Reverberações dos estudos dialógicos da linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semiótica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriela Debas dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219285
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020.
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spelling Reverberações dos estudos dialógicos da linguagem no discurso da BNCC: em torno do objeto discursivo prática de análise linguística/semióticaLinguísticaBase Nacional Comum CurricularLíngua portuguesaAnálise linguísticaAnálise do discursoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020.A partir do atual cenário da educação brasileira em que há diferentes orientações governamentais para a Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) surge como um novo documento normativo. Este, por sua vez, dentre as diferentes orientações que apresenta, dedica-se a tratar sobre o componente curricular Língua Portuguesa, pertencente à área de Linguagens, e suas diferentes práticas de língua(gem), incluindo o eixo análise linguística/semiótica. Considerando esse escopo, o objeto desta pesquisa é o discurso da Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino de Linguagens para os Anos Finais do Ensino Fundamental, com destaque ao componente curricular Língua Portuguesa, e ao eixo análise linguística/semiótica. Em vista disso, o objetivo geral centra-se em analisar as relações dialógicas entretecidas nas reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da Base Nacional Comum Curricular em relação ao objeto discursivo eixo análise linguística/semiótica, que faz parte do componente curricular Língua Portuguesa, para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa está embasada teoricamente na concepção dialógica de discurso, a partir dos escritos de Bakhtin e o Círculo, considerando as obras dos próprios autores do Círculo e também as contribuições de reenunciações apresentadas em pesquisas contemporâneas. No âmbito do aporte metodológico, a investigação insere-se no campo da Linguística Aplicada, tomando como caminho para sua realização os preceitos da análise documental em triangulação com a Análise Dialógica do Discurso, a partir de uma postura dialógica para análise dos dados discursivos. Os dados de análise são as orientações da Base Nacional Comum Curricular para a área de Linguagens, as orientações para o componente curricular Língua Portuguesa, as orientações para o eixo prática de análise linguística/semiótica, e as habilidades relacionadas ao referido eixo ? constituindo o discurso da Base Nacional Comum Curricular. A tese que se defende é que o discurso do objeto da pesquisa responde, em grande parte de seu conteúdo semântico-objetal, dialogicamente aos Estudos Dialógicos da Linguagem e à gramática tradicional, simultaneamente, engendrado em relações dialógicas que matizam movimentos de convergência, divergência e oscilação entre essas abordagens, balizado pelo/no entreespaço ideológico-axiológico do discurso da tradição e do discurso da mudança. O movimento analítico se dá a partir das relações dialógicas entretecidas no enunciado em resposta ideológico-axiológica aos discursos já-ditos quanto aos Estudos Dialógico da Linguagem, constatando e concluindo, enfim, a confirmação da Tese com base nos achados.Abstract: Considering the current background of Brazilian education, in which there are different government guidelines for Basic Education, the National Common Curricular Base ? BNCC (BRASIL, 2018) appears as a new normative document. This document, among the different guidelines it presents, deals with Portuguese Language curricular component, which belongs to Language area, e its three language practices, including linguistic/semiotic analysis. From this scope, the object of the present research is the BNCC discourse regarding Language teaching for the final years of Elementary Education, with emphasis on the Portuguese Language curricular component and the linguistic/semiotic analysis practice. Thus, the main objective here is to analyze dialogic relations interwoven in the reverberations of Dialogic Perspective on Language in BNCC discourse in relation to the discursive object linguistic/semiotic analysis practice, which is part of Portuguese Language curricular component, for the final years of Elementary School. For this purpose, the research is theoretically based on dialogical perspective of language/discourse, considering the writings of Bakhtin and the Circle, and also other works and contributions of contemporary researchers. For the methodological basis, the investigation is inserted in Applied Linguistic field, considering to its development the precepts of documental analysis in triangulation with de Dialogic Discourse Analysis, from a dialogic posture for the data discursive analysis. The data analysis is BNCC guidelines for Language area, BNCC guidelines for Portuguese Language curricular component, BNCC guidelines for linguistic/semiotic analysis practice, and BNCC skills related to the referred practice ? which constitutes BNCC discourse. We defend the thesis that the discourse of aforementioned research object responds, in great part of its semantic-objectal content, dialogically to Dialogic Perspective on Language and to traditional grammar, simultaneously, engendered in dialogical relations that nuances movements of convergence, divergence and oscillation between these approaches, marked by the ideological-axiological interspace of tradition and change discourses. The analysis takes place from the dialogical relations interwoven in the enunciation responding ideologically and axiologically to the previous/already said discourses about Dialogic Perspective on Language, finally verifying and concluding the confirmation of the thesis, based on the findings.Pereira, Rodrigo AcostaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Gabriela Debas dos2021-01-14T18:07:10Z2021-01-14T18:07:10Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis329 p.| il.application/pdf370894https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219285porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:07:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219285Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:07:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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