AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DE
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: NUNES, ROGÉRIO DA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243904
Resumo: A evasão escolar é um tema relevante na gestão universitária, o impacto traz prejuízo tanto para as universidades públicas, quanto privadas. A evasão em cursos de formação docente, que no Brasil são chamados de licenciaturas tem recebido especial atenção pelos gestores. O Brasil adotou no atual século a modalidade a distância na educação superior, com ênfase nas licenciaturas em universidades públicas. Levando-se em conta que a atuação principal dos graduados nas licenciaturas é no ensino fundamental e que a política de priorizar tal formação parte de um diagnóstico de carência na formação dos docentes, faz-se necessário avaliar a contribuição que a modalidade a distância tem proporcionado. Assim, o artigo busca comparar a evasão das duas modalidades em uma Instituição Pública de Educação Superior (IPES) a fim de diagnosticar se a evasão ocorre em função da modalidade de oferta e identificar fatores causadores da evasão. E também foi delimitado o objetivo da pesquisa objetivo principal identificar alguns fatores causadores da evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFSC nas modalidades presencial campus Florianópolis e a distância.
id UFSC_c7208f6b6f2ec7fde398c7dfcd3652f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243904
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRAA evasão escolar é um tema relevante na gestão universitária, o impacto traz prejuízo tanto para as universidades públicas, quanto privadas. A evasão em cursos de formação docente, que no Brasil são chamados de licenciaturas tem recebido especial atenção pelos gestores. O Brasil adotou no atual século a modalidade a distância na educação superior, com ênfase nas licenciaturas em universidades públicas. Levando-se em conta que a atuação principal dos graduados nas licenciaturas é no ensino fundamental e que a política de priorizar tal formação parte de um diagnóstico de carência na formação dos docentes, faz-se necessário avaliar a contribuição que a modalidade a distância tem proporcionado. Assim, o artigo busca comparar a evasão das duas modalidades em uma Instituição Pública de Educação Superior (IPES) a fim de diagnosticar se a evasão ocorre em função da modalidade de oferta e identificar fatores causadores da evasão. E também foi delimitado o objetivo da pesquisa objetivo principal identificar alguns fatores causadores da evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFSC nas modalidades presencial campus Florianópolis e a distância.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:35:59Z2023-01-19T15:35:59Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243904BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DENUNES, ROGÉRIO DA SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:35:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:35:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
spellingShingle AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DE
title_short AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_full AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_fullStr AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
title_sort AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
author BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DE
author_facet BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DE
NUNES, ROGÉRIO DA SILVA
author_role author
author2 NUNES, ROGÉRIO DA SILVA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DE
NUNES, ROGÉRIO DA SILVA
description A evasão escolar é um tema relevante na gestão universitária, o impacto traz prejuízo tanto para as universidades públicas, quanto privadas. A evasão em cursos de formação docente, que no Brasil são chamados de licenciaturas tem recebido especial atenção pelos gestores. O Brasil adotou no atual século a modalidade a distância na educação superior, com ênfase nas licenciaturas em universidades públicas. Levando-se em conta que a atuação principal dos graduados nas licenciaturas é no ensino fundamental e que a política de priorizar tal formação parte de um diagnóstico de carência na formação dos docentes, faz-se necessário avaliar a contribuição que a modalidade a distância tem proporcionado. Assim, o artigo busca comparar a evasão das duas modalidades em uma Instituição Pública de Educação Superior (IPES) a fim de diagnosticar se a evasão ocorre em função da modalidade de oferta e identificar fatores causadores da evasão. E também foi delimitado o objetivo da pesquisa objetivo principal identificar alguns fatores causadores da evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFSC nas modalidades presencial campus Florianópolis e a distância.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T15:35:59Z
2023-01-19T15:35:59Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243904
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652202294640640