Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais Neto, Siqueira de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107006
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.
id UFSC_c906e75defef4d4dd411e69b41f46185
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107006
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.AdministraçãoDesenvolvimento organizacionalPlanejamento empresarialGestão estratégicaValor adicionadoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.A pressão da sociedade sobre as empresas está aumentando, com isso algumas organizações estão se tornando capazes de absorver estas críticas, gerindo de forma inovadora e criando valor compartilhado para seus investidores e para a sociedade ao mesmo tempo. Mesmo trabalhando em um contexto competitivo desfavorável para as empresas no Brasil, a WEG S.A. vem alcançando resultados significativos ao longo de sua história. Ela começou como uma pequena organização na década de 1960 e atualmente é uma corporação de classe mundial. A WEG S.A. chegou a 18% de Taxa Composta de Crescimento Anual da Receita Líquida durante os últimos 16 anos, principalmente através da conquista de mercados internacionais. Mais do que isto, a presente pesquisa indicou que este crescimento progressivo e sustentado, ocorreu com base nos conceitos da Criação de Valor Compartilhado de Porter e Kramer (2011). O objetivo principal deste estudo foi analisar como a WEG S.A. promove a Criação de Valor Compartilhado na região Nordeste do Estado de Santa Catarina. O presente trabalho utilizou o método fenomenológico para responder aos objetivos propostos. Considerando a abordagem dos objetivos, esta é uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada. Para analisar como esta sequência de eventos promovidos pela WEG S.A. ocorreu, o estudo de caso foi o delineamento mais adequado, a coleta de dados foi através de entrevistas semiestruturadas, documentos internos e dados secundários. Os documentos internos da WEG S.A., a opinião de seus líderes e as informações sobre a região Nordeste de Santa Catarina, foram os sujeitos da pesquisa, enquanto a Criação de Valor Compartilhado foi o objeto de estudo. O processo metodológico consistiu-se em: definir o negócio principal da companhia, verificar os pontos de intersecção entre a empresa e as questões sociais e identificar a existência de dimensões sociais para proposição de valor. Os resultados indicaram que a WEG S.A. está trabalhando nos três níveis de Criação de Valor Compartilhado: reconceber necessidades, produtos e mercados; redefinir a produtividade na Cadeia de Valor; e possibilitar o desenvolvimento de cluster local. Além disto, constatou-se que a WEG S.A. conecta o seu core business a quatro dimensões sociais: eficiência energética, energias renováveis, produtos elétricos para cuidado humano e educação técnica relacionada à eletricidade. <br>Abstract : Social pressure over companies is increasing, thus some organizations are becoming able to absorb these criticisms, they are managing innovatively and are creating shared value for its investors and for society at the same time. Although the context for firm's rivalry and strategy in Brazil is unfavorable, the WEG S.A. has been achieving significant results throughout its history. Starting as a small company in the 1960s decade, it has become a world-class corporation. The WEG S.A. reached a Net Revenue of 18% CAGR (Compound Annual Growth Rate) during the last 16 years, through a tactic of international market conquest. Moreover, the research has shown that this progressive and sustained growth occurred based on the principles of the Porter e Kramer's (2011) concept of Creating Shared Value. The main objective of this study was to analyze how WEG S.A. has been Creating Shared Value at the Northeastern Region of Santa Catarina State. This work uses the phenomenological method to answer the research's objectives. Considering the approach of it's objective, this is a qualitative research of an applied nature. To analyze how this sequence of events promoted by WEG S.A. in that region occurred, the case study was the most appropriate research design. This work has been based on data collection through semi-structured interviews, internal documents analyze and secondary data. The WEG's internal documents, its leaders, and the Northeastern Santa Catarina region represent the subjects of research. The creation of shared value is the object of study. The methodology applied was: to define the company core business; to check the points of intersection between business and social issues; and to identify the existence of social dimensions for value proposition. The results indicated that WEG is working on the three levels of Creating Shared Value: reconceiving needs, products and markets; redefine productivity in the Value Chain; and enable local cluster development. Furthermore, it was found that WEG S.A. has been linking its core business to four social dimensions: energy efficiency; renewable energies; electrical products for human care; and technical education related to electricity.Pereira, Maurício FernandesUniversidade Federal de Santa CatarinaMorais Neto, Siqueira de2013-12-05T22:57:45Z2013-12-05T22:57:45Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis321 p.| il., grafs., tabs.application/pdf318330https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107006porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:28:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/107006Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:28:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.
title Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.
spellingShingle Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.
Morais Neto, Siqueira de
Administração
Desenvolvimento organizacional
Planejamento empresarial
Gestão estratégica
Valor adicionado
title_short Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.
title_full Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.
title_fullStr Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.
title_full_unstemmed Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.
title_sort Criação de valor compartilhado: um estudo de caso na empresa Weg S.A.
author Morais Neto, Siqueira de
author_facet Morais Neto, Siqueira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maurício Fernandes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais Neto, Siqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Desenvolvimento organizacional
Planejamento empresarial
Gestão estratégica
Valor adicionado
topic Administração
Desenvolvimento organizacional
Planejamento empresarial
Gestão estratégica
Valor adicionado
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-05T22:57:45Z
2013-12-05T22:57:45Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 318330
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107006
identifier_str_mv 318330
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 321 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651905707016192