Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dickie, Isadora Burmeister
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Moreira, Karla Pfeiffer, Schulenburg, Haro Ristow Wippel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245015
Resumo: Este artigo apresenta os resultados do estudo de caso sobre o Projeto de Extensão Brinequo, da Univille, implementado desde 2018 e que tem por objetivo o desenvolvimento de brinquedos lúdico-educativos utilizados no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência. O projeto utiliza abordagens participativas que aproximam graduandos do curso de Design à realidade do público com deficiência. Devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), em 2021, as atividades de ensino e de extensão ocorreram de forma online. Por isso, para atingir o objetivo do projeto, utilizou-se a abordagem do Crowd-Design para a Sustentabilidade - caracterizado como um processo participativo cujo envolvimento das partes interessadas ocorre de maneira assíncrona e através de uma plataforma na internet. Por haver o envolvimento de atividades de ensino e extensão integradas, o que caracteriza a curricularização da extensão, os resultados do projeto transcenderam o desenvolvimento dos brinquedos, proporcionando experiências únicas para os envolvidos.
id UFSC_c78741cd141bc70c7929b4dc68d9d381
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245015
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto BrinequoCrowd-Design for Sustainability in the curricularization of university extension: the case of Brinequo ProjectcrowdsourcingDesign Participativopessoas com deficiênciaParticipatory Design;disabled peopleEste artigo apresenta os resultados do estudo de caso sobre o Projeto de Extensão Brinequo, da Univille, implementado desde 2018 e que tem por objetivo o desenvolvimento de brinquedos lúdico-educativos utilizados no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência. O projeto utiliza abordagens participativas que aproximam graduandos do curso de Design à realidade do público com deficiência. Devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), em 2021, as atividades de ensino e de extensão ocorreram de forma online. Por isso, para atingir o objetivo do projeto, utilizou-se a abordagem do Crowd-Design para a Sustentabilidade - caracterizado como um processo participativo cujo envolvimento das partes interessadas ocorre de maneira assíncrona e através de uma plataforma na internet. Por haver o envolvimento de atividades de ensino e extensão integradas, o que caracteriza a curricularização da extensão, os resultados do projeto transcenderam o desenvolvimento dos brinquedos, proporcionando experiências únicas para os envolvidos.This paper presents the results of the case study of the Extension Project Brinequo, of Univille, which aims to develop playful-educational toys used in the treatment and rehabilitation of people with disabilities, from the sustainability principles. Since 2018, the project applies participatory approaches that bring students from the design course closer to the reality of the public with disabilities. Due to the pandemic (COVID-19), in 2021 teaching and extension activities took place online. Therefore, the Crowd-Design for Sustainability approach, characterized as a participatory process whose stakeholder involvement occurs asynchronously and through an online platform, was used to achieve the objective of the project. Due to the involvement of integrated teaching and extension activities, which characterizes the curricularization of extension, the project results went beyond the development of toys, providing unique experiences for those involved.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-10T15:33:24Z2023-03-10T15:33:24Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245015Dickie, Isadora BurmeisterMoreira, Karla PfeifferSchulenburg, Haro Ristow Wippelporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T15:33:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245015Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-10T15:33:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo
Crowd-Design for Sustainability in the curricularization of university extension: the case of Brinequo Project
title Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo
spellingShingle Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo
Dickie, Isadora Burmeister
crowdsourcing
Design Participativo
pessoas com deficiência
Participatory Design;
disabled people
title_short Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo
title_full Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo
title_fullStr Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo
title_full_unstemmed Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo
title_sort Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo
author Dickie, Isadora Burmeister
author_facet Dickie, Isadora Burmeister
Moreira, Karla Pfeiffer
Schulenburg, Haro Ristow Wippel
author_role author
author2 Moreira, Karla Pfeiffer
Schulenburg, Haro Ristow Wippel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dickie, Isadora Burmeister
Moreira, Karla Pfeiffer
Schulenburg, Haro Ristow Wippel
dc.subject.por.fl_str_mv crowdsourcing
Design Participativo
pessoas com deficiência
Participatory Design;
disabled people
topic crowdsourcing
Design Participativo
pessoas com deficiência
Participatory Design;
disabled people
description Este artigo apresenta os resultados do estudo de caso sobre o Projeto de Extensão Brinequo, da Univille, implementado desde 2018 e que tem por objetivo o desenvolvimento de brinquedos lúdico-educativos utilizados no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência. O projeto utiliza abordagens participativas que aproximam graduandos do curso de Design à realidade do público com deficiência. Devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), em 2021, as atividades de ensino e de extensão ocorreram de forma online. Por isso, para atingir o objetivo do projeto, utilizou-se a abordagem do Crowd-Design para a Sustentabilidade - caracterizado como um processo participativo cujo envolvimento das partes interessadas ocorre de maneira assíncrona e através de uma plataforma na internet. Por haver o envolvimento de atividades de ensino e extensão integradas, o que caracteriza a curricularização da extensão, os resultados do projeto transcenderam o desenvolvimento dos brinquedos, proporcionando experiências únicas para os envolvidos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
2023-03-10T15:33:24Z
2023-03-10T15:33:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245015
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651909198774272