Dimensões da inovação social: uma análise nos centros de inovação selecionados de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariucci, Paloma
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251530
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2023.
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A inovação no setor público tem, do mesmo modo, ganhado crescente interesse diante da possibilidade que oferece de aumentar a eficiência dos entes públicos na prestação dos serviços necessários à sociedade, apresentando-se como resposta viável à crescente complexidade das demandas sociais e da prática democrática. Na literatura sobre inovação social, são encontrados vários e diferentes conceitos e classificações, permitindo se afirmar que a inovação social ainda é um conceito em construção. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo contribuir teoricamente com o debate sobre o tema e analisar as dimensões da inovação social nos Centros de Inovação do Estado de Santa Catarina. Para cumprir as finalidades deste estudo, utilizou-se, como referência base para essa investigação, a enciclopédia conceitual do CRISES (Centre de Recherche Sur Les Innovation Sociales), segundo as principais categorias e elementos que caracterizam inovações sociais, elaboradas por Tardif e Harrisson (2005). As principais categorias do quadro são: Transformações, Caráter Inovador, Inovação, Atores e Processos. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, sendo adotado, para estratégia de investigação, o estudo de caso múltiplo. Foram adotadas, ainda, técnicas qualitativas, e, como método de coleta de dados, adotou-se entrevista semiestruturada, feita com os gestores das ações, além de pesquisa documental de materiais de apoio. Por fim, esta pesquisa evidenciou que as iniciativas desenvolvidas nos Centros apresentaram resultados positivos em termos de desenvolvimento social e econômico, voltados ao empreendedorismo, negócios sociais, sustentabilidade e educação, com impactos diretos à sociedade e à realidade local.Abstract: The relevance of the Social Innovation (SI) theme comes from the growing complexity of social problems that exist today and the frequency, in different areas, with which it has been used. This innovation seeks to solve these problems and improve society's quality of life. In addition, IS has been gaining prominence on the world stage as a potential tool to help governments and institutions to generate value for society, based on the premise that they are social both in their means and in their ends, seeking collective well-being. Innovation in the public sector has, likewise, gained increasing interest in view of the possibility it offers to increase the efficiency of public entities in providing the necessary services to society, presenting itself as a viable response to the growing complexity of social demands and democratic practice. . In the literature on social innovation, several different concepts and classifications are found, allowing us to state that social innovation is still a concept under construction. In this sense, this research aims to contribute theoretically to the debate on the subject and to analyze the dimensions of social innovation in the Innovation Centers of the State of Santa Catarina. To fulfill the purposes of this study, the conceptual encyclopedia of CRISES (Centre de Recherche Sur Les Innovation Sociales) was used as a reference base for this investigation, according to the main categories and elements that characterize social innovations, elaborated by Tardif and Harrison (2005). The main categories of the table are: Transformations, Innovative Character, Innovation, Actors and Processes. The present study is characterized as an exploratory and descriptive research, being adopted, for investigation strategy, the multiple case study. Qualitative techniques were also adopted, and, as a data collection method, a semi-structured interview was adopted, carried out with the managers of the actions, in addition to documentary research of support materials. Finally, this research showed that the initiatives developed at the Centers had positive results in terms of social and economic development, focused on entrepreneurship, social business, sustainability and education, with direct impacts on society and the local reality.Cário, Silvio Antônio FerrazUniversidade Federal de Santa CatarinaMariucci, Paloma2023-10-20T23:13:45Z2023-10-20T23:13:45Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis194 p.| tabsapplication/pdf384169https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251530porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T23:13:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/251530Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-10-20T23:13:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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