AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243904 |
Resumo: | A evasão escolar é um tema relevante na gestão universitária, o impacto traz prejuízo tanto para as universidades públicas, quanto privadas. A evasão em cursos de formação docente, que no Brasil são chamados de licenciaturas tem recebido especial atenção pelos gestores. O Brasil adotou no atual século a modalidade a distância na educação superior, com ênfase nas licenciaturas em universidades públicas. Levando-se em conta que a atuação principal dos graduados nas licenciaturas é no ensino fundamental e que a política de priorizar tal formação parte de um diagnóstico de carência na formação dos docentes, faz-se necessário avaliar a contribuição que a modalidade a distância tem proporcionado. Assim, o artigo busca comparar a evasão das duas modalidades em uma Instituição Pública de Educação Superior (IPES) a fim de diagnosticar se a evasão ocorre em função da modalidade de oferta e identificar fatores causadores da evasão. E também foi delimitado o objetivo da pesquisa objetivo principal identificar alguns fatores causadores da evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFSC nas modalidades presencial campus Florianópolis e a distância. |
id |
UFSC_c7208f6b6f2ec7fde398c7dfcd3652f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243904 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRAA evasão escolar é um tema relevante na gestão universitária, o impacto traz prejuízo tanto para as universidades públicas, quanto privadas. A evasão em cursos de formação docente, que no Brasil são chamados de licenciaturas tem recebido especial atenção pelos gestores. O Brasil adotou no atual século a modalidade a distância na educação superior, com ênfase nas licenciaturas em universidades públicas. Levando-se em conta que a atuação principal dos graduados nas licenciaturas é no ensino fundamental e que a política de priorizar tal formação parte de um diagnóstico de carência na formação dos docentes, faz-se necessário avaliar a contribuição que a modalidade a distância tem proporcionado. Assim, o artigo busca comparar a evasão das duas modalidades em uma Instituição Pública de Educação Superior (IPES) a fim de diagnosticar se a evasão ocorre em função da modalidade de oferta e identificar fatores causadores da evasão. E também foi delimitado o objetivo da pesquisa objetivo principal identificar alguns fatores causadores da evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFSC nas modalidades presencial campus Florianópolis e a distância.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:35:59Z2023-01-19T15:35:59Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243904BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DENUNES, ROGÉRIO DA SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:35:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243904Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:35:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DE |
title_short |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title_full |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
title_sort |
AVALIAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR: UMA COMPARAÇÃO ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA |
author |
BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DE |
author_facet |
BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DE NUNES, ROGÉRIO DA SILVA |
author_role |
author |
author2 |
NUNES, ROGÉRIO DA SILVA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS, MARIÂNGELA VICENTE DE NUNES, ROGÉRIO DA SILVA |
description |
A evasão escolar é um tema relevante na gestão universitária, o impacto traz prejuízo tanto para as universidades públicas, quanto privadas. A evasão em cursos de formação docente, que no Brasil são chamados de licenciaturas tem recebido especial atenção pelos gestores. O Brasil adotou no atual século a modalidade a distância na educação superior, com ênfase nas licenciaturas em universidades públicas. Levando-se em conta que a atuação principal dos graduados nas licenciaturas é no ensino fundamental e que a política de priorizar tal formação parte de um diagnóstico de carência na formação dos docentes, faz-se necessário avaliar a contribuição que a modalidade a distância tem proporcionado. Assim, o artigo busca comparar a evasão das duas modalidades em uma Instituição Pública de Educação Superior (IPES) a fim de diagnosticar se a evasão ocorre em função da modalidade de oferta e identificar fatores causadores da evasão. E também foi delimitado o objetivo da pesquisa objetivo principal identificar alguns fatores causadores da evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFSC nas modalidades presencial campus Florianópolis e a distância. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T15:35:59Z 2023-01-19T15:35:59Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243904 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652202294640640 |