A caminhada e os dados digitais: o potencial pedagógico de um campus universitário contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mangrich, Camila Poeta
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227133
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2021.
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spelling Mangrich, Camila PoetaKós, José Ripper2021-08-23T14:07:53Z2021-08-23T14:07:53Z2021371681https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227133Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2021.A origem desta pesquisa é a constatação de que raramente investimentos nas áreas livres das universidades públicas brasileiras são priorizados. A pesquisa busca responder se o direcionamento de recursos nos espaços entre os edifícios acadêmicos deveria ser considerado como urgência e de que forma eles podem ser evidenciados como viáveis para demonstrar o potencial pedagógico do campus universitário contemporâneo. O estudo de caso é o Campus sede da Universidade Federal de Santa Catarina, que compartilha algumas condições similares com grande parte das universidades públicas do país. Na Parte I, uma revisão bibliográfica exploratória busca levantar estudos sobre o papel da universidade frente aos grandes desafios da sociedade contemporânea e como o campus universitário, mais especificamente suas áreas livres, pode contribuir nesta direção. O campus universitário possui um histórico de crescente fragmentação interna e deste com a cidade. Entre os desafios está um projeto político-pedagógico que passa pela migração do campus de uma abordagem multidisciplinar para outra interdisciplinar visando uma transformação mais profunda e necessária na direção da transdisciplinaridade. Para isso, a universidade deve assumir seu papel integrativo e sistêmico, reduzindo a fragmentação de sua estrutura e fortalecendo suas relações internas, com o meio ambiente e com a sociedade. A caminhada pelas áreas livres do campus e nos deslocamentos entre o campus e a cidade foi elencada para o estudo pela relevância do seu potencial para promover essas conexões. A compreensão da sociedade em rede é sobreposta ao desenho do Campus Trindade para uma análise do contexto contemporâneo. Na Parte II, procedimentos metodológicos realizados através da exploração dos dados digitais buscaram mapear a dinâmica presencial da comunidade acadêmica. Nessa abordagem experimental, as diferentes bases de dados da universidade são exploradas garantindo a privacidade da comunidade acadêmica, atendendo a Lei Geral de Proteção de Dados (BRASIL, 2018). Os estudos elaborados com essa abordagem estão associados a aspectos locais, mas a aplicação proposta é inédita e pode contribuir com qualquer universidade que gerencie conexões de Wi-Fi. As conexões na rede de Wi-Fi no campus e as associações desses dados com o cadastro individual de cada membro permitiram algumas constatações importantes acerca das dinâmicas humanas pelos espaços potenciais para encontros interdisciplinares, das possibilidades de transporte ativo e de incentivo ao transporte coletivo. A partir dos resultados obtidos na pesquisa, a Parte III conclui com a identificação dos potenciais pedagógicos e sociais das áreas livres que podem impactar significativamente a vida no campus.Abstract: This research originates in the apprehension that Brazilian public universities have rarely considered open spaces as a priority for budget allocation. The research seeks to answer if expenses designated to spaces between academic buildings should be considered urgent and how they can be shown as viable tools in demonstrating the pedagogical potential of the contemporary university campus. The study case is the main campus of the Federal University of Santa Catarina, which shares similar conditions with several public universities in the country. In Part I, an exploratory bibliographic review raises studies on the role of the university in the face of the great challenges of contemporary society and how the university campus, more specifically its free areas, can contribute to this aim. The university campus has a history of increasing internal fragmentation as well as with the city. Among the challenges is a political-pedagogical project that involves the shift of the campus from a multidisciplinary approach to an interdisciplinary one, and a further deep and necessary transformation towards transdisciplinarity. Therefore, a university must assume its integrative and system thinking approach, reducing the fragmentation of its structure, and strengthening its internal relationships with the environment, as well as with society. The walkability on the campus free spaces and between the campus and the city was selected for the study due to its potential to promote these relationships. The understanding of the network society is superimposed on the design of the Campus Trindade for an analysis of the contemporary context. In Part II, methodological procedures carried out through the exploration of digital Wi-Fi data sought to map the face-to-face dynamics of the university. In this experimental approach, the database of the university is explored guaranteeing the privacy of the academic community, in compliance with the General Data Protection Law (BRASIL, 2018). The studies developed following this approach are directly associated with the local aspects, but the proposed approach is unprecedented and can contribute to any university that manages an Eduroam based Wi-Fi network. The connections on the campus Wi-Fi network and the association of data with the individual ID number of each member have allowed important findings regarding the potential spaces for interdisciplinary encounters, the possibilities of active transport modal and the incentive of public transport system. Based on the results obtained in the research, the Part III concludes identifying the free areas pedagogical and social potential, which can significantly impact life on campus.166 p.| il., gráfs., tabs.porArquiteturaUniversidades e faculdadesPlanejamento do campusAmbientes urbanosTransdisciplinaridadeAbordagem interdisciplinar do conhecimentoA caminhada e os dados digitais: o potencial pedagógico de um campus universitário contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPARQ0416-D.pdfPARQ0416-D.pdfapplication/pdf8699275https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227133/1/PARQ0416-D.pdff3ed2d106bb9136154dd03a821580677MD51123456789/2271332022-07-13 11:59:01.984oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227133Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T14:59:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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