Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mastey, Andressa Carolina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232770
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_c2ba0689292a28b97b9d5b6a7e4a7476
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232770
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedadeSensibilização; Aluno protagonista; Professor mediador.Awareness; Main student; mediator teacher.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Este trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática de caráter investigativo que utiliza a água como enfoque principal. Trabalhar o tema água em sala de aula e motivar a sensibilização desde cedo é de grande importância, pois irá criar estudantes cada vez mais críticos e pensativos diante dos problemas enfrentados na sociedade. Trazer aulas investigativas para o âmbito escolar é proporcionar que os estudantes sejam protagonistas dos seus próprios conhecimentos, e aprendam a buscar soluções para os problemas propostos. Para o desenvolvimento do trabalho foram pesquisados vários artigos, teses, dissertações, TCCs, e demais documentos oficiais para compreender como deve acontecer o ensino investigativo e compreender a forma que o ensino investigativo está inserido na proposta curricular. Após a análise foi desenvolvida uma sequência didática (SD) de caráter investigativo, pensando nos problemas da água que são enfrentados pela sociedade. Colocar o estudante como peça central do processo de ensino aprendizagem e o professor como mediador é essencial para que aconteça uma aprendizagem significativa. Entende-se que seria essencial que essa sequência didática seja colocada em prática para que seja analisada sua pertinência e viabilidade, pois isso não foi possível devido a pandemia.This work aimed to propose a didactic sequence of investigative features that uses water as its main focus. Working on the water theme in the classroom and raising awareness from an early age is of great importance, as it will create increasingly critical and thoughtful students in light of the problems faced in society. Bringing investigative classes to the school environment is to enable students to be protagonists of their own knowledge, and learn to seek solutions to the proposed problems. For the development of the work, several articles, theses, dissertations, TCCs, and other official documents were researched to understand how investigative teaching should happen and to understand the way that investigative teaching is inserted in the curricular proposal. After the analysis, an investigative didactic sequence (SD) was developed, thinking about the water problems faced by society. Placing the student as the centerpiece of the teaching-learning process and the teacher as a mediator is essential for meaningful learning to take place. It is understood that it would be essential for this didactic sequence to be put into practice in order to analyze its relevance and feasibility, as this was not possible due to the pandemic.Florianópolis, SCDe Toni, Daniela CristinaUniversidade Federal de Santa CatarinaMastey, Andressa Carolina2022-03-24T14:09:54Z2022-03-24T14:09:54Z2021-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232770info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-24T14:09:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232770Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-24T14:09:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedade
title Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedade
spellingShingle Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedade
Mastey, Andressa Carolina
Sensibilização; Aluno protagonista; Professor mediador.
Awareness; Main student; mediator teacher.
title_short Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedade
title_full Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedade
title_fullStr Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedade
title_full_unstemmed Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedade
title_sort Água no ensino de Ciências, uma sequência didática investigativa com enfoque voltado para a importância da água e do seu papel na sociedade
author Mastey, Andressa Carolina
author_facet Mastey, Andressa Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Toni, Daniela Cristina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Mastey, Andressa Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Sensibilização; Aluno protagonista; Professor mediador.
Awareness; Main student; mediator teacher.
topic Sensibilização; Aluno protagonista; Professor mediador.
Awareness; Main student; mediator teacher.
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-26
2022-03-24T14:09:54Z
2022-03-24T14:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232770
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652099544678400