Os Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120326 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
id |
UFSC_c1cad4b754417a13cc9d238475167a72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120326 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaMotta, João BatistaMoretto Neto, Luís2014-07-02T22:06:40Z2014-07-02T22:06:40Z2009289625https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120326TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Os acidentes de trânsito diariamente retiram a vida de muitas pessoas, causando perdas irreversíveis às suas famílias e à sociedade brasileira, bem como ocupando leitos hospitalares com os feridos com um custo mais elevado para poder público e que poderiam servir para tratamentos de doenças comuns. A análise das causas dos dados estatísticos de acidentes de trânsito nas Rodovias Federais em Santa Catarina como foco estratégico é o tema desta pesquisa, objetivando estimular a reflexão a respeito, pois se entende que através destes dados poder-se-á definir ações que venham reduzir essas estatísticas que são assustadoras. Assim o objetivo geral deste trabalho é identificar se os dados estatísticos das causas de acidentes podem ser usados de forma estratégica como instrumento na redução de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina. Na fundamentação teórica foram abordados os seguintes temas: planejamento estratégico com a finalidade de diferenciar a estratégia e estratégia como foco principal do estudo. A metodologia visou orientar sobre a forma como os dados foram retirados e onde estes dados foram encontrados. O estudo desenvolvido ficou caracterizado como sendo de natureza aplicada do tipo descritiva, quantitativa e qualitativa. Os dados para o estudo em questão foram obtidos através de um banco de dados estatísticos, na qual as informações são retiradas dos boletins de acidentes de trânsito. Além da identificação e analise das causas de acidentes nos dados estatísticos, outros fatores que contribuíram para a pesquisa foram o quantitativo de acidentes, suas gravidades, condições do tempo, traçado da via, os veículos envolvidos e os tipos de acidentes. Na análise dos dados estatísticos das causas de acidentes, buscou-se uma correlação com a fundamentação teórica, respondendo, assim, o problema de pesquisa, bem como a consecução dos objetivos. Através da análise aliada à estratégia, foi possível sugerir algumas ações como instrumento estratégico na redução de acidentes tais como uma diretriz de estudos através dos dados estatísticos das causas de acidentes, uma presença mais efetiva de viaturas ao longo dos trechos circunscricionais, uma cobrança dos órgãos competentes no que se refere à educação para o trânsito. E por fim, reafirmar que os dados estatísticos não só podem como devem ser utilizados como instrumento de apoio à estratégia, tanto na prevenção quanto na redução de acidentesFlorianópolisAdministraçãoAcidentes de transitoRodoviasOs Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL289625.pdfapplication/pdf575946https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120326/1/289625.pdfd4650371a54617a4ce92955a1d19f572MD51TEXT289625.pdf.txt289625.pdf.txtExtracted texttext/plain135510https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120326/2/289625.pdf.txt5f615e9e118588e10242324388a81434MD52123456789/1203262014-07-06 00:14:45.135oai:repositorio.ufsc.br:123456789/120326Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-07-06T03:14:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.en.fl_str_mv |
Os Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentes |
title |
Os Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentes |
spellingShingle |
Os Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentes Motta, João Batista Administração Acidentes de transito Rodovias |
title_short |
Os Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentes |
title_full |
Os Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentes |
title_fullStr |
Os Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentes |
title_full_unstemmed |
Os Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentes |
title_sort |
Os Dados estatísticos das causas de acidentes de trânsito nas rodovias federais de Santa Catarina como instrumento estratégico na redução de acidentes |
author |
Motta, João Batista |
author_facet |
Motta, João Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.en.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Motta, João Batista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Moretto Neto, Luís |
contributor_str_mv |
Moretto Neto, Luís |
dc.subject.classification.en.fl_str_mv |
Administração Acidentes de transito Rodovias |
topic |
Administração Acidentes de transito Rodovias |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-02T22:06:40Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-07-02T22:06:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120326 |
dc.identifier.other.en.fl_str_mv |
289625 |
identifier_str_mv |
289625 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/120326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120326/1/289625.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/120326/2/289625.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d4650371a54617a4ce92955a1d19f572 5f615e9e118588e10242324388a81434 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805276163309568 |