A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209636 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
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A ilusão do duplo-desconto: uma avaliação da racionalidade dos cosumidores em promoções.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.A formatação de descontos duplos é muito utilizada por profissionais de marketing e tem recebido cada vez mais atenção dos acadêmicos, principalmente no tocante aos impactos na tomada de decisão dos consumidores. Nesse trabalho buscou-se analisar se a forma como o desconto é comunicado afeta a percepção dos agentes, replicando o trabalho de Gong, Huang e Goh (2019), e considerando adicionalmente a medição da habilidade cognitiva. Para uma amostra de 759 participantes, foram observadas evidências, assim como no paper de referência, de que quando submetidos a duplos-descontos com sequência ascendente (40%-10%) os consumidores apresentam uma maior tendência a compra do que quando defrontados com uma sequência descendente (10%-40%). Pode-se notar também que os resultados encontrados não estão relacionados com a não confiabilidade do respondente à qualidade do produto em questão. Outro resultado interessante, foi a significativa correlação encontrada entre as ações deliberativas e a escolha da sequência ascendente dos participantes do teste. A hipótese levantada para explicar esse efeito é de que os participantes ao analisarem completamente a situação, ancoram no primeiro desconto e avaliam o segundo desconto em relação ao primeiro, resultando em uma maior probabilidade de compra. A situação apresentada aos participantes, de um produto em promoção em um varejista digital e dado o dinamismo do ambiente online, propiciou aos indivíduos que apresentaram menor esforço cognitivo ao responder ao teste, a não percepção da diferença de status dos descontos, e consequentemente a não observação do efeito do duplo-desconto nessas pessoas.Florianópolis, SCCaldeira, João FroisUniversidade Federal de Santa CatarinaMasson, Gustavo Dick2020-07-22T18:19:39Z2020-07-22T18:19:39Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209636info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-07-22T18:19:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/209636Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-07-22T18:19:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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