Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202299 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
id |
UFSC_c6738d785abeb411ec0f6e5803cdd449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202299 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolaresEnfermagemEducação em saúdePrimeiros SocorrosCriançasJogos e brinquedosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: Primeiros Socorros são definidos como os atendimentos fornecidos à pessoa ferida, ou em risco de vida, os quais podem ser realizados por qualquer indivíduo. Os acidentes por causas externas são a principal causa de morte em crianças até 14 anos. A escola tem papel fundamental na conscientização da criança quanto aos riscos que permeiam o seu cotidiano e os mecanismos de evitá-los. A utilização do lúdico em práticas educativas é descrita como elemento integrador às estratégias de educação em saúde, despertando nas crianças o entendimento de situações reais, mediadas pelo brinquedo. Objetivo: Construir e validar um jogo educativo para o ensinar primeiros socorros a crianças escolares. Método: Estudo metodológico, quantitativo, utilizando-se a técnica Delphi. A pesquisa foi realizada em duas etapas: (1) Elaboração do jogo educativo sobre primeiros socorros para escolares, por meio de revisão da literatura; (2) Validação do conteúdo, da arte, da clareza e aplicabilidade do jogo educativo, por meio de juízes experts; A amostra para validação foi composta por dois grupos de profissionais: enfermeiros e médicos, que atuam em emergências pediátricas e professores do ensino fundamental. O jogo educativo, em formato de tabuleiro, foi submetido a validação, com auxílio da escala Likert, construída no Google Forms, analisado por meio do índice de validade de conteúdo. Os resultados foram digitalizados na planilha Excel e aplicados testes estatísticos como média, desvio padrão e índice de validação de conteúdo. Os fundamentos éticos que regulamentam a pesquisa com seres humanos foram respeitados Resultados: A partir do desenvolvimento do jogo e análise da coleta de dados da validação, foram elaborados dois manuscritos. O primeiro, intitulado: Desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de primeiros socorros a crianças escolares, relata a construção do protótipo do jogo educativo. Descreve as etapas de desenvolvimento do jogo e sua conformação final formada por um tabuleiro colorido com 55 casas em forma de trilha, 117 cartas de perguntas, aletas e desafios e peões montáveis. O segundo manuscrito apresenta a validação do jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares, tendo como público alvo 26 juízes/experts, conforme cálculo amostral. Destes, 13 eram profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) e 13 professores de ensino fundamental. O jogo foi validado em duas rodadas Delphi, tendo como índice de validação na primeira rodada de 91,69% de 325 itens avaliativos e 95% na segunda rodada, composta por 27 itens. Após a validação por juízes/experts, foram realizados ajustes para a produção final do jogo educativo denominado Vidas em Jogo. Conclusão: O estudo possibilitou a construção e a validação de um jogo educativo como estratégia lúdica para o ensino de primeiros socorros. Acredita-se que o jogo é capaz de melhorar o aprendizado da criança, pois a brincadeira, jogos e interações, faz com que tenham um maior desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicológico, bem como as crianças tem uma maior aproximação com o mundo ao seu redor, por proporcionar experiencias mais próximas da realidade em que vivem. Sugere-se a avaliação do jogo com o público alvo e sua aplicabilidade em escolas.Florianópolis, SCNascimento, Keyla Cristiane doUniversidade Federal de Santa CatarinaDutra, Bárbara Duarte2019-12-05T13:46:02Z2019-12-05T13:46:02Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis99application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202299info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-05T13:46:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202299Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-05T13:46:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares |
title |
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares |
spellingShingle |
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares Dutra, Bárbara Duarte Enfermagem Educação em saúde Primeiros Socorros Crianças Jogos e brinquedos |
title_short |
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares |
title_full |
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares |
title_fullStr |
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares |
title_sort |
Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares |
author |
Dutra, Bárbara Duarte |
author_facet |
Dutra, Bárbara Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Keyla Cristiane do Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Bárbara Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em saúde Primeiros Socorros Crianças Jogos e brinquedos |
topic |
Enfermagem Educação em saúde Primeiros Socorros Crianças Jogos e brinquedos |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-05T13:46:02Z 2019-12-05T13:46:02Z 2019-12-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202299 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
99 application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652194275131392 |