Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes, Nilce Ana Cremonini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167279
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
id UFSC_c4161b811514da7d0d20a17a86fa6234
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167279
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologiasEnsino de FísicaAprendizagem significativaRecursos tecnológicosEfeito fotoelétricoTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.O objetivo dessa pesquisa foi observar como um grupo de estudantes se movimenta na superação de processos mecânicos na aprendizagem do Ensino do Efeito Fotoelétrico, a partir de uma proposta ancorada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, buscando a inclusão dos recursos tecnológicos. Inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o efeito fotoelétrico, desde suas primeiras incidências até sua confirmação, definições e aplicações. A partir desse estudo, elaborou-se um plano de ensino dividido em três momentos de aprendizagem, buscando alternativas para o estudo do Efeito Fotoelétrico, visando à construção de uma aprendizagem significativa, através de uma proposta de ensino que esteja permeada pelo uso das tecnologias. A curiosidade dos estudantes foi aguçada em sala de aula, a realização de atividades alternativas e diversificadas envolvendo os estudantes tornou-os protagonistas do processo de aprendizagem de modo significativo, facilitando a compreensão da Física. A aprendizagem significativa explorada neste trabalho produziu um maior envolvimento no estudo da Física. A utilização dos recursos tecnológicos possibilitou aos estudantes obter conhecimentos e práticas que serão úteis na sua formação escolar e social, favorecendo seu comprometimento na construção doo conceitos físicos. Sabemos que a educação precisa ser repensada, que é necessário buscar formas alternativas para aumentar o entusiasmo do professor, o interesse do estudante e, consequentemente o nível de aprendizagem.Florianópolis, SCSimões, Bruno dos SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaBackes, Nilce Ana Cremonini2016-09-11T22:26:14Z2016-09-11T22:26:14Z2016-09-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167279porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-11T22:26:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/167279Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-11T22:26:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias
title Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias
spellingShingle Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias
Backes, Nilce Ana Cremonini
Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Recursos tecnológicos
Efeito fotoelétrico
title_short Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias
title_full Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias
title_fullStr Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias
title_full_unstemmed Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias
title_sort Ensino do efeito fotoelétrico com o uso das tecnologias
author Backes, Nilce Ana Cremonini
author_facet Backes, Nilce Ana Cremonini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simões, Bruno dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Backes, Nilce Ana Cremonini
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Recursos tecnológicos
Efeito fotoelétrico
topic Ensino de Física
Aprendizagem significativa
Recursos tecnológicos
Efeito fotoelétrico
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Departamento de Metodologia de Ensino. Educação na Cultura Digital.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-11T22:26:14Z
2016-09-11T22:26:14Z
2016-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167279
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652073821011968