Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kuhn, Ivo Ney
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Tisott, Sirlei Tonello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74622
Resumo: Este estudo apresenta uma análise descritiva da Demonstração do Valor Adicionado - DVA da FIDENE/UNIJUÍ e se propõe a avaliar a riqueza criada, bem como a sua distribuição, relatando a real contribuição social gerada aos stakeholders. Na FIDENE/UNIJUÍ, por ser uma instituição de caráter comunitário, regional e filantrópico, os benefícios da atividade que executa devem ser descentralizados e distribuídos a favor da comunidade regional, que é financiadora, administradora e controladora desta instituição. Assim, a questão de pesquisa é: Qual a riqueza gerada e como ela foi distribuída aos seus stakeholders no período 2001/2005. O objetivo deste artigo é descrever a importância da DVA para a tomada de decisão no atual contexto de mudanças no cenário brasileiro do ensino superior, destacando a distribuição do valor agregado e, para alcançá-lo, foi desenvolvido um referencial teórico abordando, inicialmente, aspectos sobre a responsabilidade social e, na seqüência, sobre a DVA. Seguindo o método do estudo de caso, numa abordagem quantitativa e qualitativa, analisou-se a DVA da FIDENE no período 2001/2005. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que, a distribuição da riqueza concentrou-se basicamente em três grupos de interesses. Conclui-se que a DVA como um instrumento de gestão demonstra a necessidade de repensar e reestruturar algumas de suas ações de caráter social, sob pena de insustentabilidade econômico-financeira mais permanente.
id UFSC_c526e85e39f9d6182595345c7308ede2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/74622
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍEste estudo apresenta uma análise descritiva da Demonstração do Valor Adicionado - DVA da FIDENE/UNIJUÍ e se propõe a avaliar a riqueza criada, bem como a sua distribuição, relatando a real contribuição social gerada aos stakeholders. Na FIDENE/UNIJUÍ, por ser uma instituição de caráter comunitário, regional e filantrópico, os benefícios da atividade que executa devem ser descentralizados e distribuídos a favor da comunidade regional, que é financiadora, administradora e controladora desta instituição. Assim, a questão de pesquisa é: Qual a riqueza gerada e como ela foi distribuída aos seus stakeholders no período 2001/2005. O objetivo deste artigo é descrever a importância da DVA para a tomada de decisão no atual contexto de mudanças no cenário brasileiro do ensino superior, destacando a distribuição do valor agregado e, para alcançá-lo, foi desenvolvido um referencial teórico abordando, inicialmente, aspectos sobre a responsabilidade social e, na seqüência, sobre a DVA. Seguindo o método do estudo de caso, numa abordagem quantitativa e qualitativa, analisou-se a DVA da FIDENE no período 2001/2005. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que, a distribuição da riqueza concentrou-se basicamente em três grupos de interesses. Conclui-se que a DVA como um instrumento de gestão demonstra a necessidade de repensar e reestruturar algumas de suas ações de caráter social, sob pena de insustentabilidade econômico-financeira mais permanente.INPEAU2012-10-15T17:44:52Z2012-10-15T17:44:52Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74622Kuhn, Ivo NeyTisott, Sirlei Tonelloporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T15:30:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/74622Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T15:30:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍ
title Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍ
spellingShingle Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍ
Kuhn, Ivo Ney
title_short Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍ
title_full Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍ
title_fullStr Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍ
title_full_unstemmed Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍ
title_sort Evidenciação e transparência: um estudo de caso do valor adicionado na FIDENE/UNIJUÍ
author Kuhn, Ivo Ney
author_facet Kuhn, Ivo Ney
Tisott, Sirlei Tonello
author_role author
author2 Tisott, Sirlei Tonello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kuhn, Ivo Ney
Tisott, Sirlei Tonello
description Este estudo apresenta uma análise descritiva da Demonstração do Valor Adicionado - DVA da FIDENE/UNIJUÍ e se propõe a avaliar a riqueza criada, bem como a sua distribuição, relatando a real contribuição social gerada aos stakeholders. Na FIDENE/UNIJUÍ, por ser uma instituição de caráter comunitário, regional e filantrópico, os benefícios da atividade que executa devem ser descentralizados e distribuídos a favor da comunidade regional, que é financiadora, administradora e controladora desta instituição. Assim, a questão de pesquisa é: Qual a riqueza gerada e como ela foi distribuída aos seus stakeholders no período 2001/2005. O objetivo deste artigo é descrever a importância da DVA para a tomada de decisão no atual contexto de mudanças no cenário brasileiro do ensino superior, destacando a distribuição do valor agregado e, para alcançá-lo, foi desenvolvido um referencial teórico abordando, inicialmente, aspectos sobre a responsabilidade social e, na seqüência, sobre a DVA. Seguindo o método do estudo de caso, numa abordagem quantitativa e qualitativa, analisou-se a DVA da FIDENE no período 2001/2005. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que, a distribuição da riqueza concentrou-se basicamente em três grupos de interesses. Conclui-se que a DVA como um instrumento de gestão demonstra a necessidade de repensar e reestruturar algumas de suas ações de caráter social, sob pena de insustentabilidade econômico-financeira mais permanente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-15T17:44:52Z
2012-10-15T17:44:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74622
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/74622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651912504934400