PICCPED®: aplicativo móvel para prevenção de eventos adversos relacionados ao cateter central de inserção periférica em pediatria e neonatologia no contexto brasileiro e australiano
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254208 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2024. |
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PICCPED®: aplicativo móvel para prevenção de eventos adversos relacionados ao cateter central de inserção periférica em pediatria e neonatologia no contexto brasileiro e australianoEnfermagemEnfermagem pediátricaEnfermagem neonatalAplicativos móveisCatéteresSegurança do pacienteTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2024.A crescente relevância dos Cateteres Centrais de Inserção Periférica para a terapia intravenosa em pediatria e neonatologia é globalmente acompanhada por elevadas taxas de eventos adversos. Considerando que o PiccPed®, um aplicativo móvel do tipo mobile-learning, desenvolvido pelos pesquisadores, visa auxiliar enfermeiros na prevenção destes, tem-se como objetivos validar o conteúdo, avaliar a qualidade do Software e verificar a efetividade desta tecnologia na aprendizagem do Enfermeiro frente à prevenção de eventos adversos relacionados à manutenção deste dispositivo em pediatria e neonatologia. Além de realizar a adaptação cultural e validação de conteúdo do PiccPed® para o contexto pediátrico e neonatal australiano. O estudo foi desenvolvido em quatro etapas. A primeira caracteriza-se por um estudo metodológico, que visa validar o conteúdo do App, por meio dos princípios de Pasquali (2010), realizada com 27 especialistas Enfermeiros. A segunda etapa visou avaliar a qualidade de Software do PiccPed®, por meio das recomendações da International Organization for Standardization e International Electrotechnical Commission 25010, de 2011 e, do Learning Object Review Instrument 2.0®, realizada com 6 especialistas Enfermeiros e 7 especialistas em Tecnologia da Informação. Já a terceira etapa foi um estudo quase-experimental, do tipo antes e depois, realizado em três fases: pré-teste, intervenção (aplicação do PiccPed®) e pós-teste, com amostra dependente, de 56 enfermeiros que atuavam em Unidades Pediátricas e Neonatais de dois Hospitais terciários no Sul do Brasil. A quarta etapa foi composta por um estudo metodológico, com o objetivo de realizar a adaptação cultural e validação de conteúdo do PiccPed® para o contexto pediátrico e neonatal Australiano. Participaram 12 enfermeiros especialistas australianos em um processo de 6 fases, baseado no Co-design e Adaptação Cultural. Os resultados estão apresentados em três manuscritos. O primeiro manuscrito composto pelas duas primeiras etapas do estudo, resultou em um Índice de Validade de Conteúdo demonstrando concordância entre os especialistas acima de 0,8 nos domínios do PiccPed® e consistência interna de 0,81 pelo Alpha de Crombach. Na avaliação da qualidade do Software todas as características apresentaram valores acima de 70%. O segundo manuscrito foi composto pela terceira etapa do estudo, e os resultados evidenciaram um aumento na pontuação média do pós-teste (12/15; desvio padrão 1.9) em comparação com o pré-teste (média 9/15; desvio padrão 2.2), p-valor <0,0001. Por fim, o terceiro manuscrito, composto pela quarta etapa do estudo, resultou em ajustes do App, conforme recomendações dos especialistas australianos. O processo de validação de conteúdo desta etapa resultou em um Índice e Validade de Conteúdo acima de 0,8 e o Coeficiente de Alpha de Cronbach 0,66. Os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos foram respeitados, conforme as Resoluções previstas no Brasil e na Austrália. Assim, o PiccPed® foi validado em conteúdo, apresentando qualidade de Software e efetividade comprovada na aprendizagem de enfermeiros. E, a adaptação cultural para o contexto australiano reforça sua viabilidade e possibilidade de uso em outras nacionalidades.Abstract: The increasing relevance of Peripherally Inserted Central Catheters for intravenous therapy in pediatrics and neonatology is globally accompanied by high rates of adverse events. Considering that PiccPed®, a mobile-learning application developed by researchers, aims to assist nurses in preventing these events, the objectives include validating the content, assessing the Software's quality, and verifying the effectiveness of this technology in nurses' learning concerning the prevention of adverse events related to PICC maintenance in pediatrics and neonatology. Additionally, the study involves the cultural adaptation and content validation of PiccPed® for the Australian pediatric and neonatal context. The study was conducted in four stages. The first involves a methodological study to validate the app's content, following Pasquali's principles (2010), conducted with 27 expert nurses. The second stage aimed to assess the Software quality of PiccPed®, following the recommendations of the International Organization for Standardization and International Electrotechnical Commission 25010 (2011) and the Learning Object Review Instrument 2.0®, conducted with 6 expert nurses and 7 experts in Information Technology. The third stage was an quasi-experimental before-and-after study conducted in three phases: pre-test, intervention (application of PiccPed®), and post-test, with a dependent sample of 56 nurses working in Pediatric and Neonatal Units in two tertiary hospitals in Southern Brazil. The fourth stage comprised a methodological study to culturally adapt and validate the content of PiccPed® for the Australian pediatric and neonatal context. Twelve Australian expert nurses participated in a 6-phase process based on Co-design and Cultural Adaptation. The results are presented in three manuscripts. The first manuscript, covering the first two stages of the study, resulted in a Content Validity Index demonstrating agreement among experts above 0.8 in PiccPed® domains and internal consistency of 0.81 by Cronbach's Alpha. In the Software quality assessment, all characteristics presented values above 70%. The second manuscript, covering the third stage of the study, showed an increase in the average post-test score (12/15; standard deviation 1.9) compared to the pre-test (average 9/15; standard deviation 2.2), p-value <0.0001. Finally, the third manuscript, covering the fourth stage of the study, resulted in adjustments to the app based on recommendations from Australian experts. The content validation process in this stage resulted in a Content Validity Index above 0.8 and a Cronbach's Alpha coefficient of 0.66. Ethical aspects of the research involving human subjects were respected according to the regulations in Brazil and Australia. Thus, PiccPed® was validated in content, demonstrating Software quality and proven effectiveness in nurses' learning. The cultural adaptation for the Australian context reinforces its viability and potential use in other nationalities.Rocha, Patrícia KuertenUllman, AmandaUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Sabrina de2024-02-06T23:22:54Z2024-02-06T23:22:54Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis346 p.| il., gráfs.application/pdf386153https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254208porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-27T19:12:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254208Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-02-27T19:12:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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