Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247712 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023. |
id |
UFSC_c8f0fc71832a24938b41843210cc4461 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/247712 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicasLinguísticaGêneros textuaisLeituraEscritaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023.Tendo como tema central as inter-relações humanas por meio da leitura em gêneros do discurso científico-acadêmicos e suas implicações no processo de apropriação do conhecimento, esta tese, filiada à área de Linguística Aplicada, partiu da seguinte questão central de pesquisa: Considerando mudanças na historiação da cultura escrita nas últimas décadas, dadas reconfigurações na natureza instrumental-tecnológica da modalidade escrita da língua, reconfigura-se também a leitura? Em quê? Por quê? O objetivo geral, para responder a essa questão, foi identificar eventuais reconfigurações da leitura, considerando o advento das novas tecnologias na cultura escrita, buscando descrever, para, então, explicar, tais reconfigurações, em as havendo. A partir do delineamento do objetivo geral, emergiram os seguintes objetivos específicos: (i) relacionar leitura e apropriação de conhecimento na esfera científica em articulação com a esfera do cotidiano: o desenvolvimento humano no tensionamento entre o conhecido e o novo; (ii) cotejar tecnologias da leitura em gêneros do discurso científico-acadêmicos na tradição do papel e no advento das tecnologias digitais em se tratando dessa mesma leitura: a historicidade dos produtos culturais tecnológicos; (iii) identificar eventuais implicações causais de (ii) sobre (i) anteriores. Para relacionar leituras e cotejar tecnologias da leitura houve a exigência de processo descritivo de análise para capturar eventuais movimentos de mudança concernentes à prospectada reconfiguração na leitura. Esta pesquisa contou com referencial teóricoepistemológico de base histórico-cultural e agenciou outras bases demandadas pelo percurso analítico, como os estudos pontuais da área da cultura escrita e do cognitivismo. O campo de pesquisa foi a esfera acadêmica, em uma inserção em campo durante um semestre letivo em duas disciplinas de fase final do Curso de Letras-Português, da Universidade Federal de Santa Catarina ? Florianópolis/SC, as quais foram denominadas como Percurso Formativo D1 e Percurso Formativo D2. Este estudo contou com quatro acadêmicas de fases finais do referido Curso como participantes de pesquisa. Para o processo de geração de dados, foram utilizados diferentes instrumentos: acompanhamento microgenético; notas microgenéticas, notas de campo e documentos a serviço da abordagem microgenética. Os instrumentos desenharam-se de modo a atender ao primeiro e ao segundo objetivos específicos de caráter descritivos. O terceiro objetivo específico, de caráter explicativo, exigiu uma análise não gestada diretamente a partir de instrumentos de análise, sendo alcançado a posteriori, quando do resultado de análise dos dados. As diretrizes para o processo analítico constituíram Diagrama Integrado, cujas unidades de análise foram as microvivências com a leitura acadêmica, as quais englobaram os constituintes: tempo histórico, imersão cultural, inter-relação com autores e comentadores na microvivência e as lides com a leitura constitutiva de cada microvivência, em movimento dinâmico-causal em espiral, com vias à apropriação do conhecimento. Dado todo o percurso analítico, decorre como resposta à questão de pesquisa, a seguinte tese: um movimento historiado de leitura, operado majoritariamente em suporte de texto digital, conectado à internet, acelera, fragmenta, descontinua a leitura em gêneros científico-acadêmicos, tangenciando a apropriação conceitual em que o que é da ordem do interpsíquico passa a se historiar como da ordem do intrapsíquico.Abstract: Building on the central theme of human interrelationships through reading scientificacademic discourse genres and their implications in the knowledge appropriation process, this thesis, in the field of Applied Linguistics, started from the following central research question: Considering changes in the history of written culture in recent decades, given reconfigurations in the instrumental-technological character of the written language modality, is reading also reconfigured? On what? Why? The general objective, to answer this question, was to identify eventual reading reconfigurations, bearing in mind the advent of new technologies in written culture, seeking to describe, and then explain, such reconfigurations, if any. From the outlining of the general objective, the following specific objectives emerged: (i) relating reading and appropriation of knowledge in the scientific sphere in articulation with the daily spheres: human development in the tension between the known and the new; (ii) collating/comparing reading technologies in scientific-academic discourse genres in the tradition of paper and in the advent of digital technologies, when dealing with the same reading: the historicity of technological cultural products; (iii) identifying eventual causal implications of (ii) on (i) above. In order to correlate readings and to collate reading technologies, a descriptive analysis process was required to capture any movements of change concerning the proposed reconfiguration in reading. This research relied on a Historical Cultural theoretical-epistemological perspective and managed other perspectives required by the analytical way, such as specific studies of written culture and of cognitivism. The research field was the academic sphere, in an insertion in the field during a semester in two subjects of the final stages of the Letters Portuguese Course of the Federal University of Santa Catarina ? Florianópolis/SC, which were called Percurso Formativo D1 and Percurso Formativo D2. This study had four academics from the final stages of the mentioned Course as research participants. For the data generation process, different instruments were used: microgenetic follow-up; microgenetics notes; field notes and documents at the service of the microgenetic approach. The instruments were designed to meet the first and the second specific descriptive objectives. The third specific objective of an explanatory nature, required an analysis not generated directly from analysis instruments, being achieved a posteriori, when the result of data analysis. The guidelines for the analytical process constituted an Integrated Diagram, whose units of analysis were micro-experiences with academic reading, which encompassed the constituents: historical time, cultural immersion, interrelationship with authors and commentators in micro-experiences and dealings with the constitutive reading of each micro-experience, in a dynamic-causal spiral movement, with ways to the appropriation of knowledge. Considering the entire analytical way, the following thesis emerges as an answer to the research question: a historical movement of reading, operated mostly in digital text support, connected to the internet, accelerates, fragments, discontinues reading in scientific-academic genres, touching on the conceptual appropriation in which what belongs to the interpsychic becomes historically related to intrapsychic.Silva, Daniel Nascimento eCerutti-Rizzatti, Mary ElizabethUniversidade Federal de Santa CatarinaAlano, Natassia D'Agostin2023-06-28T18:27:38Z2023-06-28T18:27:38Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis411 p.| il.application/pdf381834https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247712porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:27:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247712Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:27:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicas |
title |
Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicas |
spellingShingle |
Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicas Alano, Natassia D'Agostin Linguística Gêneros textuais Leitura Escrita |
title_short |
Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicas |
title_full |
Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicas |
title_fullStr |
Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicas |
title_full_unstemmed |
Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicas |
title_sort |
Scripta manent, lectiones volant: a leitura nas inter-relações acadêmicas |
author |
Alano, Natassia D'Agostin |
author_facet |
Alano, Natassia D'Agostin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Daniel Nascimento e Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alano, Natassia D'Agostin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Gêneros textuais Leitura Escrita |
topic |
Linguística Gêneros textuais Leitura Escrita |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-28T18:27:38Z 2023-06-28T18:27:38Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
381834 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247712 |
identifier_str_mv |
381834 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247712 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
411 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652278634119168 |