Percepção de mulheres sobre o preparo para o parto em tempos de pandemia: análise fundamentada na teoria da adaptação de Roy
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237440 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
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Percepção de mulheres sobre o preparo para o parto em tempos de pandemia: análise fundamentada na teoria da adaptação de RoyPandemiaGravidezEducação em saúdeAdaptaçãoPartoPandemicPregnancyHealth EducationAdaptationParturitionTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: Estar grávida é um processo de enfrentamento de mudanças a nível biológico, social e psicológico na qual exigem ajustes significativos. A pandemia da Covid-19 potencializou essas transformações já existentes na gestação e tem repercutido em novos desafios na maternidade. Na tentativa de frear a acelerada propagação da doença, surgem novas restrições juntamente com a necessidade de adaptação dessas mulheres, inclusive no preparo para o parto. Objetivo: Conhecer o processo de adaptação para o parto em tempo de pandemia na ótica de mulheres participantes de um grupo de gestantes na modalidade online com análise fundamentada na teoria de Callista Roy. Método: Estudo exploratório-descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido com mulheres participantes do Grupo de Gestantes e Casais Grávidos de uma Universidade do Sul do Brasil, inscritas nos grupos realizados no primeiro semestre de 2020. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e em base documental entre os meses de outubro a dezembro de 2021. A análise de dados foi guiada pela proposta de Minayo. Os resultados foram categorizados e interpretados por meio do Modelo de Adaptação de Callista Roy. Resultados: Sob a ótica do referencial teórico previamente definido emergiram três categorias: “Estímulos focais, contextuais e residuais no preparo para o parto”; “Modos adaptativos: grupo de gestantes como facilitador do processo de adaptação” e “Feedback positivo ao preparo para o parto”. Quanto aos estímulos envolvidos no preparo para o parto, a gestação e a pandemia apresentaram maior impacto para as mulheres. As medidas de prevenção de contaminação da doença da Covid-19 foram caracterizadas como obstáculos na vivência plena da gestação e preparo para o parto. Alterações fisiológicas presentes na gestação também contribuíram para potencialização de sentimentos como medo, incertezas, ansiedade e estresse. Ainda, experiências anteriores e desconhecidas atribuíram relevância no enfrentamento do parto. O grupo de gestantes foi considerado um suporte importante para as mulheres, definido como essencial para maior satisfação em relação ao parto. As mulheres consideram o preparo para o parto como uma atitude importante para tomada de decisão, participação ativa e tranquilização no enfrentamento do processo de parturição. Considerações finais: O estudo fornece subsídios para uma reflexão acerca do processo de adaptação das mulheres ao preparo para o parto no contexto de pandemia. Os achados evidenciaram que por meio de atividades educativas de natureza grupal, como o grupo de gestantes, é possível impulsionar o desenvolvimento de respostas adaptativas e emitir feedbacks positivos ao sistema, contribuindo para o nível individual de adaptação.Introduction: Being pregnant is a process of coping with biological, social and psychological changes that require significant adjustments. The Covid-19 pandemic has enhanced these already existing transformations in pregnancy and has resulted in new challenges in motherhood. In an attempt to stop the rapid spread of the disease, new restrictions arise along with the need for these women to adapt, including in the preparation for childbirth. Objective: To know the process of adaptation for childbirth in a time of pandemic from the perspective of women participating in a group of pregnant women in the online modality with analysis based on Callista Roy’s theory. Method: Exploratory-descriptive study with a qualitative approach developed with women participating in the Group of Pregnant Women and Pregnant Couples of a University in the South of Brazil, enrolled in the groups carried out in the first half of 2020. Data collection took place through semi-structured interviews and in a documentary base from October to December 2021. Data analysis was guided by Minayo's proposal. The results were categorized and interpreted using the Callista Roy Adaptation Model. Results: From the perspective of the previously defined theoretical framework, three categories emerged: “Focal, contextual and residual stimuli in preparation for childbirth”; “Adaptive modes: group of pregnant women as a facilitator of the adaptation process” and “Positive feedback on preparation for childbirth”. As for the stimuli involved in preparing for childbirth, pregnancy and the pandemic had a greater impact on women. Measures to prevent contamination of the Covid-19 disease were characterized as obstacles in the full experience of pregnancy and preparation for childbirth. Physiological changes present in pregnancy also contributed to the potentiation of feelings such as fear, uncertainty, anxiety and stress. Still, previous and unknown experiences attributed relevance in coping with childbirth. Therefore, the group of pregnant women was considered an important support for women, defined as essential for greater satisfaction with childbirth. Women consider the preparation for childbirth as an important attitude for decision-making, active participation and reassurance in facing the parturition process. Final considerations: The present study provides subsidies for a reflection on the process of adaptation of women to the preparation for childbirth in the context of a pandemic. The findings showed that through educational activities of a group nature, such as the group of pregnant women, it is possible to boost the development of adaptive responses and issue positive feedback to the system, contributing to the individual level of adaptation.Florianópolis, SCLima, Margarete Maria deUniversidade Federal de Santa CatarinaPickler, Leticia2022-08-01T00:35:37Z2022-08-01T00:35:37Z2022-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis110 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237440info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-08-01T00:35:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/237440Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-01T00:35:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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