O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Maria José Gonçalves
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81432
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_c51ec1e3be5ab040c1442ee8e12399cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81432
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaRezende, Maria José GonçalvesFialho, Francisco Antonio Pereira2012-10-19T03:52:47Z2012-10-19T03:52:47Z20012001187033http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81432Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A força deste trabalho consiste na validação do computador, enquanto recurso tecnológico, capaz de potenciar a aprendizagem de alunos portadores de limitações cognitivas. Para isto, investiga-se a relação da criança especial com o computador e a mediação do professor, devidamente preparado, para o ensino especial. Como conclusão, pretende-se demonstrar que a recuperação e a reabilitação dos portadores de limitações intelectuais serão facilitadas utilizando-se o computador como ferramenta pedagógica com o suporte do professor mediador. Os resultados da pesquisa permitem concluir que são necessárias a produção de situações que promovam o envolvimento do aluno com a atividade informática, a criação de um clima de cooperação, compromisso, responsabilidade, liberdade e, essencialmente, a aceitação do portador de deficiências pela sociedade na qual ele se encontra inserido.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoEducação especialAprendizagemDisturbios cognitivosO computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cogniçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL187033.pdfapplication/pdf1819324https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81432/1/187033.pdfc400feda13a8a96b3dcd017b7a53580bMD51TEXT187033.pdf.txt187033.pdf.txtExtracted Texttext/plain187681https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81432/2/187033.pdf.txt5d22c845f23db5f377a652f359e6ca17MD52THUMBNAIL187033.pdf.jpg187033.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81432/3/187033.pdf.jpg14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33aMD53123456789/814322013-04-30 03:22:46.041oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81432Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T06:22:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
title O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
spellingShingle O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
Rezende, Maria José Gonçalves
Engenharia de produção
Educação especial
Aprendizagem
Disturbios cognitivos
title_short O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
title_full O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
title_fullStr O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
title_full_unstemmed O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
title_sort O computador enquanto recurso tecnológico para potenciar o processo ensino-aprendizagem de alunos com limitações na área da cognição
author Rezende, Maria José Gonçalves
author_facet Rezende, Maria José Gonçalves
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Maria José Gonçalves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
contributor_str_mv Fialho, Francisco Antonio Pereira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Educação especial
Aprendizagem
Disturbios cognitivos
topic Engenharia de produção
Educação especial
Aprendizagem
Disturbios cognitivos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2001
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-19T03:52:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-19T03:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81432
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 187033
identifier_str_mv 187033
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81432/1/187033.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81432/2/187033.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/81432/3/187033.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c400feda13a8a96b3dcd017b7a53580b
5d22c845f23db5f377a652f359e6ca17
14a10af8ae324da16cbe97aa1bb8b33a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805178062733312