Sistema de avaliação de desempenho em unidades hospitalares: uma aplicação no serviço de transplante de medula óssea-HC/UFPR /
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78371 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. |
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Sistema de avaliação de desempenho em unidades hospitalares: uma aplicação no serviço de transplante de medula óssea-HC/UFPR /PlanejamentoHospitais de ensinoParanaPlanejamentoHospitais universitariosParanaDesempenhoAvaliaçãoServiços de saúdeAssistencia medico-socialCustosHospitais universitariosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.O presente trabalho analisa a situação atual do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital de Clínicas da UFPR e propõe um modelo de gestão com enfoque estratégico e financeiro. Justifica-se a adoção deste modelo face às alterações prementes na legislação que orienta o funcionamento dos hospitais universitários, a situação de penúria da instituição, sua necessidade de permanecer viva para realização da tarefa social de atendimento à população carente, compromisso cultural e educacional de formar profissionais para a área da saúde e estabelecer parâmetros de pesquisa e desenvolvimento para a ciência. Descreve-se a situação histórica das instituições hospitalares e das políticas de saúde no Brasil; o que reforça o grau de pioneirismo e empreendedorismo dos profissionais do STMO-HC. São citados diversos autores e publicações que corroboram a premissa de que a instituição pública, quando bem administrada, não é deficitária, cabendo-lhe importante papel no desenvolvimento da sociedade. Para que haja desenvolvimento e manutenção da instituição, devemos promover uma melhor distribuição das formas de cobrança: realizar convênios, cobrando de acordo com suas tabelas, para poder manter os atuais níveis, quiçá ampliar, de atendimento ao paciente do SUS, remunerado segundo tabelas governamentais. A análise também nos leva a reafirmar que o hospital universitário deve ser o local para atendimento de 3º nível, ou seja, especializado; deve ser este seu foco pois é esta sua vocação. Acreditamos ainda, que qualquer melhoria só possa ser implementada e permaneça em uma unidade específica, se o hospital como um todo tiver uma visão estratégica bem definida e conhecida de todos, assim como os objetivos serem claros e exeqüíveis.Florianópolis, SCRojas Lezana, Ricardo GonzaloUniversidade Federal de Santa CatarinaMaia, Tamara Lepca2012-10-17T13:22:46Z2012-10-17T13:22:46Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf171572http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78371porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:11:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78371Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:11:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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