A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mondlane, Augusto José
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Farah, Osvaldo Elias, Corrêa, Dalila Alves, Giuliani, António Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68088
Resumo: Esta pesquisa visa entender a aplicação da avaliação de desempenho na determinação do potencial dos funcionários. O estudo tem como objetivo investigar os impactos da avaliação de desempenho na avaliação de potencial, assim como as causas e conseqüências da sua ausência. Para a realização deste intento, foi feita uma pesquisa em uma universidade em Moçambique, na qual se utilizou a técnica de entrevistas, através de um questionário definido a partir da literatura sobre a avaliação de desempenho e de potencial. Aplicou-se estatística descritiva (REA,2000) para a apuração das freqüências absolutas e relativas e a análise qualitativa na descrição dos resultados. A falta de um programa de avaliação de desempenho para professores do ensino superior público em Moçambique contribui negativamente na gestão universitária, fato confirmado pelos resultados obtidos da análise dos dados de pesquisa. No final, recomenda-se a adoção de programas de avaliação para os professores e são apresentadas sugestões de treinamento dos avaliadores.
id UFSC_c6005a40ac313832053ef699077d7dd7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68088
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de MoçambiqueEsta pesquisa visa entender a aplicação da avaliação de desempenho na determinação do potencial dos funcionários. O estudo tem como objetivo investigar os impactos da avaliação de desempenho na avaliação de potencial, assim como as causas e conseqüências da sua ausência. Para a realização deste intento, foi feita uma pesquisa em uma universidade em Moçambique, na qual se utilizou a técnica de entrevistas, através de um questionário definido a partir da literatura sobre a avaliação de desempenho e de potencial. Aplicou-se estatística descritiva (REA,2000) para a apuração das freqüências absolutas e relativas e a análise qualitativa na descrição dos resultados. A falta de um programa de avaliação de desempenho para professores do ensino superior público em Moçambique contribui negativamente na gestão universitária, fato confirmado pelos resultados obtidos da análise dos dados de pesquisa. No final, recomenda-se a adoção de programas de avaliação para os professores e são apresentadas sugestões de treinamento dos avaliadores.INPEAU2012-10-11T15:34:59Z2012-10-11T15:34:59Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68088Mondlane, Augusto JoséFarah, Osvaldo EliasCorrêa, Dalila AlvesGiuliani, António Carlosporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T14:20:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68088Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T14:20:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique
title A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique
spellingShingle A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique
Mondlane, Augusto José
title_short A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique
title_full A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique
title_fullStr A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique
title_full_unstemmed A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique
title_sort A Avaliação do Desempenho na Determinação do Potencial Para a Progressão nas Carreiras dos Funcionários Um Estudo de Caso no Ensino Superior Público de Moçambique
author Mondlane, Augusto José
author_facet Mondlane, Augusto José
Farah, Osvaldo Elias
Corrêa, Dalila Alves
Giuliani, António Carlos
author_role author
author2 Farah, Osvaldo Elias
Corrêa, Dalila Alves
Giuliani, António Carlos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mondlane, Augusto José
Farah, Osvaldo Elias
Corrêa, Dalila Alves
Giuliani, António Carlos
description Esta pesquisa visa entender a aplicação da avaliação de desempenho na determinação do potencial dos funcionários. O estudo tem como objetivo investigar os impactos da avaliação de desempenho na avaliação de potencial, assim como as causas e conseqüências da sua ausência. Para a realização deste intento, foi feita uma pesquisa em uma universidade em Moçambique, na qual se utilizou a técnica de entrevistas, através de um questionário definido a partir da literatura sobre a avaliação de desempenho e de potencial. Aplicou-se estatística descritiva (REA,2000) para a apuração das freqüências absolutas e relativas e a análise qualitativa na descrição dos resultados. A falta de um programa de avaliação de desempenho para professores do ensino superior público em Moçambique contribui negativamente na gestão universitária, fato confirmado pelos resultados obtidos da análise dos dados de pesquisa. No final, recomenda-se a adoção de programas de avaliação para os professores e são apresentadas sugestões de treinamento dos avaliadores.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-11T15:34:59Z
2012-10-11T15:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68088
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652005662523393