Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167279 |
Resumo: | TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
id |
UFSC_c4161b811514da7d0d20a17a86fa6234 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167279 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologiasEnsino de FísicaAprendizagem significativaRecursos tecnológicosEfeito fotoelétricoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O objetivo dessa pesquisa foi observar como um grupo de estudantes se movimenta na superação de processos mecânicos na aprendizagem do Ensino do Efeito Fotoelétrico, a partir de uma proposta ancorada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, buscando a inclusão dos recursos tecnológicos. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o efeito fotoelétrico, desde suas primeiras incidências até sua confirmação, definições e aplicações. A partir desse estudo, elaborou-se um plano de ensino dividido em três momentos de aprendizagem, buscando alternativas para o estudo do Efeito Fotoelétrico, visando à construção de uma aprendizagem significativa, através de uma proposta de ensino que esteja permeada pelo uso das tecnologias. A curiosidade dos estudantes foi aguçada em sala de aula, a realização de atividades alternativas e diversificadas envolvendo os estudantes tornou-os protagonistas do processo de aprendizagem de modo significativo, facilitando a compreensão da Física. A aprendizagem significativa explorada neste trabalho produziu um maior envolvimento no estudo da Física. A utilização dos recursos tecnológicos possibilitou aos estudantes obter conhecimentos e práticas que serão úteis na sua formação escolar e social, favorecendo seu comprometimento na construção doo conceitos físicos. Sabemos que a educação precisa ser repensada, que é necessário buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor, o interesse do estudante e, consequentemente o nível de aprendizagem.Florianópolis, SCSimões, Bruno dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaBackes, Nilce Ana Cremonini2016-09-11T22:26:14Z2016-09-11T22:26:14Z2016-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167279porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-11T22:26:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167279Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-11T22:26:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias |
title |
Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias |
spellingShingle |
Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias Backes, Nilce Ana Cremonini Ensino de Física Aprendizagem significativa Recursos tecnológicos Efeito fotoelétrico |
title_short |
Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias |
title_full |
Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias |
title_fullStr |
Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias |
title_full_unstemmed |
Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias |
title_sort |
Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias |
author |
Backes, Nilce Ana Cremonini |
author_facet |
Backes, Nilce Ana Cremonini |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Simões, Bruno dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Backes, Nilce Ana Cremonini |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Aprendizagem significativa Recursos tecnológicos Efeito fotoelétrico |
topic |
Ensino de Física Aprendizagem significativa Recursos tecnológicos Efeito fotoelétrico |
description |
TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-11T22:26:14Z 2016-09-11T22:26:14Z 2016-09-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167279 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652073821011968 |