Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Marilda Leite
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130514
Resumo: Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
id UFSC_c349532a903c7711a1f7c328aac29b62
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/130514
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.FlexibilidadeEducação infantilAtividades interdependentesTrabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.O objetivo desse artigo é apresentar elementos destacados do processo de aplicação de um Projeto de Intervenção Pedagógica, o qual teve como finalidade flexibilizar, por meio de atividades interdependentes o currículo de uma turma de educação infantil, respeitando as necessidades, os interesses e os tempos e espaços das crianças. A organização e implementação do Projeto de Intervenção teve diferentes fases, dentre elas, destacam-se a pesquisa bibliográfica sobre a temática escolhida, o registro das manifestações e interesses das crianças, o planejamento e realização das atividades e o registro delas, observando e anotando as ações e reações das crianças no Diário de Campo. A intervenção foi realizada na turma onde trabalho como professora com vinte e cinco crianças com idade de cinco a seis anos da pré-escola de um Centro de Educação Infantil do Oeste de Santa Catarina. O resultado das intervenções nos ajuda a compreender que a prática educativa, permeada por intencionalidade educativa pode partir de acontecimentos inesperados, necessidades e interesses que aparecem no contexto de interação e assim oportunizar a criança a apropriação do conhecimento historicamente produzido. Além disso, respeitar o espaço e o tempo da infância é trabalhar com a compreensão do currículo flexível. O planejamento do dia a dia do professor mostrou-se como sendo muito mais do que uma receita a ser seguida, exigindo conhecimento, dedicação e compromisso não apenas do professor, mas do sistema educacional a que a instituição está ligada, a fim de garantir padrões de a qualidade na educação infantil.Florianópolis, SCCarlesso, DarianeUniversidade Federal de Santa CatarinaMaciel, Marilda Leite2015-03-12T12:20:42Z2015-03-12T12:20:42Z2012-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis23 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130514porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-12T12:20:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130514Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-12T12:20:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.
title Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.
spellingShingle Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.
Maciel, Marilda Leite
Flexibilidade
Educação infantil
Atividades interdependentes
title_short Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.
title_full Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.
title_fullStr Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.
title_full_unstemmed Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.
title_sort Desafios e possibilidades de flexibilizar o currículo na educação infantil: atividades interdependentes.
author Maciel, Marilda Leite
author_facet Maciel, Marilda Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carlesso, Dariane
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Marilda Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Flexibilidade
Educação infantil
Atividades interdependentes
topic Flexibilidade
Educação infantil
Atividades interdependentes
description Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Infantil - primeira Edição – Polo Chapecó, para a obtenção do Grau de Especialista em Educação Infantil.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-19
2015-03-12T12:20:42Z
2015-03-12T12:20:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130514
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652249162842112