A Diversidade como Princípio Formativo: Análise da Transmissão de Saberes na Comunidade Quilombola de Laranjal-MT e no Estágio Supervisionado em Ciências Sociais no Colégio de Aplicação
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230418 |
Resumo: | TCL (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
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A Diversidade como Princípio Formativo: Análise da Transmissão de Saberes na Comunidade Quilombola de Laranjal-MT e no Estágio Supervisionado em Ciências Sociais no Colégio de AplicaçãoDiversidadeTransmissãoSaberes TradicionaisQuilomboSociologiaTCL (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho propõe analisar a diversidade como princípio formativo na transmissão dos saberes tanto na Comunidade Quilombola de Laranjal-MT como na experiência do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais realizado no Colégio de Aplicação em 2020 e 2021. No que tange a primeira experiência etnográfica realizada entre 2015 a 2016 o foco da análise está na transmissão de saberes e práticas de autoatenção da Comunidade Quilombola de Laranjal, localizada no município de Poconé do estado de Mato Grosso. O termo autoatenção pode ser compreendido como o conjunto de saberes e práticas que se constituem de modo coletivo e em articulação com a memória e o território, expressando-se de diversos modos, dentre eles: os remédios caseiros, a prática da benzeção, a prática do parto e do resguardo. Noções como memória coletiva, território, saberes e práticas aparecem como processos coletivos e relacionais, fundamentais no processo de transmissão de conhecimento. É relevante salientar que a transmissão desses saberes resulta em outro modo de apreender o conhecimento, contrário à noção de educação bancária e de reprodução. Na segunda experiência etnográfica a ser analisada junto ao Estágio Supervisionado de Licenciatura em Ciências Sociais o foco é observar a inserção dos saberes tradicionais no ensino de Sociologia. Relacionou-se tal pesquisa etnográfica, outrora realizada, com a experiência do Estágio Supervisionado de Licenciatura em Ciências Sociais no sentido de refletir se saberes e práticas de autoatenção de comunidades tradicionais, tais como a Comunidade Quilombola de Laranjal, estão ou não presentes no ensino de Sociologia do 2o ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação. A metodologia utilizada foi a pesquisa etnográfica realizada tanto na Comunidade Quilombola de Laranjal (MT) nos anos de 2015 e 2016, quanto à experiência etnográfica junto ao estágio no Colégio de Aplicação. A escolha deste tema dá-se no sentido de exercitar uma reflexão decolonial sobre formas específicas de conhecimentos e agências que cada vez mais são reivindicados nos espaços de ensino formal ou informal.This work analyzes diversity as a formative principle in the transmission of knowledge both in the Quilombola Community of Laranjal-MT and in the experience of the Supervised Internship in Social Sciences held at Colégio de Administração in 2020 and 2021. Regarding the first ethnographic experience carried out between 2015 and 2016 o The focus of the analysis is on the transmission of knowledge and self-care practices of the Quilombola Community of Laranjal, located in the municipality of Poconé in the state of Mato Grosso. The term self-care can be understood as the set of knowledge and practices that combine collectively and in conjunction with memory and territory, expressing itself in different ways, including: home remedies, the practice of blessing, the practice of childbirth and confinement. Notions such as collective memory, territory, knowledge and practices appear as collective and relational processes, fundamental in the process of knowledge transmission. It is important to emphasize that the transmission of this knowledge results in another way of apprehending knowledge, contrary to the notion of banking education and reproduction. In the second ethnographic experience to be analyzed with the Supervised Internship of the Licentiate in Social Sciences, the focus is to observe the insertion of traditional knowledge in the teaching of Sociology. Such ethnographic research, previously carried out, was related to an experience of the Supervised Internship of a Licentiate in Social Sciences in order to reflect on whether knowledge and self-care practices of traditional communities, such as the Quilombola Community of Laranjal, or not present in the Sociology of 2nd year of high school at Colégio de Emprego. The methodology used was an ethnographic research carried out both in the Quilombola Community of Laranjal (MT) in 2015 and 2016, as well as the ethnographic experience with the internship at Colégio de Application. This theme was chosen in the sense of exercising a decolonial reflection on the specific forms of knowledge and agencies that are increasingly claimed in formal or informal education spaces.Florianópolis, SCAlencar, Alexandra Eliza VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Nayara Marcelly Ferreira da2021-12-14T11:04:40Z2021-12-14T11:04:40Z2021-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis80application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230418info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-12-14T11:04:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230418Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-14T11:04:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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