SOB O OLHAR DA OBRA DE FRIDA KAHLO: MULHERES NEGRAS, DOCÊNCIA, PODER E GESTÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Priscila Maria De Sousa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Larrechea, Enrique Martínez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97774
Resumo: O presente estudo é fruto de uma parte da tese de doutorado que buscou resgatar e analisar a trajetória das docentes negras de ensino superior e suas percepções sobre gestão e poder. Os objetivos específicos propostos foram: (A) Identificar as situações de discriminação vivenciadas na atuação docente e suas implicações na ascensão aos cargos de poder; (B) Compreender e tipificar o comportamento das instituições de ensino superior quanto à valorização da diversidade de gênero e etnia. O estudo foi exploratório, com abordagem qualitativa, realizado por meio de questionários respondidos por 31 docentes negras. No aspecto metodológico, fundamentou-se na Análise de Conteúdo, Laurence Bardin (1999), além da obra de Frida Kahlo, pintora mexicana, como recurso iconográfico. Constatou-se que em sua totalidade as docentes negras pesquisadas vivem situações cotidianas de discriminação e racismo; possuem histórico profissional pautado na excelência com alto grau de exigência de desempenho e que percebem e sentem o processo de discriminação e invisibilidade que enfrentam nas suas relações de trabalho. Por fim, sinaliza-se um modelo de gestão monolítico nas instituições de ensino superior brasileiras.
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