A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68088 |
Resumo: | Esta pesquisa visa entender a aplicação da avaliação de desempenho na determinação do potencial dos funcionários. O estudo tem como objetivo investigar os impactos da avaliação de desempenho na avaliação de potencial, assim como as causas e conseqüências da sua ausência. Para a realização deste intento, foi feita uma pesquisa em uma universidade em Moçambique, na qual se utilizou a técnica de entrevistas, através de um questionário definido a partir da literatura sobre a avaliação de desempenho e de potencial. Aplicou-se estatística descritiva (REA,2000) para a apuração das freqüências absolutas e relativas e a análise qualitativa na descrição dos resultados. A falta de um programa de avaliação de desempenho para professores do ensino superior público em Moçambique contribui negativamente na gestão universitária, fato confirmado pelos resultados obtidos da análise dos dados de pesquisa. No final, recomenda-se a adoção de programas de avaliação para os professores e são apresentadas sugestões de treinamento dos avaliadores. |
id |
UFSC_c6005a40ac313832053ef699077d7dd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68088 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de MoçambiqueEsta pesquisa visa entender a aplicação da avaliação de desempenho na determinação do potencial dos funcionários. O estudo tem como objetivo investigar os impactos da avaliação de desempenho na avaliação de potencial, assim como as causas e conseqüências da sua ausência. Para a realização deste intento, foi feita uma pesquisa em uma universidade em Moçambique, na qual se utilizou a técnica de entrevistas, através de um questionário definido a partir da literatura sobre a avaliação de desempenho e de potencial. Aplicou-se estatística descritiva (REA,2000) para a apuração das freqüências absolutas e relativas e a análise qualitativa na descrição dos resultados. A falta de um programa de avaliação de desempenho para professores do ensino superior público em Moçambique contribui negativamente na gestão universitária, fato confirmado pelos resultados obtidos da análise dos dados de pesquisa. No final, recomenda-se a adoção de programas de avaliação para os professores e são apresentadas sugestões de treinamento dos avaliadores.INPEAU2012-10-11T15:34:59Z2012-10-11T15:34:59Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68088Mondlane, Augusto JoséFarah, Osvaldo EliasCorrêa, Dalila AlvesGiuliani, António Carlosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:20:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68088Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:20:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique |
title |
A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique |
spellingShingle |
A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique Mondlane, Augusto José |
title_short |
A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique |
title_full |
A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique |
title_fullStr |
A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique |
title_full_unstemmed |
A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique |
title_sort |
A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique |
author |
Mondlane, Augusto José |
author_facet |
Mondlane, Augusto José Farah, Osvaldo Elias Corrêa, Dalila Alves Giuliani, António Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Farah, Osvaldo Elias Corrêa, Dalila Alves Giuliani, António Carlos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mondlane, Augusto José Farah, Osvaldo Elias Corrêa, Dalila Alves Giuliani, António Carlos |
description |
Esta pesquisa visa entender a aplicação da avaliação de desempenho na determinação do potencial dos funcionários. O estudo tem como objetivo investigar os impactos da avaliação de desempenho na avaliação de potencial, assim como as causas e conseqüências da sua ausência. Para a realização deste intento, foi feita uma pesquisa em uma universidade em Moçambique, na qual se utilizou a técnica de entrevistas, através de um questionário definido a partir da literatura sobre a avaliação de desempenho e de potencial. Aplicou-se estatística descritiva (REA,2000) para a apuração das freqüências absolutas e relativas e a análise qualitativa na descrição dos resultados. A falta de um programa de avaliação de desempenho para professores do ensino superior público em Moçambique contribui negativamente na gestão universitária, fato confirmado pelos resultados obtidos da análise dos dados de pesquisa. No final, recomenda-se a adoção de programas de avaliação para os professores e são apresentadas sugestões de treinamento dos avaliadores. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-11T15:34:59Z 2012-10-11T15:34:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68088 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68088 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652005662523393 |