Contribuições do Design e da prototipagem rápida para a percepção da pintura neoplasticista pelo público cego
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247379 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022. |
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Contribuições do Design e da prototipagem rápida para a percepção da pintura neoplasticista pelo público cegoDesignArte abstrataIntegração socialCegosDesenvolvimento de produtosPercepção tátilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022.Essa pesquisa se enquadra na área do Design Inclusivo, que visa, através do desenvolvimento de produtos e serviços, incluir pessoas de todas capacidades, buscando a igualdade. Assim, o presente estudo objetivou gerar recomendações relativas ao uso do design no processo de prototipagem rápida em impressão 3D FDM voltada à adaptação de pinturas neoplasticistas à percepção de cegos. A fim de operacionalizar esse objetivo, um referencial teórico foi explorado, envolvendo os temas Design Inclusivo, Cegueira, Arte neoplasticista, Prototipagem Rápida e Simulação da Cor com Texturas. Duas revisões sistemáticas foram desenvolvidas, uma identificando trabalhos que buscaram trazer o público deficiente visual para museus no Brasil e outra detectando pesquisas que exploravam técnicas de prototipagem rápida para desenvolver modelos táteis de pinturas. Uma etapa dos procedimentos metodológicos contemplou um momento de coleta de dados, onde pessoas cegas experimentaram modelos desenvolvidos por prototipagem rápida. Esses modelos táteis foram duas obras de pintores icônicos neoplasticistas, Piet Mondrian e Theo van Doesburg. Após exportar as pinturas para o programa de modelagem 3D Solidworks, cada uma recebeu um tratamento diferente para concepção de sua volumetria, uma delas, o modelo desenvolvido a partir da pintura de Mondrian apresentou apenas um nível de altura e seus elementos foram divididos por linhas em alto relevo. Já o modelo desenvolvido com a pintura de van Doesburg foi produzido a partir de uma volumetria onde seus elementos foram separados por diferentes alturas, e, para isso, as cores foram ranqueadas, da mais clara para a mais escura, implicando na altura das partes integrantes da obra tátil. Junto à volumetria, diferentes texturas, uma para cada cor, foram realizadas para serem inseridas nas superfícies dos elementos. Três tipos de tecnologia foram consideradas para a materialização: a Usinagem CNC, a Impressão 3D SLA e a Impressão 3D FDM. Optou-se pela Impressão FDM por causa do seu custo, da grande gama de polímeros que podem ser utilizados e pela grande área que essa impressão consegue trabalhar. Em maio de 2022, os modelos foram levados à ACIC ? Associação Catarinense para Integração do Cego ? e 12 pessoas os experimentaram individualmente. Os dados obtidos durante a interação foram analisados e observou-se que, mesmo que alguns participantes não se sentissem à vontade para realizar comentários sobre sensações que as obras lhes traziam, todos conseguiram realizar leituras dos modelos como um todo, definindo a preferência do modelo de acordo com o senso individual de fruição. Com a realização desse trabalho, um passo fundamental para explorar novas formas de trazer pinturas abstratas para as pessoas cegas foi constituído, ampliando as possibilidades de inclusão desse público.Abstract: This research fits into the area of Inclusive Design, which aims, through the development of products and services, to include people of all abilities, seeking equality. Thus, the present study aimed to generate recommendations regarding the use of design in the process of rapid prototyping in 3D FDM printing aimed at adapting neoplasticist paintings to the perception of the blind. In order to operationalize this objective, a theoretical framework was explored, involving the themes \"Inclusive Design, Blindness, Neoplastic Art, Rapid Prototyping and Color Simulation with Textures\". Two systematic reviews were developed, one identifying works that sought to bring the visually impaired public to museums in Brazil and the other detecting research that explored rapid prototyping techniques to develop tactile models of paintings. Planned methodological procedures included a moment of data collection, where blind people experimented models developed by rapid prototyping. These tactile models were versions of two works by the iconic Neoplasticist painters, Piet Mondrian and Theo van Doesburg. After exporting the paintings to the Solidworks 3D modeling program, each one received a different treatment to design its volumetry, one of them, the model developed from Mondrian's painting, presented only one level of height and its elements were divided by lines in high relief. The model developed with the van Doesburg painting, on the other hand, was produced from a volumetry where its elements were separated by different heights, and, for that, the colors were ranked, from the lightest to the darkest, implying the height of the integral parts of the tactile work. Along with the volumetry, different textures (one for each color) were created to be inserted into the surfaces of the elements. Three types of technology were quoted for materialization: CNC Machining, SLA 3D Printing and FDM 3D Printing. FDM printing was chosen because of its cost, the wide range of polymers that can be used and the large area that this printing can work. In May 2022, the models were taken to ACIC ? Associação Catarinense para Integração do Cego ? and 12 people tried them individually. The data obtained during the interaction were analyzed and it was observed that, even if some participants did not feel comfortable making comments about the sensations that the works brought them, all were able to read the models as a whole, defining the preference of the model, according to the individual's fruition sense. With the completion of this work, a fundamental step towards exploring new ways of bringing abstract paintings to blind people was constituted, expanding the possibilities of this public's inclusion.Braviano, GilsonUniversidade Federal de Santa CatarinaReis, Manoel de Souza2023-06-28T18:24:58Z2023-06-28T18:24:58Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis129 p.| il.application/pdf381200https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247379porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:24:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247379Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:24:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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