Avaliação da viabilidade de uma intervenção para promoção de habilidades sociais em crianças envolvidas em processos judiciais decorrentes da separação/divórcio parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Quele de Souza Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241161
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSantos, Quele de Souza GomesVieira, Mauro LuísDias, Natália Martins2022-10-21T19:05:47Z2022-10-21T19:05:47Z2021378426https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/241161Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.O divórcio parental é um fenômeno complexo que nem todos os membros da família estão preparados para vivenciar, especialmente as crianças. Diante desse contexto, a criança pode apresentar alterações comportamentais que, em médio e longo prazo, podem repercutir em transtornos mentais. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade de implementação de uma intervenção psicológica com crianças envolvidas em processos judiciais decorrentes do divórcio parental. Para tanto, foram realizados quatro estudos. O Estudo 1 teve como objetivo caracterizar o desempenho social de crianças envolvidas em processos judiciais decorrentes do divórcio parental. Neste estudo, 26 crianças e seus respectivos responsáveis responderam ao Inventário de Habilidades Sociais e Problemas de comportamento e Competência Acadêmica para Crianças (SRSS ? versão pais e crianças) e o Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ ? versão crianças) e o Questionário Sociodemográfico. Os resultados indicaram que, a maioria das crianças avaliou seu repertório de habilidades sociais como abaixo da média inferior. Em contrapartida, os pais indicaram que, no geral, as crianças apresentavam desempenho social habilidoso e indesejável. O Estudo 2 apresentou o processo de desenvolvimento e obtenção de evidências de validade de conteúdo do Programa Super-Habilidosos (PSH), um treinamento de habilidades sociais, com foco na promoção do desempenho social habilidoso de crianças envolvidas em processos judiciais decorrentes do divórcio parental. O Estudo 3 teve como objetivo apresentar as evidências de validade de conteúdo do Protocolo para Avaliação da Qualidade de Implementação de Treinamento de Habilidades Sociais ? PAQI ? THS. Sete psicólogos, experts em avaliação psicológica, participaram desse estudo e suas contribuições possibilitaram identificar as inconsistências nos itens do PAQI, o que promoveu o aprimoramento do instrumento, com a inclusão de itens específicos para caracterizar o desempenho dos facilitadores e envolvimento dos participantes com a intervenção. O Estudo 4, por sua vez, teve como objetivo avaliar os resultados e processo do PSH sobre o desempenho social de crianças envolvidas em processos judiciais decorrentes do divórcio parental. Para isso, foi realizado um estudo de caso. Participaram desse estudo quatro crianças e seus responsáveis. Os resultados indicaram, a partir da percepção das crianças e seus responsáveis, efeitos positivos do PSH sobre o repertório de comunicação e autocontrole, bem como diminuição das respostas sociais indesejáveis. A avaliação de processo apontou que, tanto as facilitadoras do programa quanto os participantes aderiram às atividades propostas. Com relação as sugestões para melhorar o PSH, as crianças recomendaram o aumento do tempo da brincadeira livre. Mães e crianças relataram satisfação com a intervenção. Desse modo, entende-se que o PSH é uma intervenção que pode contribuir para a promoção do bem-estar infantil. Os resultados desta Tese indicaram a viabilidade de implementação de uma intervenção psicológica com crianças no contexto jurídico e contribuem para o aprimoramento da assistência psicológica às crianças envolvidas em processos judiciais decorrentes do divórcio parental. Sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas a fim de avaliar a eficácia do PSH para promoção do desempenho social infantil.Abstract: Parental divorce is a complex phenomenon that not all the family members are prepared to experience, especially the children. Considering this context, the child may present behavioral changes that may impact mental disorders in medium and long term. Therefore, the objective of this work was the feasibility assessment of the implementation of psychological intervention in children involved in the judicial process resulting from parental divorce. For this purpose, it was held four studies. Study 1 had as objective to characterize the social performance of children involved in judicial processes resulting from parental divorce. In this study, 26 children and their respective guardians answered the Social Skills Survey and Problems of behavior and Academic Competence for Children (SRSS ? parents and children?s version), the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ ? children?s version), and the Sociodemographic Questionnaire. The results suggested that most of the children evaluated their repertoire of social skills as below the lower average. In contrast, parents suggested that, in general, children presented social skilled performance and undesirable. Study 2 presented the process of development and attainment of pieces of evidence and content validity of the Super Skilled Program (PSH), a social skill training, with a focus on the promotion of social skilled performance of children involved in judicial processes resulting from parental divorce. Study 3 had as objective to present the content validity of the Protocol of Evaluation of Quality of Implementation of Social Skills Training - PAQI ? THS. Seven psychologists, experts in psychological evaluation, participated in this study and their contribution enabled to identify inconsistencies of PAQI?s items that fostered the improvement of the instrument, with the inclusion of specific items to characterize the facilitators? performance and participants? engagement in the intervention. Study 4, in turn, had as objective to evaluate the effects of PSH on the social performance of children involved in judicial processes resulting from parental divorce. To this end, it was held a case study. Four children and their guardians participated in this study. Results suggested, based on the children?s and their guardians? perspective, positive effects of PSH on the communication and self-control repertoire, as well as a decrease of undesirable social answers. The evaluation of the implementation process of PSH showed that both program facilitators and participants joined the proposed activities. Regarding the suggestions to improve the PSH, children recommended increasing the leisure time. Mothers and children reported satisfaction with the intervention. In this way, it is understood that the PSH is an intervention that can contribute to the promotion of the children?s welfare. It stands out that according to the children and their mothers? reports, the social skilled answers were preserved three months after the intervention, which can be an indication of PSH effectiveness. The results of this Thesis showed the viability of the implementation of psychological intervention with children in the legal context and contribute to the improvement of the psychological assistance to the children involved in judicial processes resulting from parental divorce. It is suggested that new research should be held to evaluate PSH efficacy in the promotion of social performance of children.207 p.| il.porPsicologiaDivórcioDesenvolvimento infantilIntervenção psicossocialHabilidades sociais em criançasAvaliação da viabilidade de uma intervenção para promoção de habilidades sociais em crianças envolvidas em processos judiciais decorrentes da separação/divórcio parentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPSI0958-T.pdfPPSI0958-T.pdfapplication/pdf6901748https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/241161/1/PPSI0958-T.pdfd4a375aaff13afe4b17ab2e0592afbf2MD51123456789/2411612022-10-21 16:05:47.42oai:repositorio.ufsc.br:123456789/241161Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T19:05:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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