Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245015 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados do estudo de caso sobre o Projeto de Extensão Brinequo, da Univille, implementado desde 2018 e que tem por objetivo o desenvolvimento de brinquedos lúdico-educativos utilizados no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência. O projeto utiliza abordagens participativas que aproximam graduandos do curso de Design à realidade do público com deficiência. Devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), em 2021, as atividades de ensino e de extensão ocorreram de forma online. Por isso, para atingir o objetivo do projeto, utilizou-se a abordagem do Crowd-Design para a Sustentabilidade - caracterizado como um processo participativo cujo envolvimento das partes interessadas ocorre de maneira assíncrona e através de uma plataforma na internet. Por haver o envolvimento de atividades de ensino e extensão integradas, o que caracteriza a curricularização da extensão, os resultados do projeto transcenderam o desenvolvimento dos brinquedos, proporcionando experiências únicas para os envolvidos. |
id |
UFSC_c78741cd141bc70c7929b4dc68d9d381 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/245015 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto BrinequoCrowd-Design for Sustainability in the curricularization of university extension: the case of Brinequo ProjectcrowdsourcingDesign Participativopessoas com deficiênciaParticipatory Design;disabled peopleEste artigo apresenta os resultados do estudo de caso sobre o Projeto de Extensão Brinequo, da Univille, implementado desde 2018 e que tem por objetivo o desenvolvimento de brinquedos lúdico-educativos utilizados no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência. O projeto utiliza abordagens participativas que aproximam graduandos do curso de Design à realidade do público com deficiência. Devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), em 2021, as atividades de ensino e de extensão ocorreram de forma online. Por isso, para atingir o objetivo do projeto, utilizou-se a abordagem do Crowd-Design para a Sustentabilidade - caracterizado como um processo participativo cujo envolvimento das partes interessadas ocorre de maneira assíncrona e através de uma plataforma na internet. Por haver o envolvimento de atividades de ensino e extensão integradas, o que caracteriza a curricularização da extensão, os resultados do projeto transcenderam o desenvolvimento dos brinquedos, proporcionando experiências únicas para os envolvidos.This paper presents the results of the case study of the Extension Project Brinequo, of Univille, which aims to develop playful-educational toys used in the treatment and rehabilitation of people with disabilities, from the sustainability principles. Since 2018, the project applies participatory approaches that bring students from the design course closer to the reality of the public with disabilities. Due to the pandemic (COVID-19), in 2021 teaching and extension activities took place online. Therefore, the Crowd-Design for Sustainability approach, characterized as a participatory process whose stakeholder involvement occurs asynchronously and through an online platform, was used to achieve the objective of the project. Due to the involvement of integrated teaching and extension activities, which characterizes the curricularization of extension, the project results went beyond the development of toys, providing unique experiences for those involved.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-10T15:33:24Z2023-03-10T15:33:24Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245015Dickie, Isadora BurmeisterMoreira, Karla PfeifferSchulenburg, Haro Ristow Wippelporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-10T15:33:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245015Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-10T15:33:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo Crowd-Design for Sustainability in the curricularization of university extension: the case of Brinequo Project |
title |
Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo |
spellingShingle |
Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo Dickie, Isadora Burmeister crowdsourcing Design Participativo pessoas com deficiência Participatory Design; disabled people |
title_short |
Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo |
title_full |
Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo |
title_fullStr |
Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo |
title_full_unstemmed |
Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo |
title_sort |
Crowd-Design para a Sustentabilidade na curricularização da extensão universitária: o caso do Projeto Brinequo |
author |
Dickie, Isadora Burmeister |
author_facet |
Dickie, Isadora Burmeister Moreira, Karla Pfeiffer Schulenburg, Haro Ristow Wippel |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Karla Pfeiffer Schulenburg, Haro Ristow Wippel |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dickie, Isadora Burmeister Moreira, Karla Pfeiffer Schulenburg, Haro Ristow Wippel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
crowdsourcing Design Participativo pessoas com deficiência Participatory Design; disabled people |
topic |
crowdsourcing Design Participativo pessoas com deficiência Participatory Design; disabled people |
description |
Este artigo apresenta os resultados do estudo de caso sobre o Projeto de Extensão Brinequo, da Univille, implementado desde 2018 e que tem por objetivo o desenvolvimento de brinquedos lúdico-educativos utilizados no tratamento e reabilitação de pessoas com deficiência. O projeto utiliza abordagens participativas que aproximam graduandos do curso de Design à realidade do público com deficiência. Devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (COVID-19), em 2021, as atividades de ensino e de extensão ocorreram de forma online. Por isso, para atingir o objetivo do projeto, utilizou-se a abordagem do Crowd-Design para a Sustentabilidade - caracterizado como um processo participativo cujo envolvimento das partes interessadas ocorre de maneira assíncrona e através de uma plataforma na internet. Por haver o envolvimento de atividades de ensino e extensão integradas, o que caracteriza a curricularização da extensão, os resultados do projeto transcenderam o desenvolvimento dos brinquedos, proporcionando experiências únicas para os envolvidos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24 2023-03-10T15:33:24Z 2023-03-10T15:33:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2596-237X https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245015 |
identifier_str_mv |
2596-237X |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651909198774272 |