Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luiz Antônio Cidral da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211478
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
id UFSC_c681f5de455bb8a054875926f7224c51
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211478
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCosta, Luiz Antônio Cidral daNazari, Evelise Maria2020-08-20T05:34:59Z2020-08-20T05:34:59Z2019369064https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211478Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.O sistema educacional necessita de desafios voltados para a busca por metodologias ativas, que contribuam para o papel dos estudantes como protagonistas do seu processo de aprendizagem e para a quebra dos paradigmas, que estacionam os professores em metodologias de aprendizagem passiva. O presente trabalho teve por objetivo realizar análise crítica e reflexiva de diferentes metodologias de ensino, que são tradicionalmente utilizadas, frente às novas abordagens denominadas metodologias ativas, nas disciplinas de Biologia do Ensino Médio, enfocando o tema gravidez na adolescência. Nessa análise, foi destacado o papel do professor e do estudante nos processos de aprendizagens, valorizando abordagens metodológicas que favoreçam o protagonismo dos estudantes na construção de uma aprendizagem significativa. O tema gravidez na adolescência foi escolhido por ser uma temática atual, de extrema relevância social e de saúde pública, pertinente aos assuntos de Biologia no Ensino Médio. Na abordagem da temática gravidez na adolescência, outros elementos correlacionados são importantes, como o uso dos métodos contraceptivos, a saúde das adolescentes em seus aspectos físicos ou psicossociais e o envolvimento do progenitor. Os resultados das análises realizadas apontaram a relevância das metodologias ativas nos processos de aprendizagem com enfoque investigativo. Tais metodologias proporcionam maior envolvimento dos estudantes, que passam a relacionar os conteúdos de biologia com seus conflitos cotidianos referentes à sexualidade, gravidez e autocuidado. Além disso, as metodologias ativas incentivam o pensamento crítico dos estudantes, no que se refere a questões relacionadas à responsabilidade, planejamento de vida e consequências de suas escolhas.Abstract: The educational system needs challenges focused on the search for active methodologies that contribute to the role of students as protagonists of their learning and the breaking of paradigms that place teachers in passive learning methodologies. The present work aimed to perform a critical and reflexive analysis of different teaching methodologies, which are traditionally used, in view of the new approaches called active methodologies, in high school Biology disciplines, focusing on the issue of adolescent pregnancy. In this analysis, the role of the teacher and the student in the learning processes was highlighted, valuing methodological approaches that promote the protagonism of the students in the construction of a meaningful learning. The adolescent pregnancy was chosen because it is a current theme, of extreme social and public health relevance, pertinent to the subjects of Biology in high school. In addressing the issue of teenage pregnancy, other correlated elements are important, such as the use of contraceptive methods, the health of adolescents in their physical or psychosocial aspects and the involvement of the parent. The results of the analyzes performed showed the relevance of active methodologies in learning processes with an investigative approach. These methodologies provide greater involvement of students who come to relate the biology content with their daily conflicts concerning sexuality, pregnancy and self-care. In addition, active methodologies encourage students to think critically about issues related to responsibility, life planning and the consequences of their choices.33 p.| il.porBiologiaPrática de ensinoPuberdadeGravidez na adolescênciaAprendizagemPráticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPROFBIO0016-D.pdfPROFBIO0016-D.pdfapplication/pdf478529https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211478/-1/PROFBIO0016-D.pdf4f44ce89f5b47f40e3fc42e56623aca3MD5-1123456789/2114782020-08-20 02:34:59.953oai:repositorio.ufsc.br:123456789/211478Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-08-20T05:34:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência
title Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência
spellingShingle Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência
Costa, Luiz Antônio Cidral da
Biologia
Prática de ensino
Puberdade
Gravidez na adolescência
Aprendizagem
title_short Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência
title_full Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência
title_fullStr Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência
title_sort Práticas pedagógicas de biologia: uma abordagem sobre gravidez na adolescência
author Costa, Luiz Antônio Cidral da
author_facet Costa, Luiz Antônio Cidral da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luiz Antônio Cidral da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nazari, Evelise Maria
contributor_str_mv Nazari, Evelise Maria
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Biologia
Prática de ensino
Puberdade
Gravidez na adolescência
Aprendizagem
topic Biologia
Prática de ensino
Puberdade
Gravidez na adolescência
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-20T05:34:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-20T05:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211478
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 369064
identifier_str_mv 369064
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/211478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 33 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/211478/-1/PROFBIO0016-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f44ce89f5b47f40e3fc42e56623aca3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805241450201088