A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Masson, Gustavo Dick
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209636
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
id UFSC_c1a4913da69b96af75edb61f167bac07
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209636
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.A formatação de descontos duplos é muito utilizada por profissionais de marketing e tem recebido cada vez mais atenção dos acadêmicos, principalmente no tocante aos impactos na tomada de decisão dos consumidores. Nesse trabalho buscou-se analisar se a forma como o desconto é comunicado afeta a percepção dos agentes, replicando o trabalho de Gong, Huang e Goh (2019), e considerando adicionalmente a medição da habilidade cognitiva. Para uma amostra de 759 participantes, foram observadas evidências, assim como no paper de referência, de que quando submetidos a duplos-descontos com sequência ascendente (40%-10%) os consumidores apresentam uma maior tendência a compra do que quando defrontados com uma sequência descendente (10%-40%). Pode-se notar também que os resultados encontrados não estão relacionados com a não confiabilidade do respondente à qualidade do produto em questão. Outro resultado interessante, foi a significativa correlação encontrada entre as ações deliberativas e a escolha da sequência ascendente dos participantes do teste. A hipótese levantada para explicar esse efeito é de que os participantes ao analisarem completamente a situação, ancoram no primeiro desconto e avaliam o segundo desconto em relação ao primeiro, resultando em uma maior probabilidade de compra. A situação apresentada aos participantes, de um produto em promoção em um varejista digital e dado o dinamismo do ambiente online, propiciou aos indivíduos que apresentaram menor esforço cognitivo ao responder ao teste, a não percepção da diferença de status dos descontos, e consequentemente a não observação do efeito do duplo-desconto nessas pessoas.Florianópolis, SCCaldeira, João FroisUniversidade Federal de Santa CatarinaMasson, Gustavo Dick2020-07-22T18:19:39Z2020-07-22T18:19:39Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209636info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-07-22T18:19:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/209636Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-07-22T18:19:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.
title A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.
spellingShingle A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.
Masson, Gustavo Dick
title_short A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.
title_full A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.
title_fullStr A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.
title_full_unstemmed A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.
title_sort A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.
author Masson, Gustavo Dick
author_facet Masson, Gustavo Dick
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caldeira, João Frois
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Masson, Gustavo Dick
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02
2020-07-22T18:19:39Z
2020-07-22T18:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209636
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652212485750784