Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Broietti, Cleber
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216402
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2020.
id UFSC_c1e62970f5cb5b092a056628ffad2547
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216402
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incertezaContabilidadeInvestidores (Finanças)Sistemas de suporte de decisãoPersuasão (Psicologia)Desempenho organizacionalMercado de capitaisTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2020.As decisões dos investidores envolvem uma série de atalhos mentais, que inconscientemente têm impacto na hora de escolher um investimento. A persuasão é uma atividade comunicativa, presente no mercado de capitais, capaz de criar atalhos. Essa pesquisa teve como objetivo analisar a influência da persuasão nas decisões dos investidores relacionadas ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza no mercado de capitais. O estudo fundamenta-se na persuasão, que está inserida no campo da psicologia social, possibilitando mudar ou reforçar a opinião de quem recebe a mensagem persuasiva. A literatura aponta seis elementos capazes de mudar a atitude das pessoas: reciprocidade; escassez; aprovação social; autoridade; empatia; e consistência. Neste estudo, foi abordado o elemento da autoridade. Esta escolha deve-se ao fato de que o analista financeiro desempenha o papel de autoridade técnica em relação ao mercado de capitais e ainda por este elemento ser considerado o mais persuasivo. Para realizar esta pesquisa, foi utilizado o método experimental, a configuração do experimento foi uma fatorial de 3x2, em que estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia assumiram o papel de investidor não profissional. Foram criados nove cenários em que as seguintes variáveis foram manipuladas: persuasão; ambiente de incerteza; e desempenho da empresa. Participaram do experimento 864 indivíduos oriundos de sete universidades, sendo três públicas e quatro privadas. Os resultados confirmaram que os argumentos persuasivos de autoridade exercidos pelo analista financeiro, que representa autoridade técnica no mercado de capitais, influenciam a decisão do investidor não profissional. Além desse achado, as análises mostraram que os investidores preferem situações de risco quando comparados com as situações de ambiguidade, e também se constatou que os investidores tendem a escolher mais as empresas que tiveram melhor desempenho do que aquelas que tiveram pior desempenho. A variável persuasão mostrou-se influente quando testada com as outras duas variáveis, deste modo, não se rejeitou a hipótese de que as escolhas dos investidores seriam maiores por investimentos cujo elemento persuasivo estava presente mesmo quando a empresa havia apresentado pior desempenho. Ao realizar a manipulação com as três variáveis em conjunto, constatou-se que a variável persuasão, mais uma vez, mostrou-se decisiva nas escolhas dos participantes. Quanto a análise das características demográficas as pessoas com menor renda mostraram-se mais propensas a aceitar os argumentos persuasivos de autoridade. O trabalho contribuiu para a literatura das finanças comportamentais, ressaltando que a figura do analista financeiro, por meio da sua autoridade técnica, é capaz de criar atalhos na decisão do investidor, inclusive notou-se que os argumentos do analista foram suficientes para amenizar o pior desempenho da empresa, capaz de persuadir o investidor a decidir pela empresa que havia apresentado o pior resultado. Além disso, os resultados desta pesquisa indicam ao investidor não profissional, a necessidade de analisar criticamente as informações antes da escolha por um investimento, pelo fato do elemento persuasivo de autoridade ser capaz de atuar como um gatilho nas decisões.Abstract: Investor decisions involve a series of mental shortcuts, which unconsciously impact when choosing an investment. Persuasion is a communicative activity, present in the capital market, capable of creating shortcuts. This research aimed to analyze the influence of persuasion on investor decisions related to the performance of companies in environments of uncertainty in the capital market. The study is based on persuasion, which is inserted in the field of social psychology, making it possible to change or reinforce the opinion of those who receive the persuasive message. The literature points out six elements capable of changing people's attitudes: reciprocity; scarcity; social approval; authority; empathy; and consistency. In this study, the element of authority was addressed. This choice is due to the fact that the financial analyst plays the role of technical authority in relation to the capital market and also because this element is considered the most persuasive. To carry out this research, the experimental method was used, the experiment setup was a 3x2 factorial, in which students from the Administration, Accounting and Economics courses assumed the role of non-professional investor. Nine scenarios were created in which the following variables were manipulated: persuasion; uncertainty environment; and company performance. 864 individuals from seven universities participated in the experiment, three public and four private. The results confirmed that the persuasive arguments of authority exercised by the financial analyst, who represents technical authority in the capital market, influence the decision of the nonprofessional investor. In addition to this finding, the analyzes showed that investors prefer risky situations when compared to ambiguous situations, and it was also found that investors tend to choose more companies that performed better than those that performed worse. The persuasion variable proved to be influential when tested with the other two variables, thus, the hypothesis that investors' choices would be greater for investments whose persuasive element was present even when the company had performed worse was not rejected. When performing the manipulation with the three variables together, it was found that the variable persuasion, once again, proved to be decisive in the choices of the participants. Regarding the analysis of demographic characteristics, people with lower incomes were more likely to accept persuasive arguments of authority. The work contributed to the behavioral finance literature, emphasizing that the figure of the financial analyst, through his technical authority, is capable of creating shortcuts in the investor's decision, including that the analyst's arguments were sufficient to mitigate the worst performance of the company, capable of persuading the investor to decide for the company that had presented the worst result. In addition, the results of this research indicate to the non-professional investor, the need to critically analyze the information before choosing an investment, because the persuasive element of authority is able to act as a trigger in decisions.Rover, SulianiAzevedo, Graça Maria do CarmoUniversidade Federal de Santa CatarinaBroietti, Cleber2020-10-21T21:29:17Z2020-10-21T21:29:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis213 p.| il., tabs.application/pdf369965https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216402porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:29:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/216402Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:29:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza
title Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza
spellingShingle Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza
Broietti, Cleber
Contabilidade
Investidores (Finanças)
Sistemas de suporte de decisão
Persuasão (Psicologia)
Desempenho organizacional
Mercado de capitais
title_short Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza
title_full Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza
title_fullStr Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza
title_full_unstemmed Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza
title_sort Influência da persuasão nas decisões dos investidores: experimentos relacionados ao desempenho das empresas em ambientes de incerteza
author Broietti, Cleber
author_facet Broietti, Cleber
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rover, Suliani
Azevedo, Graça Maria do Carmo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Broietti, Cleber
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade
Investidores (Finanças)
Sistemas de suporte de decisão
Persuasão (Psicologia)
Desempenho organizacional
Mercado de capitais
topic Contabilidade
Investidores (Finanças)
Sistemas de suporte de decisão
Persuasão (Psicologia)
Desempenho organizacional
Mercado de capitais
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-21T21:29:17Z
2020-10-21T21:29:17Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369965
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216402
identifier_str_mv 369965
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 213 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652063298551809