Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferlini, Frederico
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175092
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_c829978ecad4c379cfdb5fec1447d761
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175092
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADCEngenharia elétricaVeículosMedidas de segurançaFalhasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2016.Os veículos da atualidade vêm integrando um número crescente de eletrônica embarcada, com o objetivo de permitir uma experiência mais segura aos motoristas. Logo, a garantia da segurança física é um requisito que precisa ser observada por completo durante o processo de desenvolvimento. O padrão ISO 26262 provê medidas para garantir que esses requisitos não sejam negligenciados. Injeção de falhas é fortemente recomendada quando da verificação do funcionamento dos mecanismos de segurança implementados, assim como sua capacidade de cobertura associada ao diagnóstico de falhas existentes. A análise exaustiva não é obrigatória, mas evidências de que o máximo esforço foi feito para acurar a cobertura de diagnóstico precisam ser apresentadas, principalmente durante a avalição dos níveis de segurança associados a arquitetura implementada em hardware. Estes níveis dão suporte às alegações de que o projeto obedece às métricas de segurança da integridade física exigida em aplicações automotivas. Os níveis de integridade variam de A à D, sendo este último o mais rigoroso. Essa Tese explora o estado-da-arte em soluções de verificação, e tem por objetivo construir uma metodologia que permita acelerar a verificação da cobertura de diagnóstico alcançado. Diferentemente de outras técnicas voltadas à aceleração de injeção de falhas, a metodologia proposta utiliza uma plataforma de hardware dedicada à verificação, com o intuito de maximizar o desempenho relativo a simulação de falhas. Muitos aspectos relativos a ISO 26262 são observados de forma que a presente contribuição possa ser apreciada no segmento automotivo. Por fim, uma arquitetura OpenRISC é utilizada para confirmar os resultados alcançados com essa solução proposta pertencente ao estado-da-arte.<br>Abstract : Modern vehicles are integrating a growing number of electronics to provide a safer experience for the driver. Therefore, safety is a non-negotiable requirement that must be considered through the vehicle development process. The ISO 26262 standard provides guidance to ensure that such requirements are implemented. Fault injection is highly recommended for the functional verification of safety mechanisms or to evaluate their diagnostic coverage capability. An exhaustive analysis is not required, but evidence of best effort through the diagnostic coverage assessment needs to be provided when performing quantitative evaluation of hardware architectural metrics. These metrics support that the automotive safety integrity level ? ranging from A (lowest) to D (strictest) levels ? was obeyed. This thesis explores the most advanced verification solutions in order to build a methodology to accelerate the diagnostic coverage assessment. Different from similar techniques for fault injection acceleration, the proposed methodology does not require any modification of the design model to enable acceleration. Many functional safety requisites in the ISO 26262 are considered thus allowing the contribution presented to be a suitable solution for the automotive segment. An OpenRISC architecture is used to confirm the results achieved by this state-of-the-art solution.Bezerra, Eduardo AugustoLettnin, Djones ViniciusUniversidade Federal de Santa CatarinaFerlini, Frederico2017-04-25T04:09:57Z2017-04-25T04:09:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis149 p.| il.application/pdf344792https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175092engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-25T04:09:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175092Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-25T04:09:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADC
title Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADC
spellingShingle Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADC
Ferlini, Frederico
Engenharia elétrica
Veículos
Medidas de segurança
Falhas
title_short Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADC
title_full Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADC
title_fullStr Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADC
title_full_unstemmed Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADC
title_sort Methodology to accelerate diagnostic coverage assessment: MADC
author Ferlini, Frederico
author_facet Ferlini, Frederico
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bezerra, Eduardo Augusto
Lettnin, Djones Vinicius
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferlini, Frederico
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia elétrica
Veículos
Medidas de segurança
Falhas
topic Engenharia elétrica
Veículos
Medidas de segurança
Falhas
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-25T04:09:57Z
2017-04-25T04:09:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 344792
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175092
identifier_str_mv 344792
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175092
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 149 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651922018664448