METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114875 |
Resumo: | O presente trabalho, que insere-se na linha de perspectivas e mudanças nas instituições de educação superior e suas relações com a sociedade, teve como objetivo discutir a importância e os desafios da gestão democrática no âmbito de uma universidade pública por meio da adoção de metodologias participativas que costumam ser preconizadas pela própria universidade como estratégias de desenvolvimento de diversas organizações sociais. O trabalho foi conduzido junto ao corpo docente do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB com o propósito de identificar estratégias de intervenção para superação dos problemas ligados a prática docente nesta unidade de ensino. A experiência realizada no CCAAB/UFRB permitiu inferir que, assim como preconizado para diferentes organizações sociais pela própria universidade, existe possibilidade de êxito na adoção de metodologias participativas como subsídio a gestão, viabilizando o incremento da democracia no processo de tomada de decisão nas instituições de ensino superior. Os gestores que se motivarem a adotar metodologias participativas como forma de promoção da gestão democrática de universidades necessitarão superar a pouca experiência dos indivíduos com a participação propriamente dita e a resistência da academia em relação aos métodos participativos. |
id |
UFSC_c19d98368c0ebde28f0f750c85ba6b33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114875 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRBO presente trabalho, que insere-se na linha de perspectivas e mudanças nas instituições de educação superior e suas relações com a sociedade, teve como objetivo discutir a importância e os desafios da gestão democrática no âmbito de uma universidade pública por meio da adoção de metodologias participativas que costumam ser preconizadas pela própria universidade como estratégias de desenvolvimento de diversas organizações sociais. O trabalho foi conduzido junto ao corpo docente do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB com o propósito de identificar estratégias de intervenção para superação dos problemas ligados a prática docente nesta unidade de ensino. A experiência realizada no CCAAB/UFRB permitiu inferir que, assim como preconizado para diferentes organizações sociais pela própria universidade, existe possibilidade de êxito na adoção de metodologias participativas como subsídio a gestão, viabilizando o incremento da democracia no processo de tomada de decisão nas instituições de ensino superior. Os gestores que se motivarem a adotar metodologias participativas como forma de promoção da gestão democrática de universidades necessitarão superar a pouca experiência dos indivíduos com a participação propriamente dita e a resistência da academia em relação aos métodos participativos.2013-12-18T18:11:35Z2013-12-18T18:11:35Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114875Almassy Junior, Alexandre AméricoSilva, Neilton daAlmassy, Rosana Cardoso BarretoGarcia, Rosineide Pereira Mubarackporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:16:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114875Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:16:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB |
title |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB |
spellingShingle |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB Almassy Junior, Alexandre Américo |
title_short |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB |
title_full |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB |
title_fullStr |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB |
title_full_unstemmed |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB |
title_sort |
METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS COMO SUBSÍDIO A GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE ESTRATÉGIAS DE ESTÍMULO A DOCÊNCIA NO CCAAB/UFRB |
author |
Almassy Junior, Alexandre Américo |
author_facet |
Almassy Junior, Alexandre Américo Silva, Neilton da Almassy, Rosana Cardoso Barreto Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Neilton da Almassy, Rosana Cardoso Barreto Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almassy Junior, Alexandre Américo Silva, Neilton da Almassy, Rosana Cardoso Barreto Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
description |
O presente trabalho, que insere-se na linha de perspectivas e mudanças nas instituições de educação superior e suas relações com a sociedade, teve como objetivo discutir a importância e os desafios da gestão democrática no âmbito de uma universidade pública por meio da adoção de metodologias participativas que costumam ser preconizadas pela própria universidade como estratégias de desenvolvimento de diversas organizações sociais. O trabalho foi conduzido junto ao corpo docente do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas - CCAAB da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB com o propósito de identificar estratégias de intervenção para superação dos problemas ligados a prática docente nesta unidade de ensino. A experiência realizada no CCAAB/UFRB permitiu inferir que, assim como preconizado para diferentes organizações sociais pela própria universidade, existe possibilidade de êxito na adoção de metodologias participativas como subsídio a gestão, viabilizando o incremento da democracia no processo de tomada de decisão nas instituições de ensino superior. Os gestores que se motivarem a adotar metodologias participativas como forma de promoção da gestão democrática de universidades necessitarão superar a pouca experiência dos indivíduos com a participação propriamente dita e a resistência da academia em relação aos métodos participativos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18T18:11:35Z 2013-12-18T18:11:35Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114875 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114875 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652076366954496 |