El Che vive: memory, cinema,art andpolitics

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maya Neto, Olegario da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216457
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.
id UFSC_c7606607ce56128f96f8013a25e197b6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216457
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMaya Neto, Olegario da CostaCorseuil, Anelise ReichBrandão, Alessandra Soares2020-10-21T21:29:59Z2020-10-21T21:29:59Z2020370089https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216457Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.Che Guevara, morto há mais de cinquenta anos, surpreende por seu persistente ressurgimento através de imagens. Essa fascinação pelas imagens de Che se explica pelo conceito da ansiedade de lembrar e não-lembrar, fruto da demanda de rememoração e redenção ? no sentido Benjaminiano (LÖWY; BENJAMIN, 2005) ?, a qual é expressa através do olhar fantasmagórico de Che. Tal olhar fantasmagórico é ambivalente podendo potencialmente levar a imaginações artísticas e ações emancipatórias que recriem Che, ou a apropriações capitalistas ou outras formas de tentar controlar as imagens de Che. Na tese, são criadas algumas pontes entre o Marxismo e o pensamento decolonial, tal como entre o conceito de ação criativa Arendtiana (1998), da consciência antecipatória de Bloch (1996) e a cosmovisão ancestral (WILSON, 2001; LACLAU, 2016; ANZALDUA, 2012), e no entendimento amplo do conceito de alienação/fetiche. Diversos exemplos contemporâneos de imaginações artísticas e ações emancipatórias são discutidos, desafiando a retórica de suposta irrelevância política das imagens de Che. Tentativas de apropriação por corporações capitalistas, por um movimento nazista e por um artista gráfico também são discutidos a partir de uma redefinição ampla da teoria da alienação. Um conto e dois poemas de minha autoria sobre Che também são discutidos na tese, assim como cinco filmes: The Last Hours of Che Guevara (THE LAST HOURS, 2016), El Dia que Me Quieras (EL DIA, 1997), El Che de los Gays (EL CHE DE LOS GAYS, 2004), Personal Che (PERSONAL CHE, 2007), and Che! (1969).</br>Abstract:Che Guevara, who died more than fifty years ago, keeps resurging through images. This fascination with Che's images is explained by the concept of the anxiety of remembering and non-remembering, caused by the demand for remembrance and redemption ? in the Benjaminian sense (LÖWY; BENJAMIN, 2005) ?, which is expressed through Che's ghostly look. Such a ghostly look is ambivalent and can potentially lead to artistic imaginations and emancipatory actions that recreate Che, or to capitalist appropriations or other ways of trying to control Che's images. In this doctoral dissertation, some bridges are created between Marxism and decolonial thought, such as between the Arendt?s concept of creative action (ARENDT, 1998), Bloch's anticipatory consciousness (BLOCH, 1996) and cosmovision (WILSON, 2001; LACLAU, 2016; ANZALDUA , 2012), and in the broad understanding of the concept of alienation / fetish. Several contemporary examples of artistic imaginations and emancipatory actions are discussed, challenging the rhetoric of supposed political irrelevance of Che's images. Attempts at appropriation by capitalist corporations, by a Nazi movement and by a graphic artist are also discussed from a plural redefinition of the theory of alienation. A short story and two poems of my own about Che are also discussed in the dissertation, as well as five films: The Last Hours of Che Guevara (THE LAST HOURS, 2016), El Dia que Me Quieras (EL DIA, 1997), El Che de los Gays (EL CHE DE LOS GAYS, 2004), Personal Che (PERSONAL CHE, 2007), and Che! (1969).266 p.| il.engLíngua inglesaCultura popularCinemaAlienação (Psicologia social)El Che vive: memory, cinema,art andpoliticsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPPGI0185-T.pdfPPGI0185-T.pdfapplication/pdf5901787https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216457/1/PPGI0185-T.pdf65633b2222e8cfbf57304b33ed5dd531MD51123456789/2164572020-10-21 18:29:59.995oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216457Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:29:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv El Che vive: memory, cinema,art andpolitics
title El Che vive: memory, cinema,art andpolitics
spellingShingle El Che vive: memory, cinema,art andpolitics
Maya Neto, Olegario da Costa
Língua inglesa
Cultura popular
Cinema
Alienação (Psicologia social)
title_short El Che vive: memory, cinema,art andpolitics
title_full El Che vive: memory, cinema,art andpolitics
title_fullStr El Che vive: memory, cinema,art andpolitics
title_full_unstemmed El Che vive: memory, cinema,art andpolitics
title_sort El Che vive: memory, cinema,art andpolitics
author Maya Neto, Olegario da Costa
author_facet Maya Neto, Olegario da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Maya Neto, Olegario da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corseuil, Anelise Reich
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Brandão, Alessandra Soares
contributor_str_mv Corseuil, Anelise Reich
Brandão, Alessandra Soares
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Língua inglesa
Cultura popular
Cinema
Alienação (Psicologia social)
topic Língua inglesa
Cultura popular
Cinema
Alienação (Psicologia social)
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-21T21:29:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-21T21:29:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216457
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 370089
identifier_str_mv 370089
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216457
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 266 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216457/1/PPGI0185-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 65633b2222e8cfbf57304b33ed5dd531
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805151965773824