Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189513 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_c7c8e2990c52e7af106352695b530bb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189513 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalarParadigmaDimensão 'espaço-temporal'Educação FísicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O presente estudo foi realizado a partir da Prática de Ensino II do Curso de Licenciatura em Educação Física, na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão, localizado no Bairro da Agronômica, Florianópolis/SC. As questões que me impulsionaram para esta pesquisa exploratório-descritiva estão relacionadas à mudança de paradigma didático–pedagógico, em busca de uma nova compreensão “espaço-temporal”. O campo de investigação da Educação Física ainda é baseado em concepções ‘rígidas’, que não compreendem a formação na direção do ‘cultivo do ser humano’. A prática pedagógica da Classe Hospitalar, exige dos educadores uma mudança de paradigma, direcionada às questões ‘espaço-temporais’, ‘corporeidade’, ‘conhecimento de si’, ‘atenção dirigida’, ‘mundo interior em aberto’, ‘se-movimentar’ entre outros. Assim, buscamos justificar a pesquisa, ressaltando que há interiormente uma mudança no ‘estado da criança hospitalizada’. A pesquisa busca compreender e perceber o novo paradigma “espaço-temporal”, visando a necessidade destes ‘seres humanos’ hospitalizados, portanto, em um ‘estado interior de desequilíbrio’. Vários autores nos auxiliaram neste processo: Assmann, na questão ‘espaço-tempo’; Kunz e Cardoso com suas propostas pedagógicas, direcionadas aos professores de Educação Física, que levam em consideração os educandos em sua ‘corporeidade’, entre outros conceitos. Assim, pretendemos estar indicando um caminho pedagógico, para os educadores, que queiram aprender a ‘cultivar o ser humano’.Florianópolis, SCCardoso, Carlos LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaPorto, Sara Helena2018-09-01T23:26:28Z2018-09-01T23:26:28Z2007-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189513porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T23:26:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189513Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-01T23:26:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar |
title |
Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar |
spellingShingle |
Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar Porto, Sara Helena Paradigma Dimensão 'espaço-temporal' Educação Física |
title_short |
Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar |
title_full |
Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar |
title_fullStr |
Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar |
title_full_unstemmed |
Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar |
title_sort |
Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar |
author |
Porto, Sara Helena |
author_facet |
Porto, Sara Helena |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Carlos Luiz Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Sara Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paradigma Dimensão 'espaço-temporal' Educação Física |
topic |
Paradigma Dimensão 'espaço-temporal' Educação Física |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-07 2018-09-01T23:26:28Z 2018-09-01T23:26:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189513 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
81 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652002261991425 |