Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janina Rocha de Oliveira e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214494
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
id UFSC_c8121cab488008d76fa7337559422c7f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/214494
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médioBiologiaBioquímicaBiologia celularJogos educativosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.É de conhecimento dos profissionais do ensino de biologia as dificuldades referentes à abstração e a fragmentação dos conteúdos didáticos sobre bioquímica e biologia celular. Entendendo que o ensino-aprendizagem desses conceitos é um problema recorrente e que, em última análise, faz com que o processo seja apenas mais um tópico do ensino tradicional, tornando-se, geralmente, em um amontoado de informações/conceitos lineares e infrutíferos, o ensino por investigação tem auxiliado na construção de um aprendizado ativo e dinâmico, transcendendo o acúmulo de dados, informações e conhecimento linear, pois busca ensinar pela pesquisa. Este trabalho de conclusão de mestrado teve como objetivo a proposição de uma sequência didática, com o uso adicional de jogos de cartas, que auxilie no processo de ensino-aprendizagem de tais conceitos contidos no programa de biologia para o primeiro ano do Ensino Médio (EM). A sequência didática inclui quatro práticas investigativas que integram os conceitos de bioquímica e biologia celular (com aspectos da nutrição e funcionamento das células). Os jogos de cartas visam integrar os conceitos e conteúdos que permeiam o tema e as aulas da sequência proposta. A criação desta sequência didática, as práticas de caráter investigativo e o uso de jogos visam um aprendizado ativo, investigativo e dinâmico, transcendendo o acúmulo de dados e informações e a forma conteudista que esses assuntos são ensinado hoje em dia.Abstract: The abstraction and fragmentation of didactic contents of biochemistry and cell biology are known to biology teachers. The teaching-learning of these concepts is a recurrent problem and that, in final analysis, makes the process just another topic of traditional teaching - a heap of linear and fruitless information / concepts, the construction of an active and dynamic learning, transcending the accumulation of data, information and linear knowledge, as it seeks to teach through research. This dissertation was aimed at proposing a didactic sequence, with the additional use of card games, to aid in the teaching-learning process of such concepts contained in the biology program for the first year of high school (MS). The didactic sequence includes four investigative practices that integrate the concepts of biochemistry and cell biology (with aspects of cell nutrition and functioning). Card games aim to integrate concepts and contents that permeate the theme and the lessons of the proposed sequence. The creation of this didactic sequence, investigative practices and the use of games aim for an active, investigative and dynamic learning, transcending the accumulation of data and information.Pinto, Carlos José de CarvalhoUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Janina Rocha de Oliveira e2020-10-21T21:06:06Z2020-10-21T21:06:06Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis65 p.| il.application/pdf369056https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214494porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:06:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/214494Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:06:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio
title Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio
spellingShingle Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio
Silva, Janina Rocha de Oliveira e
Biologia
Bioquímica
Biologia celular
Jogos educativos
title_short Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio
title_full Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio
title_fullStr Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio
title_full_unstemmed Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio
title_sort Proposta de sequência didática investigativa de bioquímica e biologia celular com uso de jogos integradores de conteúdo para o ensino médio
author Silva, Janina Rocha de Oliveira e
author_facet Silva, Janina Rocha de Oliveira e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Carlos José de Carvalho
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janina Rocha de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Bioquímica
Biologia celular
Jogos educativos
topic Biologia
Bioquímica
Biologia celular
Jogos educativos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Florianópolis, 2019.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-21T21:06:06Z
2020-10-21T21:06:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 369056
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214494
identifier_str_mv 369056
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/214494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652232304885760