Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Porto, Sara Helena
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189513
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_c7c8e2990c52e7af106352695b530bb8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189513
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalarParadigmaDimensão 'espaço-temporal'Educação FísicaTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O presente estudo foi realizado a partir da Prática de Ensino II do Curso de Licenciatura em Educação Física, na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão, localizado no Bairro da Agronômica, Florianópolis/SC. As questões que me impulsionaram para esta pesquisa exploratório-descritiva estão relacionadas à mudança de paradigma didático–pedagógico, em busca de uma nova compreensão “espaço-temporal”. O campo de investigação da Educação Física ainda é baseado em concepções ‘rígidas’, que não compreendem a formação na direção do ‘cultivo do ser humano’. A prática pedagógica da Classe Hospitalar, exige dos educadores uma mudança de paradigma, direcionada às questões ‘espaço-temporais’, ‘corporeidade’, ‘conhecimento de si’, ‘atenção dirigida’, ‘mundo interior em aberto’, ‘se-movimentar’ entre outros. Assim, buscamos justificar a pesquisa, ressaltando que há interiormente uma mudança no ‘estado da criança hospitalizada’. A pesquisa busca compreender e perceber o novo paradigma “espaço-temporal”, visando a necessidade destes ‘seres humanos’ hospitalizados, portanto, em um ‘estado interior de desequilíbrio’. Vários autores nos auxiliaram neste processo: Assmann, na questão ‘espaço-tempo’; Kunz e Cardoso com suas propostas pedagógicas, direcionadas aos professores de Educação Física, que levam em consideração os educandos em sua ‘corporeidade’, entre outros conceitos. Assim, pretendemos estar indicando um caminho pedagógico, para os educadores, que queiram aprender a ‘cultivar o ser humano’.Florianópolis, SCCardoso, Carlos LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaPorto, Sara Helena2018-09-01T23:26:28Z2018-09-01T23:26:28Z2007-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis81 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189513porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T23:26:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189513Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-09-01T23:26:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar
title Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar
spellingShingle Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar
Porto, Sara Helena
Paradigma
Dimensão 'espaço-temporal'
Educação Física
title_short Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar
title_full Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar
title_fullStr Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar
title_full_unstemmed Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar
title_sort Nova compreensão “espaço-temporal” para uma mudança didático-pedagógica: estágio em educação física escolar em ambiente hospitalar
author Porto, Sara Helena
author_facet Porto, Sara Helena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Carlos Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Porto, Sara Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Paradigma
Dimensão 'espaço-temporal'
Educação Física
topic Paradigma
Dimensão 'espaço-temporal'
Educação Física
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07
2018-09-01T23:26:28Z
2018-09-01T23:26:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189513
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652002261991425