Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Bárbara Duarte
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202299
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
id UFSC_c6738d785abeb411ec0f6e5803cdd449
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/202299
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolaresEnfermagemEducação em saúdePrimeiros SocorrosCriançasJogos e brinquedosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.Introdução: Primeiros Socorros são definidos como os atendimentos fornecidos à pessoa ferida, ou em risco de vida, os quais podem ser realizados por qualquer indivíduo. Os acidentes por causas externas são a principal causa de morte em crianças até 14 anos. A escola tem papel fundamental na conscientização da criança quanto aos riscos que permeiam o seu cotidiano e os mecanismos de evitá-los. A utilização do lúdico em práticas educativas é descrita como elemento integrador às estratégias de educação em saúde, despertando nas crianças o entendimento de situações reais, mediadas pelo brinquedo. Objetivo: Construir e validar um jogo educativo para o ensinar primeiros socorros a crianças escolares. Método: Estudo metodológico, quantitativo, utilizando-se a técnica Delphi. A pesquisa foi realizada em duas etapas: (1) Elaboração do jogo educativo sobre primeiros socorros para escolares, por meio de revisão da literatura; (2) Validação do conteúdo, da arte, da clareza e aplicabilidade do jogo educativo, por meio de juízes experts; A amostra para validação foi composta por dois grupos de profissionais: enfermeiros e médicos, que atuam em emergências pediátricas e professores do ensino fundamental. O jogo educativo, em formato de tabuleiro, foi submetido a validação, com auxílio da escala Likert, construída no Google Forms, analisado por meio do índice de validade de conteúdo. Os resultados foram digitalizados na planilha Excel e aplicados testes estatísticos como média, desvio padrão e índice de validação de conteúdo. Os fundamentos éticos que regulamentam a pesquisa com seres humanos foram respeitados Resultados: A partir do desenvolvimento do jogo e análise da coleta de dados da validação, foram elaborados dois manuscritos. O primeiro, intitulado: Desenvolvimento de um jogo educativo para o ensino de primeiros socorros a crianças escolares, relata a construção do protótipo do jogo educativo. Descreve as etapas de desenvolvimento do jogo e sua conformação final formada por um tabuleiro colorido com 55 casas em forma de trilha, 117 cartas de perguntas, aletas e desafios e peões montáveis. O segundo manuscrito apresenta a validação do jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares, tendo como público alvo 26 juízes/experts, conforme cálculo amostral. Destes, 13 eram profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) e 13 professores de ensino fundamental. O jogo foi validado em duas rodadas Delphi, tendo como índice de validação na primeira rodada de 91,69% de 325 itens avaliativos e 95% na segunda rodada, composta por 27 itens. Após a validação por juízes/experts, foram realizados ajustes para a produção final do jogo educativo denominado Vidas em Jogo. Conclusão: O estudo possibilitou a construção e a validação de um jogo educativo como estratégia lúdica para o ensino de primeiros socorros. Acredita-se que o jogo é capaz de melhorar o aprendizado da criança, pois a brincadeira, jogos e interações, faz com que tenham um maior desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicológico, bem como as crianças tem uma maior aproximação com o mundo ao seu redor, por proporcionar experiencias mais próximas da realidade em que vivem. Sugere-se a avaliação do jogo com o público alvo e sua aplicabilidade em escolas.Florianópolis, SCNascimento, Keyla Cristiane doUniversidade Federal de Santa CatarinaDutra, Bárbara Duarte2019-12-05T13:46:02Z2019-12-05T13:46:02Z2019-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis99application/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202299info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-05T13:46:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202299Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-05T13:46:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
title Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
spellingShingle Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
Dutra, Bárbara Duarte
Enfermagem
Educação em saúde
Primeiros Socorros
Crianças
Jogos e brinquedos
title_short Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
title_full Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
title_fullStr Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
title_full_unstemmed Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
title_sort Desenvolvimento e validação de jogo educativo sobre primeiros socorros para crianças escolares
author Dutra, Bárbara Duarte
author_facet Dutra, Bárbara Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nascimento, Keyla Cristiane do
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Bárbara Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em saúde
Primeiros Socorros
Crianças
Jogos e brinquedos
topic Enfermagem
Educação em saúde
Primeiros Socorros
Crianças
Jogos e brinquedos
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Enfermagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-05T13:46:02Z
2019-12-05T13:46:02Z
2019-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202299
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 99
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652194275131392