Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Antônio Roberto Miranda de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Arruda, Amilton José Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244653
Resumo: O objetivo deste artigo é estabelecer o papel substancial da gestão do design para integração da sustentabilidade no âmbito organizacional. A gestão do design fornece métodos, técnicas e ferramentas que proporcionam processos de design que contêm parâmetros estratégicos que desempenham um elo entre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais dentro das organizações. Desse modo, esse estudo aborda que a gestão do design contribui para a identificação e comunicação da cadeia de valor, dentro das organizações, por meio do gerenciamento de recursos, do tempo, dos custos, da qualidade e da implementação da sustentabilidade por meio de projetos em harmonia com os contextos ambiental, social e econômico de acordo com Triple Bottom Line (TBL). Além desses aspectos, a sustentabilidade no âmbito empresarial deve atender as metas corporativas, assim como a satisfação dos consumidores. Essa nova abordagem da gestão do design, visa desde a integração do design − para o desenvolvimento de uma cultura voltada para inovação e competividade até a implementação da sustentabilidade como um programa formal de atividades. Através de uma revisão da literatura, este estudo mostra como a gestão do design pode contribuir para um novo paradigma dentro das organizações com foco na sustentabilidade estabelecendo uma cadeia de valor dentro das organizações.
id UFSC_c2181f20a5b376905df0b956dc328a00
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244653
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviçosDesign management for sustainability: from design integration to sustainable development of the products and servicesGestão do design;Sustentabilidade;Cadeia de valor;OrganizaçãoDesign management; Sustainability; Value chain; organizationO objetivo deste artigo é estabelecer o papel substancial da gestão do design para integração da sustentabilidade no âmbito organizacional. A gestão do design fornece métodos, técnicas e ferramentas que proporcionam processos de design que contêm parâmetros estratégicos que desempenham um elo entre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais dentro das organizações. Desse modo, esse estudo aborda que a gestão do design contribui para a identificação e comunicação da cadeia de valor, dentro das organizações, por meio do gerenciamento de recursos, do tempo, dos custos, da qualidade e da implementação da sustentabilidade por meio de projetos em harmonia com os contextos ambiental, social e econômico de acordo com Triple Bottom Line (TBL). Além desses aspectos, a sustentabilidade no âmbito empresarial deve atender as metas corporativas, assim como a satisfação dos consumidores. Essa nova abordagem da gestão do design, visa desde a integração do design − para o desenvolvimento de uma cultura voltada para inovação e competividade até a implementação da sustentabilidade como um programa formal de atividades. Através de uma revisão da literatura, este estudo mostra como a gestão do design pode contribuir para um novo paradigma dentro das organizações com foco na sustentabilidade estabelecendo uma cadeia de valor dentro das organizações.The aim of this paper is to establish the substantial role of design management for the integration of sustainability in the organizational scope. Design management provides methods, techniques, and tools that provide design processes that contain strategic parameters that link the economic, social, cultural, and environmental aspects within organizations according to Triple Bottom Line (TBL). Thus, this study argues that design management contributes to the identification and communication of the value chain, within the organizations, through the management of resources, time, costs, quality and implementation of sustainability through projects in harmony with the environmental, social and economic contexts. In addition to these aspects, corporate sustainability must meet corporate goals, as well as consumer satisfaction. This new approach to design management, from the integration of design - to the development of a culture focused on innovation and competitiveness to the implementation of sustainability as a formal program of activities. Through a literature review, this study shows how design management can contribute to a new paradigm within organizations with a focus on sustainability by establishing a value chain within organizations.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-02-24T21:31:06Z2023-02-24T21:31:06Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244653Oliveira, Antônio Roberto Miranda deArruda, Amilton José Vieira deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-24T21:31:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244653Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-24T21:31:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços
Design management for sustainability: from design integration to sustainable development of the products and services
title Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços
spellingShingle Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços
Oliveira, Antônio Roberto Miranda de
Gestão do design;
Sustentabilidade;
Cadeia de valor;
Organização
Design management; Sustainability; Value chain; organization
title_short Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços
title_full Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços
title_fullStr Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços
title_full_unstemmed Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços
title_sort Gestão do design para sustentabilidade: da integração do design ao desenvolvimento sustentável de produtos e serviços
author Oliveira, Antônio Roberto Miranda de
author_facet Oliveira, Antônio Roberto Miranda de
Arruda, Amilton José Vieira de
author_role author
author2 Arruda, Amilton José Vieira de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Antônio Roberto Miranda de
Arruda, Amilton José Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do design;
Sustentabilidade;
Cadeia de valor;
Organização
Design management; Sustainability; Value chain; organization
topic Gestão do design;
Sustentabilidade;
Cadeia de valor;
Organização
Design management; Sustainability; Value chain; organization
description O objetivo deste artigo é estabelecer o papel substancial da gestão do design para integração da sustentabilidade no âmbito organizacional. A gestão do design fornece métodos, técnicas e ferramentas que proporcionam processos de design que contêm parâmetros estratégicos que desempenham um elo entre os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais dentro das organizações. Desse modo, esse estudo aborda que a gestão do design contribui para a identificação e comunicação da cadeia de valor, dentro das organizações, por meio do gerenciamento de recursos, do tempo, dos custos, da qualidade e da implementação da sustentabilidade por meio de projetos em harmonia com os contextos ambiental, social e econômico de acordo com Triple Bottom Line (TBL). Além desses aspectos, a sustentabilidade no âmbito empresarial deve atender as metas corporativas, assim como a satisfação dos consumidores. Essa nova abordagem da gestão do design, visa desde a integração do design − para o desenvolvimento de uma cultura voltada para inovação e competividade até a implementação da sustentabilidade como um programa formal de atividades. Através de uma revisão da literatura, este estudo mostra como a gestão do design pode contribuir para um novo paradigma dentro das organizações com foco na sustentabilidade estabelecendo uma cadeia de valor dentro das organizações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2023-02-24T21:31:06Z
2023-02-24T21:31:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244653
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652194791030784