O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66539 |
Resumo: | Muito do esforço feito pelo professor no preparo das aulas, nas pesquisas e nos artigos está relacionado com o compartilhamento do conhecimento na sala de aula. Mas o aluno de determinado curso entende o professor como um líder que auxilia o seu crescimento ou como um transferidor de conhecimentos? Vê o professor como um modelo a ser seguido na vida profissional? Com o fito de entender melhor esta relação, foi analisada uma pesquisa em ambientes de ensino muito diversos e com interesses diferentes, dentro de uma mesma instituição de ensino. A técnica de análise dos dados utilizada é a explanatória, que vai além da descrição e tenta explicar as razões para o fenômeno que o estudo descritivo apenas observou. À parte as questões invisíveis a esta pesquisa, como o eixo de ensino do curso ou de problemas localizados com determinado professor, o que se percebeu é que o aluno entende a figura do professor como um fundamento para a busca de um grau maior de conhecimento. Grande parte dos alunos compreendeu que as pesquisas bibliográficas, referenciais teóricos e artigos científicos apresentados pelos professores podem ser acessados facilmente, em sua maioria através da internet. Mesmo assim, não parecem querer prescindir de um profissional que pesquise e selecione aquilo que é mais relevante para o aprendizado individual de cada um dos alunos e explane de tal forma que as informações no seu conjunto formem conhecimento. Ou seja, que o auxilie em seu crescimento. |
id |
UFSC_c17a5d1854cfa4d0ffe1b673f34b613d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/66539 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes CursosMuito do esforço feito pelo professor no preparo das aulas, nas pesquisas e nos artigos está relacionado com o compartilhamento do conhecimento na sala de aula. Mas o aluno de determinado curso entende o professor como um líder que auxilia o seu crescimento ou como um transferidor de conhecimentos? Vê o professor como um modelo a ser seguido na vida profissional? Com o fito de entender melhor esta relação, foi analisada uma pesquisa em ambientes de ensino muito diversos e com interesses diferentes, dentro de uma mesma instituição de ensino. A técnica de análise dos dados utilizada é a explanatória, que vai além da descrição e tenta explicar as razões para o fenômeno que o estudo descritivo apenas observou. À parte as questões invisíveis a esta pesquisa, como o eixo de ensino do curso ou de problemas localizados com determinado professor, o que se percebeu é que o aluno entende a figura do professor como um fundamento para a busca de um grau maior de conhecimento. Grande parte dos alunos compreendeu que as pesquisas bibliográficas, referenciais teóricos e artigos científicos apresentados pelos professores podem ser acessados facilmente, em sua maioria através da internet. Mesmo assim, não parecem querer prescindir de um profissional que pesquise e selecione aquilo que é mais relevante para o aprendizado individual de cada um dos alunos e explane de tal forma que as informações no seu conjunto formem conhecimento. Ou seja, que o auxilie em seu crescimento.INPEAU2012-10-10T20:09:19Z2012-10-10T20:09:19Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66539Scharf, Edson RobertoSoriano-Sierra, Eduardo JuanDomingues, Maria José Carvalho de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T02:20:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/66539Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T02:20:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos |
title |
O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos |
spellingShingle |
O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos Scharf, Edson Roberto |
title_short |
O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos |
title_full |
O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos |
title_fullStr |
O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos |
title_full_unstemmed |
O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos |
title_sort |
O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos |
author |
Scharf, Edson Roberto |
author_facet |
Scharf, Edson Roberto Soriano-Sierra, Eduardo Juan Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Soriano-Sierra, Eduardo Juan Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scharf, Edson Roberto Soriano-Sierra, Eduardo Juan Domingues, Maria José Carvalho de Souza |
description |
Muito do esforço feito pelo professor no preparo das aulas, nas pesquisas e nos artigos está relacionado com o compartilhamento do conhecimento na sala de aula. Mas o aluno de determinado curso entende o professor como um líder que auxilia o seu crescimento ou como um transferidor de conhecimentos? Vê o professor como um modelo a ser seguido na vida profissional? Com o fito de entender melhor esta relação, foi analisada uma pesquisa em ambientes de ensino muito diversos e com interesses diferentes, dentro de uma mesma instituição de ensino. A técnica de análise dos dados utilizada é a explanatória, que vai além da descrição e tenta explicar as razões para o fenômeno que o estudo descritivo apenas observou. À parte as questões invisíveis a esta pesquisa, como o eixo de ensino do curso ou de problemas localizados com determinado professor, o que se percebeu é que o aluno entende a figura do professor como um fundamento para a busca de um grau maior de conhecimento. Grande parte dos alunos compreendeu que as pesquisas bibliográficas, referenciais teóricos e artigos científicos apresentados pelos professores podem ser acessados facilmente, em sua maioria através da internet. Mesmo assim, não parecem querer prescindir de um profissional que pesquise e selecione aquilo que é mais relevante para o aprendizado individual de cada um dos alunos e explane de tal forma que as informações no seu conjunto formem conhecimento. Ou seja, que o auxilie em seu crescimento. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-10T20:09:19Z 2012-10-10T20:09:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66539 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651968329023488 |