Mobilidade urbana em Florianópolis: discursividade e poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Sobrinho, Luiz de Vasconcellos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99434
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia
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spelling Mobilidade urbana em Florianópolis: discursividade e poderGeografiaMobilidade urbanaFlorianopolis (SC)Transportes coletivosFlorianopolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em GeografiaAs políticas de planejamento, implantação e gestão de redes de infra-estrutura urbana têm se constituído em instrumentos privilegiados de poder e produção espacial. Em Florianópolis, a implantação do chamado Sistema Integrado de Transporte (SIT), em 2003, é exemplar. Apesar das expectativas criadas quanto à melhoria dos serviços, o que se viu foi o aumento no tempo das viagens e a elevação do preço das tarifas. Nesse contexto, as Revoltas da Catraca, como ficaram conhecidas as manifestações em torno do transporte coletivo em Florianópolis, acabaram por se tornar referência para movimentos da mesma natureza em diversas cidades brasileiras por terem conseguido, após muita luta, reverter aumentos de tarifas em 2004 e 2005. Diante desse quadro, esta dissertação tem por principal objetivo analisar a discursividade da mobilidade urbana em Florianópolis, especialmente em relação ao transporte coletivo por ônibus, enfatizando sua importância como instrumento de poder. Os discursos foram selecionados de reportagens, editoriais, colunas, artigos e cartas de leitores dos principais jornais de Santa Catarina, além de projetos, leis, jornais de associações e sindicatos, sites e panfletos, buscando expressar a multiplicidade de vozes compreendendo o período entre 1976 e 2011. Trabalhou-se também com documentos e depoimentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo e aqueles relacionados às ações e projetos que apontam as perspectivas para um futuro próximo. Com base nesse material, posições conflitantes foram identificadas e confrontadasDias, Leila Christina DuarteUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira Sobrinho, Luiz de Vasconcellos2013-03-04T20:22:22Z2013-03-04T20:22:22Z2013-03-04T20:22:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 p.| il.application/pdf313793http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99434porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-06T01:10:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/99434Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-06T01:10:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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