As reivindicações do direito à cidade no Brasil: um estudo a partir da abordagem das capacitações de Amartya Kumar Sen
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188582 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia. |
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As reivindicações do direito à cidade no Brasil: um estudo a partir da abordagem das capacitações de Amartya Kumar SenDireito à cidade no Brasil. Abordagem das Capacitações. Capacitações urbanas.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.O presente trabalho analisa as reivindicações do direito à cidade no Brasil a partir da Abordagem das Capacitações elaborada por Amartya Sen. Com a maioria da população vivendo nas cidades, a problemática do espaço urbano toma cada vez mais corpo e apresentam-se dificuldades relativas ao acesso às oportunidades urbanas. Neste sentido, introduz-se o direito à cidade, termo cunhado por Henri Lefebvre. Originalmente tem o sentido de reivindicar o habitar e pertencer à cidade e caráter revolucionário. No Brasil, é apropriado como uma luta pela cidadania e por equipamentos e infraestrutura urbana, de forma a contemplar um leque de reivindicações, como o direito à moradia e à gestão democrática da cidade. O estudo propõe a análise das reivindicações a partir da concepção do direito à cidade como direito à vida urbana e com aporte teórico na Abordagem das Capacitações. Essa abrange as oportunidades de escolha que cada indivíduo possui referente aos modos de vida que apresentam-se possíveis. Incorpora também os conceitos de liberdade, funcionamentos, capacitações e intitulamentos. O foco nas capacitações abre espaço para pensar-se na redução da pobreza e desigualdade urbana via democratização das oportunidades que a cidade oferece. A pesquisa deu-se de forma qualitativa, por meio de extensiva pesquisa bibliográfica. Constataram-se aspectos convergentes entre os temas explorados, que permitiram a compreensão do direito à cidade como o direito às capacitações urbanas no Brasil. Diante disso, estruturou-se um quadro teórico e analítico com três liberdades, a saber, Liberdade de não sofrer segregação urbana; Liberdade de possuir moradia digna e; Liberdade de participar da vida social e política urbana, com o intuito de compreender as dimensões que abrangem o direito à cidade no contexto brasileiro. Por fim, foi possível traçar relações conceituais entre o enfoque dos intitulamentos e a falta de oportunidades no espaço urbano.Florianópolis, SCMarin, Solange ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Nicole Luiza Kormann da2018-07-24T15:38:09Z2018-07-24T15:38:09Z2018-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188582porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-24T15:38:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188582Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-24T15:38:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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