O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scharf, Edson Roberto
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Soriano-Sierra, Eduardo Juan, Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66539
Resumo: Muito do esforço feito pelo professor no preparo das aulas, nas pesquisas e nos artigos está relacionado com o compartilhamento do conhecimento na sala de aula. Mas o aluno de determinado curso entende o professor como um líder que auxilia o seu crescimento ou como um transferidor de conhecimentos? Vê o professor como um modelo a ser seguido na vida profissional? Com o fito de entender melhor esta relação, foi analisada uma pesquisa em ambientes de ensino muito diversos e com interesses diferentes, dentro de uma mesma instituição de ensino. A técnica de análise dos dados utilizada é a explanatória, que vai além da descrição e tenta explicar as razões para o fenômeno que o estudo descritivo apenas observou. À parte as questões invisíveis a esta pesquisa, como o eixo de ensino do curso ou de problemas localizados com determinado professor, o que se percebeu é que o aluno entende a figura do professor como um fundamento para a busca de um grau maior de conhecimento. Grande parte dos alunos compreendeu que as pesquisas bibliográficas, referenciais teóricos e artigos científicos apresentados pelos professores podem ser acessados facilmente, em sua maioria através da internet. Mesmo assim, não parecem querer prescindir de um profissional que pesquise e selecione aquilo que é mais relevante para o aprendizado individual de cada um dos alunos e explane de tal forma que as informações no seu conjunto formem conhecimento. Ou seja, que o auxilie em seu crescimento.
id UFSC_c17a5d1854cfa4d0ffe1b673f34b613d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/66539
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes CursosMuito do esforço feito pelo professor no preparo das aulas, nas pesquisas e nos artigos está relacionado com o compartilhamento do conhecimento na sala de aula. Mas o aluno de determinado curso entende o professor como um líder que auxilia o seu crescimento ou como um transferidor de conhecimentos? Vê o professor como um modelo a ser seguido na vida profissional? Com o fito de entender melhor esta relação, foi analisada uma pesquisa em ambientes de ensino muito diversos e com interesses diferentes, dentro de uma mesma instituição de ensino. A técnica de análise dos dados utilizada é a explanatória, que vai além da descrição e tenta explicar as razões para o fenômeno que o estudo descritivo apenas observou. À parte as questões invisíveis a esta pesquisa, como o eixo de ensino do curso ou de problemas localizados com determinado professor, o que se percebeu é que o aluno entende a figura do professor como um fundamento para a busca de um grau maior de conhecimento. Grande parte dos alunos compreendeu que as pesquisas bibliográficas, referenciais teóricos e artigos científicos apresentados pelos professores podem ser acessados facilmente, em sua maioria através da internet. Mesmo assim, não parecem querer prescindir de um profissional que pesquise e selecione aquilo que é mais relevante para o aprendizado individual de cada um dos alunos e explane de tal forma que as informações no seu conjunto formem conhecimento. Ou seja, que o auxilie em seu crescimento.INPEAU2012-10-10T20:09:19Z2012-10-10T20:09:19Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66539Scharf, Edson RobertoSoriano-Sierra, Eduardo JuanDomingues, Maria José Carvalho de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T02:20:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/66539Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T02:20:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
title O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
spellingShingle O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
Scharf, Edson Roberto
title_short O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
title_full O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
title_fullStr O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
title_full_unstemmed O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
title_sort O Professor: Líder Ou Transferidor De Conhecimentos? A Percepção Dos Alunos Em Diferentes Cursos
author Scharf, Edson Roberto
author_facet Scharf, Edson Roberto
Soriano-Sierra, Eduardo Juan
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author_role author
author2 Soriano-Sierra, Eduardo Juan
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scharf, Edson Roberto
Soriano-Sierra, Eduardo Juan
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
description Muito do esforço feito pelo professor no preparo das aulas, nas pesquisas e nos artigos está relacionado com o compartilhamento do conhecimento na sala de aula. Mas o aluno de determinado curso entende o professor como um líder que auxilia o seu crescimento ou como um transferidor de conhecimentos? Vê o professor como um modelo a ser seguido na vida profissional? Com o fito de entender melhor esta relação, foi analisada uma pesquisa em ambientes de ensino muito diversos e com interesses diferentes, dentro de uma mesma instituição de ensino. A técnica de análise dos dados utilizada é a explanatória, que vai além da descrição e tenta explicar as razões para o fenômeno que o estudo descritivo apenas observou. À parte as questões invisíveis a esta pesquisa, como o eixo de ensino do curso ou de problemas localizados com determinado professor, o que se percebeu é que o aluno entende a figura do professor como um fundamento para a busca de um grau maior de conhecimento. Grande parte dos alunos compreendeu que as pesquisas bibliográficas, referenciais teóricos e artigos científicos apresentados pelos professores podem ser acessados facilmente, em sua maioria através da internet. Mesmo assim, não parecem querer prescindir de um profissional que pesquise e selecione aquilo que é mais relevante para o aprendizado individual de cada um dos alunos e explane de tal forma que as informações no seu conjunto formem conhecimento. Ou seja, que o auxilie em seu crescimento.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-10T20:09:19Z
2012-10-10T20:09:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66539
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/66539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651968329023488