Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179011 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2017. |
id |
UFSC_c573b0df4441a97392c5b6056e559702 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/179011 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo FreireHistóriaEstudo e ensinoTeatro na educaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2017.Entender como se processam as relações de opressão na sociedade, através da prática educativa dialogal, como proposta por Paulo Freire, implica em estabelecer uma relação constante e dinâmica entre os sujeitos, no sentido de buscar a interação de diferentes conhecimentos possíveis de vários lugares e épocas. Acreditamos que práticas teatrais possam colaborar fundamentalmente com esse processo, por expandirem as possibilidades de ação didática. O Teatro do Oprimido proposto por Augusto Boal visa dar um sentido profundamente social para tais práticas, em que o sujeito tem a oportunidade de questionar a si mesmo e o mundo, tanto no presente quanto em relação ao passado. Quando direcionamos esses subsídios ao ensino de História, percebemos o quanto a habilidade de considerar a relação dos agentes históricos com os elementos do seu tempo pode proporcionar uma rica integração das propostas dos autores aqui discutidos, assim como oportunizar o diálogo com o conhecimento histórico no processo educacional. Buscamos, através deste estudo prático e investigativo, analisar as potencialidades de práticas teatrais associadas ao ensino de História. Particularmente utilizamos a ditadura civil-militar brasileira como base temática, e investigamos seu ensino tendo por base o conceito de empatia histórica. Para tanto, no primeiro capítulo, analisamos algumas contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire que serviram de base para este estudo; no segundo capítulo, apresentamos o conceito de empatia histórica e discutimos suas possíveis ligações com as práticas teatrais; no capítulo seguinte são discutidos os resultados das práticas teatrais implementadas à luz das análises teóricas realizadas. Com este estudo, além de entender como se processa o pensamento histórico dos estudantes, partindo do tema proposto, buscou-se também oferecer mecanismos para o seu aperfeiçoamento.Bittencourt, JaneUniversidade Federal de Santa CatarinaMachado, Cleyton2017-09-05T04:15:38Z2017-09-05T04:15:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis132 p.| il.application/pdf348082https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179011porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T04:15:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/179011Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-09-05T04:15:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire |
title |
Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire |
spellingShingle |
Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire Machado, Cleyton História Estudo e ensino Teatro na educação |
title_short |
Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire |
title_full |
Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire |
title_fullStr |
Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire |
title_sort |
Práticas teatrais no ensino de história: contribuições de Augusto Boal e Paulo Freire |
author |
Machado, Cleyton |
author_facet |
Machado, Cleyton |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bittencourt, Jane Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Cleyton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Estudo e ensino Teatro na educação |
topic |
História Estudo e ensino Teatro na educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-05T04:15:38Z 2017-09-05T04:15:38Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
348082 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179011 |
identifier_str_mv |
348082 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
132 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652312459083776 |