Relações semânticas em tesauros: um estudo da abordagem pragmática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiss, Leila Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128984
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014.
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spelling Relações semânticas em tesauros: um estudo da abordagem pragmáticaBiblioteconomiaCiência da informaçãoTesaurosPragmatismoSemânticaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2014.Analisa como a abordagem semântica pragmática é ou pode ser adotada para o estabelecimento de relações semânticas em tesauros. Utiliza a técnica de análise de conteúdo para caracterizar a abordagem pragmática e identificar o grau de compatibilidade dessa com as recomendações das normas para elaboração de tesauros ANSI/NISO Z39.19 (2005), ISO25964-1 (2011) e ISO25964-2 (2013). Identifica ideias compartilhadas pelos diferentes autores dos textos que compõem o corpus da pesquisa, formado por 79 trabalhos. Agrupa as ideias comuns em 9 enunciados que destacam aspectos importantes do paradigma pragmático no campo de organização do conhecimento e identifica a compatibilidade dos aspectos que caracterizam essa abordagem com as recomendações das normas para elaboração de tesauros. Identificou-se que apesar de alguns aspectos das normas serem compatíveis com os princípios da abordagem pragmática, esses possuem menor importância, uma vez que não se configuram em elementos centrais para o desenvolvimento de um tesauro. Por outro lado, outros aspectos incompatíveis se configuram em elementos centrais para o desenvolvimento de um tesauro, por exemplo a definição de conceito como unidade de pensamento e uma maior preocupação com a representação (essencialismo) do que com a efetiva comunicação. Uma vez que as normas apresentam as práticas já consolidadas no desenvolvimento de tesauros, podemos dizer que a abordagem pragmática ainda é pouco utilizada para o desenvolvimento de tesauros e para o estabelecimento de relações semânticas. Assim, procuramos mostrar como a abordagem pragmática na OC pode ser adotada. Para isso sistematizamos um conjunto de orientações para o estabelecimento de relações semânticas em tesauros, com base nas recomendações das normas e nos enunciados da abordagem pragmática na OC. A variedade de aspectos que caracterizam essa abordagem trazem contribuições distintas para os diferentes tipos de relações semânticas em tesauros. Para as relações associativas destaca-se a importância da bibliografia para a identificação das relações que podem guiar o usuário a localizar informações úteis ao alcance de seus objetivos. O que não se aplica de forma tão efetiva no caso das relações de equivalência, nas quais a identificação da variedade de termos que podem representar um conceito é essencial, e para isso os usuários, e não apenas a bibliografia, são fontes importantes para a coleta das variações linguísticas. Os aspectos contextuais envolvidos na construção do conhecimento, que10são multiplos e heterogêneos, acarretam implicações éticas para o estabelecimento de relações semânticas em tesauros. A importância de considerar a práica para a formação dos significados pode ser útil para o desenvolvimento de tesauros mais orientados para a comunicação do que para a representação do conhecimento. O entendimento de que os significados variam de acordo com o contexto também é importante para as relações hierárquicas, uma vez que se forem estabelecidas apenas a partir de premissas universalistas podem se tornar demasiadamente rígidas. Ao adotar princípios da abordagem pragmática, os tesauros podem contribuir para uma comunicação efetiva, ao possibilitar a comprensão dos diferentes pontos de vista presentes numa comunidade discursiva e não optar por um como sendo o melhor para representar uma realidade que é, por natureza, heterogênea. As relações semânticas poderiam desempenhar papel crucial nessa comunicação, ao permitir que o usuário possa partir do seu ponto de vista inicial e ir até aqueles defendidos pela frente de pesquisa sobre o tema.<br>Abstract : It examines how the pragmatic semantic approach is or can be adopted for the establishment of semantic relationships in thesaurus. It uses the content analysis technique to characterize the pragmatic approach and identify the degree of compatibility of this with the recommendations of standards for developing thesaurus ANSI/NISO Z39.19 (2005), ISO25964-1(2011) e ISO25964-2(2013). It identifies shared ideas by different authors of the texts that make up the research corpus, consisting of 79 works. It groups together common ideas in 9 statements that highlight important aspects of the pragmatic paradigm in the knowledge organization area and it identifies the aspect compatibility that characterizes this approach with the recommendations of standards for developing thesaurus. It was found that although some aspects of the rules are compatible with the principles of pragmatic approach, they are less important, since they do not constitute in core elements for the development of a thesaurus. On the other hand, other incompatible aspects constitute in core elements for the development of a thesaurus, for example the definition of concept as thought unit and a greater concern for the representation (essentialism) than the actual communication. Once the standards have already established practices in the development of thesaurus, we can say that the pragmatic approach is not widely used for developing thesaurus and to establish semantic relationships. So we try to show how the pragmatic approach can be adopted in the OC. For that, we systematized a set of guidelines for establishing semantic relationships in thesauri, based on the rule recommendations and in the pragmatic approach listed in the OC. The variety of aspects that characterize this approach brings distinct contributions to different types of semantic relationships in thesaurus. For associative relationships, one highlights the importance of literature to identify relationships that can guide the user to find useful information to reach his goals. This is not applied so effectively in the case of equivalence relationships, in which the identification of the variety of terms that can represent a concept is essential, and for this the users and not only the bibliography are important sources for gathering linguistic variations. Contextual aspects involved in knowledge construction, which are multiple and heterogeneous, cause ethical implications for the establishment of semantic relationships in thesaurus. The importance of considering the practice for the formation of meanings can be useful for the development of thesaurus more targeted12towards communication than towards knowledge representation. The understanding that meanings vary according to the context is also important to hierarchical relationships, because if they are established only from universal assumptions they may become too rigid. By adopting pragmatic approach principles, thesaurus may contribute to effective communication, by enabling comprehension of different points of view present in a discursive community and not choosing one as the best to represent a reality that is inherently heterogeneous. Semantic relationships could play a crucial role in this communication by allowing the user to go from his initial point of view to those advocated by the research front on the topic.Brascher, MarisaUniversidade Federal de Santa CatarinaWeiss, Leila Cristina2015-02-05T20:33:54Z2015-02-05T20:33:54Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis166 p.| il.application/pdf331626https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/128984porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:33:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/128984Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:33:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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