Recursos de poder e a transformação da lógica do campo: um estudo sobre o Festival de Dança de Joinville

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Juliana Cristina de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91908
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaOliveira, Juliana Cristina deSilva, Rosimeri de Fátima Carvalho da2012-10-24T03:46:22Z2012-10-24T03:46:22Z20082008255437http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91908Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.O presente trabalho tem por objetivo investigar de que forma os recursos de poder dos atores envolvidos no Festival de Dança de Joinville no período de 1983 a 2007 influenciaram na transformação de sua lógica. Para tanto, foi utilizada uma abordagem envolvendo cultura, campo da cultura, poder e recursos de poder. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso do Festival de Dança de Joinville. A passagem de um festival regional que começa como um intercâmbio entre escolas de dança e se transforma no maior evento de dança do mundo em número de participantes, modalidades e público, envolve disputas de poder que se realizam em três fases, inclusive na perspectiva dos entrevistados. A primeira fase envolves recursos de poder culturais como base de conservação no campo e a lógica predominantemente é a da arte, ainda que outros interesses estejam atrelados ao evento. Na segunda fase podemos perceber os recursos de poder econômico e político como base de conservação dentro do campo, resultado da transformação da lógica do evento que passa a ser mais mercantil e política. Em virtude da rejeição dessa lógica por parte dos participantes e do público há uma busca pela retomada da lógica cultural no evento que resulta na terceira fase que envolve o surgimento de um Instituto sem fins lucrativos para gerenciar o evento e dentro deste um conselho artístico que representada à retomada cultural do festival. Esse conselho artístico apesar de tido como autônomo é submetido a aprovações em outras instâncias do Instituto o que provoca uma espécie de negociação entre os atores que possuem diferentes recursos de poder de diferentes valores dentro do campo, procurando estabelecer quais interesses serão atendidos com a realização do Festival de Dança de Joinville. The present dissertation has for objective to investigate that it forms the resources of the actors' power involved in the Festival of Dance of Joinville in the period from 1983 to 2007 influenced in the transformation of logic. For so much, an approach was used involving culture, field of the culture, to can and resources of power. For this study we opted to use the capital concept developed by Bourdieu being them: cultural capital, political capital, economical capital, social capital, business capital and symbolic capital. The adopted methodological procedure was the study of case of the Festival of Dance of Joinville. The passage of a regional festival that it begins as an exchange among dance schools and it becomes the largest event of the world in number of participants, modalities and public, it involves disputes of power that take place in three phases. The first phase involves the cultural capital as conservation base in the field and the logic is predominantly the one of the art, although other interests are harnessed to the event. In the second phase we can notice the economical and political capital inside as conservation base of the field, result of the transformation of the logic of the event that passes the most mercantile being and politics. Because of the rejection of that logic on the part of participants and public has a search for the retaking of the cultural capital in the event that results in the third phase of the event that involves the appearance of an Institute without lucrative ends to manage the event and inside of this an artistic piece of advice that represented the cultural retaking of the festival. That artistic piece of advice in spite of having had as autonomous is submitted to approvals in other instances of the Institute that provokes inside a type of negotiation among the actors that it has different capitals of different values of the field.porFlorianópolis, SCAdministraçãoPoder (Ciências Sociais)Cultura organizacionalRecursos de poder e a transformação da lógica do campo: um estudo sobre o Festival de Dança de Joinvilleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL255437.pdfapplication/pdf652067https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91908/1/255437.pdf4104d03f93244d33ce2c5b04de27fb4bMD51TEXT255437.pdf.txt255437.pdf.txtExtracted Texttext/plain325247https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91908/2/255437.pdf.txtccc6d6243142d43393d8606c39dbbe18MD52THUMBNAIL255437.pdf.jpg255437.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/91908/3/255437.pdf.jpgdbd27bc0d46e40b6f6569ed0bac34537MD53123456789/919082013-05-01 22:06:01.745oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91908Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T01:06:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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