448http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95071porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T09:59:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95071Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T09:59:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz
title Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz
spellingShingle Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz
Pereira, Eliane Regina
Psicologia
Arte
Psicologia
Estética
Circo
Aprendizagem
Criatividade
title_short Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz
title_full Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz
title_fullStr Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz
title_full_unstemmed Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz
title_sort Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz
author Pereira, Eliane Regina
author_facet Pereira, Eliane Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maheirie, Katia
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Eliane Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Arte
Psicologia
Estética
Circo
Aprendizagem
Criatividade
topic Psicologia
Arte
Psicologia
Estética
Circo
Aprendizagem
Criatividade
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-25T20:18:08Z
2012-10-25T20:18:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 294448
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95071
identifier_str_mv 294448
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 172 p.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652385155809280